Absenteísmo no trabalho: o que é e como evitar!

4 minutos para ler
Site Trade Result

A eficácia de uma empresa tem a produtividade como um dos principais pilares para seu crescimento. Um alto nível de produção está atrelado a vários fatores, mas manter uma equipe coesa e motivada é ponto-chave para a manutenção do rendimento individual e do grupo.

Um dos maiores desafios para gestores é ter que lidar com o absenteísmo no trabalho. O prejuízo não se restringe apenas ao trabalho do colaborador que atua sob menos horas. A perda pode se estender para toda a equipe, afetando a produtividade do time e da empresa.

Absenteísmo no trabalho e suas principais causas

Absenteísmo no trabalho é configurado como ausência do colaborador por atrasos e saídas antes do fim do expediente, além de faltas.

Confira, a seguir, as principais causas que favorecem o aumento dessas ausências.

Falta de motivação

É muito comum em ambientes corporativos: salários incompatíveis, sobrecarga de trabalho e ter que lidar com outras pessoas pode ser desafiador, se elas forem mais fechadas e relutantes a opiniões novas.

Depressão

Depressão é um transtorno mental silencioso que afeta aproximadamente 10% das pessoas pelo mundo. Seus sintomas incluem, em grande parte dos casos, tristeza, apatia e perda de motivação. Quadros depressivos podem durar de semanas a anos e, caso identificados, a melhor recomendação é a procura de um profissional da saúde

Problemas de saúde 

O motivo número um de absenteísmo no trabalho é refletido em problemas de saúde: doenças, mal-estar e exames são as razões principais de faltas no horário de trabalho. É importante o gestor estar atento às causas relacionadas a essas ausências e identificar se a raiz do problema está na própria empresa.

Absenteísmo e principais impactos no trabalho

Como já mencionado, a ausência de colaboradores no expediente impacta negativamente os processos de uma empresa, como nos exemplos a seguir:

Perda de produtividade

A interrupção de uma atividade quebra o ritmo de produção, além de atrasar outros processos que dependem do primeiro. Além disso, essas pausas também podem impossibilitar outros setores, causando o adiamento de tarefas no cronograma geral da empresa.

Aumento dos custos

Uma das piores sensações é quando tentamos fazer o serviço andar e ele trava. Como os setores de um negócio são dependentes entre si, é necessário que todos trabalhem em tempo hábil e que entreguem qualidade no serviço. A empresa também sofre um aumento de custos, já que o colaborador perde na produção e gasta mais tempo para resolver um problema.

Sobrecarga de trabalho

O excesso de trabalho por tarefas adiadas é empurrado para outros funcionários que, além de não conseguir concluir as próprias tarefas, podem sofrer com problemas de saúde mental e, em casos mais graves, síndrome de burnout

Cálculo de absenteísmo no trabalho 

Calcular a taxa de absenteísmo na sua empresa é simples: primeiro, calcule as horas totais que todos os colaboradores devem trabalhar no mês. Exemplo:

10 funcionários x 8 horas (dia) x 20 dias = 1.600 horas

Em seguida, calcule as faltas dos funcionários:

7 funcionários x 8 horas (dia) = 56 horas de faltas

Também, contabilize os minutos de atraso e saída, justificados ou não:

6 (funcionários) x 15 (minutos) = 90 minutos de atraso

Como lidamos com horas, é preciso dividir a quantidade total de minutos por 60:

90 (minutos de atrasos) / 60 (minutos de 1 hora) = 1,5 horas

Somando o tempo total de ausência no trabalho, temos:

56 (horas de faltas) + 1,5 (horas de atrasos) = 57,5 horas de absenteísmo

Para achar o valor percentual de absenteísmo, é só pegar o valor de horas ausentes, dividir pelo total de horas que deveriam ser trabalhadas e multiplicar por 100. Exemplo:

57,5/1.600 x 100 = 3,59 %

Pertencer ao grupo e se sentir valorizado são fatores determinantes para manter a iniciativa e a cooperação. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para reforçar a cultura da empresa, fortalecendo a ideia de unidade. 

Além de reduzir a taxa de absenteísmo no trabalho, esses aspectos ajudam a manter a qualidade de vida no ambiente corporativo. Assim, garante um clima cordial e harmonioso entre os colaboradores e produtivo para a empresa.

Gostou do conteúdo do texto? Confira também nosso post sobre como fazer a redução de turnover entre promotores de vendas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário