Como fazer a redução de turnover entre os promotores de vendas?

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Você conhece uma empresa famosa por ter uma alta rotatividade de promotores de venda? Infelizmente, o turnover é um problema pelo qual muitos negócios passam.

Uma pesquisa feita pela Robert Half mostrou que o Brasil teve o pior índice de rotatividade: a média global ficou em 38%, enquanto a do Brasil ficou em 82%. Esse indicador diz muito sobre a eficiência operacional de um negócio!

Se você quer saber como ter uma redução de turnover e evitar que esse índice seja alto em sua empresa, continue a leitura deste post!

O que é turnover?

Turnover é um indicador de Recursos Humanos que mede a rotatividade dos funcionários em uma empresa, ao longo de um determinado período.

Quando o turnover está alto, significa que há um excesso de funcionários saindo da empresa. Esse é um dado importante, pois revela muito sobre o negócio, o que precisa mudar, quais estratégias devem ser incluídas nos processos e por quais motivos as pessoas estão saindo.

Quais são as consequências do alto índice de turnover?

Um alto turnover pode gerar insegurança nos colaboradores e na empresa de um modo geral, por isso, é importante saber quais são as consequências da rotatividade e pensar em maneiras de solucioná-las.

A seguir, veja quais são as principais consequências do turnover.

Desmotivação da equipe

Ao ver outros colaboradores saindo, as equipes podem ficar desmotivadas. Afinal, cada pessoa em um negócio exerce um papel importante, não apenas operacionalmente, mas também no bem-estar corporativo.

Ao ter uma frequência alta de pessoas saindo e entrando, as equipes precisam constantemente se adaptar a esse ritmo desgastante.

Acúmulo de funções

Conforme alguns profissionais vão saindo, o processo para encontrar outros candidatos para preencher aquelas vagas pode ser demorado. Com isso, muitas empresas optam por passar as funções para um funcionário até o próximo candidato chegar. Isso, no entanto, pode sobrecarregar os colaboradores.

Perda de produtividade

A desmotivação e o acúmulo de funções pode gerar uma perda de produtividade alta. Afinal, a rotatividade acaba virando uma “bola de neve” no qual todos os envolvidos saem prejudicados: alguns ficam com muitas demandas, outros chegam no meio de processos internos. Além disso, a comunicação pode ser prejudicada.

Aumento das despesas com treinamento

A alta rotatividade gera uma série de custos que podem afetar o orçamento da empresa. Entre eles, entram as despesas com treinamentos, visto que, muitas vezes, um negócio investe em treinamentos para colaboradores que estão chegando.

Como fazer a redução de turnover?

É necessário pensar em maneiras de reduzir o turnover para que o ambiente de trabalho seja mais saudável, produtivo e estável. Veja, a seguir, algumas dicas para isso!

Invista em treinamento

O investimento na capacitação dos funcionários pode diminuir a rotatividade. Para isso, é importante ter um programa interno, que treine as equipes tanto em aspectos técnicos, quanto em questões de saúde mental e em habilidades pessoais. Isso mostra o quanto a empresa se preocupa com os colaboradores.

Use soluções tecnológicas

As soluções tecnológicas podem ajudar desde a primeira etapa de um processo seletivo, até as atividades cotidianas da empresa. Você pode, por exemplo, incluir aplicativos nos quais os colaboradores podem compartilhar feedbacks e dicas para melhorar os processos internos.

Dê feedbacks construtivos

O feedback é uma ótima maneira de manter proximidade com os colaboradores. Ele melhora o clima interno e mostra que o trabalho de cada pessoa está sendo observado, e cada ação positiva está sendo valorizada. Quanto às questões que devem melhorar, elas também podem ser discutidas.

Trabalhar para fazer a redução de turnover é um processo diário, que todos as empresas devem ter em mente e incluir em suas atividades. Esse é um papel essencial para os gerentes de trade marketing, afinal, um ambiente no qual os colaboradores permanecem por muito tempo sempre será bem visto!

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