Brand marketing: o que é e por que você deve fazer no seu negócio?

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Um bom produto se vende sozinho: esse famoso ditado já foi compartilhado milhares de vezes na internet. No entanto, embora tenha uma razão até certo ponto, a qualidade não é o único componente do produto que visa conquistar um público, pois fatores de Brand marketing precisam ser considerados para seu sucesso.

As marcas mais famosas do mundo promovem fortemente seus produtos com investimentos em Brand marketing. Apple e Coca-Cola, por exemplo, só estão entre as cinco mais valiosas por que investem todos os seus esforços no marketing e posicionamento da marca.

Apesar disso, alguns profissionais ainda acreditam que marca é simplesmente um logotipo e uma fonte extravagante, quando, na verdade, isso é apenas reduzir algo profundo ao aspecto visual. Neste artigo, vamos apresentar o que é Brand marketing e por que você deve investir nessa estratégia na sua empresa!

O conceito de Brand marketing

A proposta do Brand marketing — ou marketing de marca — é promover os produtos ou serviços de uma empresa com o destaque na marca. Assim, é possível vincular identidade, valores e personalidade na comunicações com o público.

Isso mostra que o marketing da marca não consiste em colocar logotipo e nome da empresa em todos os lugares, com a expectativa de gerar vendas. Apesar da importância, o Brand marketing às vezes passa despercebido, pois demanda tempo para trazer resultados significativos, além de precisar ser integrado a outras estratégias de marketing.

Na realidade, muitas equipes de marketing focam em objetivos de curto prazo, em vez de nutrirem objetivos a longo prazo, que impactam todo o negócio, como construir e consolidar uma marca no mercado. Essencialmente, é ela a ponte entre o produto e seu cliente.

A importância de desenvolver valor de marca

O valor de marca é importante para construir a reputação da sua empresa, além de lhe dar mais confiabilidade e alcance no mercado. Isso permite que seus produtos se tornem mais atrativos para os clientes.

A Apple é um exemplo de empresa com valor de marca duradouro. Ela construiu uma marca autêntica ao se posicionar como inovadora na indústria de tecnologia. A Apple é centrada na qualidade do produto, mas também usa comunicações distintas e criativas para fortalecer tanto a venda de um produto específico quanto sua própria reputação.

As razões para investir no marketing da sua marca

O Brand marketing constrói confiança por meio da familiaridade, e isso é revertido em muitos outros benefícios. Aqui, estão algumas maneiras pelas quais essa estratégia pode beneficiar sua empresa.

Coloca sua marca na mente do consumidor

Quando uma empresa se envolve com seus consumidores, ambas as partes tendem a se beneficiar. Os consumidores se sentem reconhecidos e valorizados, enquanto a empresa recebe importantes feedbacks e análises de produtos. Isso também ajuda a criar produtos de qualidade e fornecer serviços que os clientes realmente precisam.

Incentiva a fidelidade do seu público

Os clientes ficam sempre entusiasmados com as empresas que os envolvem em suas operações. É mais provável que eles se identifiquem com esses produtos e desenvolvam relacionamentos duradouros com os clientes. Uma empresa que deseja aumentar progressivamente o seu volume de vendas não pode ignorar a importância da fidelização do cliente.

Destaca sua marca da concorrência

Conforme você envolve e engaja seus clientes, você constrói relacionamentos. Quando eles entendem os valores de sua empresa, isso tem um efeito positivo em seus negócios e o separa de seus concorrentes.

Reduz o Custo de Aquisição de Cliente

O custo de aquisição do cliente, geralmente abreviado para CAC, é uma das métricas de marketing fundamentais que as empresas usam para determinar se estão sendo eficientes com seus gastos de marketing.

Superficialmente, é um conceito bastante simples que analisa a quantidade de dinheiro necessária para adquirir um único novo cliente. Quanto maior for o CAC, mais dinheiro você precisa para adquirir um novo cliente.

O caminho mais comum que as empresas seguem para diminuir o CAC é revisar o mix de canais de marketing e avaliar as oportunidades de aumentar o valor de seus canais ganhos e de propriedade (por exemplo, SEO, e-mail, RP) ou otimizar seus esforços de marketing pago (por exemplo, Facebook ou Google Ads), e é aqui que o Brand marketing faz toda diferença.

Um consumidor fiel tem uma grande tendência de divulgar a sua marca para outras pessoas, o que, possivelmente diminuirá o seu investimento para conquistar esses novos clientes.

Agrega diferencial ao produto

Existem tantas marcas no mercado que oferecem uma linha semelhante de produtos e serviços para o mesmo conjunto de clientes e mercado-alvo, mas existem elementos únicos que diferenciam um produto do outro.

E sensibilizar os clientes para este fator de diferenciação do produto é o trabalho de iniciativas e medidas de Brand marketing por meio de várias campanhas e ferramentas para fazer com que o produto da marca se diferencie dos restantes do mercado com um diferencial de exclusividade. E se o fator de diferenciação for capaz de resolver os problemas dos consumidores, as vendas e os lucros da empresa certamente estarão em alta.

Facilita a introdução de novos produtos ou serviços

Se você já tem clientes fiéis e uma marca forte, será mais fácil apresentar novos produtos ou serviços. Seu público já estará interessado no que você faz, então eles estarão mais inclinados a aceitar, participar ou celebrar as coisas novas que você está oferecendo.

O Brand marketing estabelece uma base maravilhosa à medida que você avança com seu negócio. Isso definirá o tom para tudo o que você fizer. Com uma estratégia forte em vigor, você pode consultá-la e certificar-se de que seus produtos e serviços estão alinhados com a missão e os objetivos de sua marca.

Como vimos, o Brand marketing é para quem deseja comunicar o valor da sua marca ao público, construindo confiança e credibilidade ao longo do tempo. Manter uma apresentação consistente, envolvente e de alta qualidade permite que ela chegue a um público mais amplo. Independentemente da estratégia que você desenvolver, lembre-se de criar personas e apresentar uma imagem honesta da empresa. Essas etapas simples levarão você longe!

Sua empresa já tem uma estratégia de Brand marketing? Conhece um case de sucesso interessante? Deixe seu comentário abaixo e continue a discussão!

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