Confira 4 dicas infalíveis de como otimizar a gestão do tempo!

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Não são todas as pessoas que conseguem fazer a gestão do tempo para cumprir com os compromissos diários. No entanto, mesmo que tenha dificuldades, compreenda que é possível alcançar as metas e ser produtivo. Inclusive, em meio às distrações da internet e redes sociais que tomam alguns minutos preciosos de suas tarefas.

Contudo, é preciso ter foco para obter os resultados que deseja e terminar o dia com o sentimento de dever cumprido. Assim, vamos ajudá-lo nessa empreitada com as orientações abaixo. Boa leitura!

Saiba o que é gestão do tempo e qual a sua importância para os negócios

A gestão do tempo é um processo que prioriza e organiza as atividades que estão dentro do seu planejamento, para que sejam executadas da melhor maneira, com produtividade e eficiência. Para isso, é necessário saber a tarefa, como será desenvolvida e quanto tempo leva para ser executada, de forma que elimine desperdícios.

Ele é importante para os negócios porque conduz as atividades para um resultado final, dentro de um prazo e da melhor maneira possível, mesmo que os objetivos sejam diferentes entre as pessoas. Quando alguém estabelece metas e prioriza a rotina:

  • aumenta a produtividade;
  • conclui projetos;
  • mantém o trabalho organizado;
  • otimiza o tempo;
  • além disso, tem menos estresse, frustração e problemas de saúde.

Conheça 4 dicas de como otimizar a gestão do tempo

Se deseja ser mais produtivo e aproveitar suas horas de trabalho, aprenda a desenvolver técnicas ou seguir orientações, como as que serão apresentadas abaixo. Não é tão complicado quanto parece, basta ter disciplina e organização, quer ver?

1. Organize os recursos

Uma mesa desorganizada não agiliza o trabalho de ninguém, visto que terá de procurar documentos que podem levar tempo para serem encontrados. Desse modo, organize seu local de trabalho, separe os papéis por tipos ou importância, guarde o que não for mais usar em pastas com identificação. Também, faça o mesmo com seus arquivos no computador e em nuvens.

2. Faça uma lista de tarefas

Há muitas tarefas a serem feitas? Então, liste todas as atividades por ordem de importância. Sempre que terminar uma, elimine ou dê um ok, de concluída. Caso tenha ficado pendências, faça a mesma coisa no dia seguinte, incluindo as que não foram feitas. Se possível, delegue tarefas para não ficar tão sobrecarregado, pois, é importante manter um fluxo de trabalho que traga resultados.

3. Priorize as atividades

Ao fazer sua lista de tarefas, priorize aquelas essenciais para que otimize o tempo. Por exemplo, tire alguns minutos para realizar as ligações necessárias ou outra coisa que pode fazer em menos de 15 minutos. Uma vez que você elimina trabalhos pequenos, ficará mais concentrado naqueles maiores e de mais importância.

4. Use recursos tecnológicos

Além do papel, há outras maneiras de gerir o tempo. Uma alternativa é você utilizar softwares que auxiliam no aumento da produtividade de sua rotina, como os que serão apresentados a seguir:

  • Trello: plataforma que usa a metodologia kanban, determinando nos projetos o que precisa ser feito, o que está em andamento e os concluídos;
  • Evernote: é um sistema que fica armazenado na nuvem. Com ele é possível criar listas, lembretes, anexar documentos e partilhar conteúdos;
  • Google Calendar: neste calendário online você discriminará suas atividades do dia, da semana ou mensal que devem ser entregues.

As plataformas podem agregar ferramentas de comunicação interna nas empresas como o Slack, Azendoo etc. Também, para agilizar os processos de entrega de documentos e relatórios é indicado compartilhar arquivos pelo Google Drive, DropBox ou OneDrive.

Portanto, agora que você sabe como fazer a gestão do tempo, mude seus hábitos, estabeleça prioridades, fuja da procrastinação, elimine as distrações e crie incentivos. Tudo isso contribuirá para o aumento de sua produtividade e resultados satisfatórios dos objetivos.

Conhece mais pessoas que têm a mesma dificuldade que você? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que elas consigam fazer a gestão do tempo de maneira saudável.

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