Saiba por que contratar um software de trade marketing

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Manter a coordenação do time de back-office, de supervisores e de promotores, e ainda fazer a gestão não é nada fácil. Por isso, é imprescindível utilizar um software de trade marketing.

Com ele, os planejamentos estarão estruturados, as estratégias terão transparência, haverá melhor desempenho da equipe e mais chances de atingirem as metas. Os processos e as ações se tornarão simples e otimizados, e os resultados podem ser obtidos em tempo real.

Diante disso, neste post, conheça as ferramentas dessa plataforma que tem facilitado tanto as operações de trade por meio da SaaS.

Quais são as funcionalidades de um software de trade marketing?

Você precisa monitorar os principais Key Performance Indicator (KPI’s) — Indicador Chave de Desempenho — para profissionalizar os seus processos. Com as novas tecnologias, é possível usar sistemas via web e aplicativos mobile (celular).

Dessa forma, os gestores acompanham em tempo real o trabalho dos promotores, em quais locais se encontram e como está a qualidade do trabalho e o desempenho deles.

Esse software é importante porque automatiza as atividades de trade marketing, por meio de funcionalidades que você conhecerá a seguir. 

Dashboard

Pelo painel de controle, também conhecido como dashboard, o gestor tem acesso automaticamente a todas as informações pertinentes ao trade marketing para fazer comparações com outros períodos. Além disso, coleta diversos tipos de dados em campo e faz seu gerenciamento, mediante os seguintes elementos:

  • indicador de visitas e tarefas feitas pelo funcionário durante o dia;
  • produtividade de cada colaborador da equipe;
  • justificativas de não atendimentos;
  • custo com deslocamentos e despesas extras;
  • volume de conquistas realizadas (pontos extras, positivação mpdv, etc);
  • informações referentes a ocorrências nos PDVs (rupturas, vencimentos, ações da concorrência, etc);
  • pesquisas de informações estratégicas (preços, espaços, loja modelo, etc.

Roteirização da equipe

No sistema, os promotores fazem check-in quando chegam no ponto de vendas (PDV) e fotografam os produtos nas gôndolas pós execução. Ao concluir esses registros, o gestor pode visualizar a localização da equipe no mapa que fica dentro da plataforma. Ao encerrar o atendimento, fazem o check-out para irem para outro atendimento.

Todo o planejamento para este trabalho é feito em uma plataforma web, que permite criar uma melhor rota, considerando o ponto de partida (normalmente residência do promotor), as lojas mais próximas e o melhor trajeto. Com esta roteirização se tem menos despesas e trajeto mais curto, gerando economia para a empresa. Sendo assim, o software de trade marketing deve apresentar visibilidade do roteiro, facilidade na criação e sugestões automáticas de rotas.

Análise rápida de resultados

Dentro do dashboard, é possível obter relatórios e análises das operações para monitorar a performance dos colaboradores, das campanhas, das rotas, do PDV etc. Por exemplo, quilômetros rodados, tempo de execução das atividades e os resultados das ações. Desse modo, você terá informações aprofundadas e não precisará de outras ferramentas, como o Excel.

O que é melhor obter: uma versão própria ou contratar uma plataforma?

Escolher entre uma solução de trade marketing própria ou contratada requer algumas avaliações. Isso porque essa ferramenta custa caro e os profissionais às vezes não se acertam com o programa de primeira, o que acaba comprometendo a qualidade do trabalho.

Por isso, quando o trade utiliza um sistema contratado, como um software as service (SaaS), obtém vantagens interessantes. Confira algumas delas, a seguir.

Custo-benefício

Contratar uma plataforma oferece um maior retorno do investimento do que uma versão própria porque ela mostra melhor relação custo x beneficio no curto, médio e longo prazo. Isto porque não irá requerer altos investimentos iniciais e no médio e longo prazo, terá custo menor, que o manter uma equipe própria para evoluções, adequações e atualizações.

Por isso, informe-se conversando com outros players de mercado, tire as suas dúvidas com a prestadora de serviço, pesquise e faça testes. Depois de tudo isso, você encontrará a melhor solução para a sua operação.

Efetividade no software

Ao optar por um sistema, não enxergue somente as suas necessidades atuais vislumbre, também, o futuro. Trace objetivos para saber onde deseja chegar e de que maneira o programa poderá ajudar nesse processo.

Logo, contrate aquela opção que faça integrações e tenha evoluções constantes. É importante que ela seja escalável para acompanhar o crescimento do seu negócio e a realidade do mercado.

Qualidade do produto

Evite produtos genéricos: prefira aqueles que são desenvolvidos e direcionados para o mercado em que atua e que esteja em conformidade com as tendências de mercado.

Antes de tudo, ele tem que resolver os problemas de sua operação. Dessa forma, analise as expectativas e as necessidades, e veja o que pode ser executado na prática.

Software com as melhores práticas

O sistema deve apresentar as boas práticas exigidas pelo mercado, uma vez que, trabalhará com armazenamento em nuvem, diversos relatórios e dados confidenciais.

Além disso, é essencial que a solução apresente um fluxo de uso, que gere resultados. Portanto, verifique a metodologia usada, e se ela, está alinhada com suas expectativas.

Outro detalhe relevante é que tenha atualizações constantes pelo fornecedor, sem custo adicional, para que a plataforma não fique obsoleta.

Ausência de domínio da área

Um programa pronto facilita o acesso de quem vai operá-lo, pois as funcionalidades são intuitivas e bem direcionadas, além de tudo ser feito pela internet e ter suporte qualificado, caso haja algum problema.

Por isso, lembre-se de que há um know-how por trás de todo o processo, e que soluções internas, normalmente carecem de serviços complementares como suporte, atualizações e evoluções de recursos.

Referência no mercado

Optar pelas empresas de SaaS que são referência no mercado é um passo importante para a sua escolha. Afinal, você não está contratando qualquer software.

Assim, é preciso conhecer a competência e a habilidade dos seus profissionais para a implantação, usabilidade e monitoramento.

Por fim, o software deve proporcionar ao seu negócio um maior nível de maturidade para realizar o seu trabalho.

Profissionais especialistas

Quando se contrata uma prestadora de serviço, você estará agregando ao seu trabalho conhecimento de especialistas da área de trade marketing e vendas, o que se tornará um dos diferenciais de sua empresa.

Neste quesito, é bom ressaltar que as terceirizadas proporcionam resultados mais assertivos, até porque há mais pessoas envolvidas nos processos em prol da implantação e execução das estratégias.

Considerando as vantagens apresentadas, é efetivo trabalhar com um software de trade marketing para que as tarefas do negócio sejam otimizadas, os resultados em vendas melhorados, além de aumentar a rentabilidade.

A Mundo Wap convida você para conhecer os seus sistemas e usufruir dos benefícios que eles oferecem ao trade marketing.

Ficou interessado? Entre em contato com a empresa e tenha uma boa experiência em suas ações!

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