Como promover a redução de custos no setor de trade marketing?

5 minutos para ler
Site Trade Result

As estratégias de trade marketing precisam ser bem planejadas, de forma que, haja redução de custos sem perda de qualidade. Assim, obterá bons resultados sem perder tempo e com rentabilidade. 

Para obter custos menores é preciso alinhar etapas, controlar os canais de vendas, acompanhar as ações e ter profissionais qualificados que controlem as operações. Contudo, entenda melhor no artigo apresentado abaixo que tirará suas dúvidas. Vamos lá? 

Confira a importância de ter medidas para reduzir os custos do seu departamento 

O planejamento é a primeira medida a ser selecionada para quem deseja reduzir custos do setor, prevenir falhas no processo, fazer entregas no prazo e obter materiais de qualidade. Isso, é relevante para otimizar o trabalho de forma geral, pois é necessário pensar nas ações promocionais sempre atreladas a ROI, rotas que atendam aos requisitos mínimos de faturamento, ter investimentos pautados sobre a ótica do nível de execução e demais tarefas pertinentes. 

Além disso, ainda há gastos com investimentos diretos nos pontos de vendas, atrelados a ações de JBP, e a vendas recorrentes ou de novos produtos. O ideal é que estes investimentos sejam centralizados sob a gestão do trade marketing, a fim de serem pautados e analisados de uma forma global, e tenham sempre a missão de aumentar sell-out, reduzir perdas e trabalhar branding. Logo, esses investimentos necessitam ser minimizados, mas de maneira que dê fluxo ao trabalho de todos

Conheça quais são as dicas para a redução de custos 

Há diversas maneiras de reduzir custos, porém é preciso estar atento para não perder a qualidade dos serviços. Por isso, é primordial levantar os pontos negativos para que sejam corrigidos, bem como, acompanhar cada processo. Dessa maneira, confira as dicas abaixo. 

Mapear e identificar gargalos e processos ineficientes 

Diversos problemas podem ser encontrados, como estoques virtuais que afetam os pedidos feitos de forma automatizada, e acarretam compras erradas, gerando rupturas ou perdas. Também, a definição inadequada dos espaços de exposição, irá requerer uma frequência maior de visitas as lojas, aumentando o custo de atendimento.

Encontrar estes e outros problemas que acarretem perdas, retrabalhos ou ineficiência são fundamentais em um processo de redução de custos.  

Acompanhar o nível de atendimento das rotas 

Com a roteirização há redução de custos entre os deslocamentos dos promotores de vendas, por outro lado, surge a necessidade de maior resiliência e flexibilidade das equipes, para se trabalhar em diferentes canais de vendas. Assim, sua elaboração tem que considerar pontos relevantes como: 

  • região que está sendo atendida pelo promotor; 
  • qual o tipo de transporte utilizado para deslocamento; 
  • qual o meio de controle para acompanhamento das visitas;
  • a qualificação da equipe para trabalho em formatos distintos de lojas;
  • tempo e distância entre cada PDV; 
  • qual limite máximo de deslocamento a pé por dia;
  • retorno sobre investimento (ROI) de cada ponto de vendas; 

Ainda, o ponto de partida e retorno da rota são importantes porque diminui os gastos de deslocamento. Logo, é interessante que o promotor atenda regiões perto de sua casa. 

Controlar nível de devoluções nos clientes para reduzir problemas 

As devoluções não estão relacionadas somente a erros de distribuição ou processos logísticos, elas podem vir, inclusive, do não giro de produtos nas lojas. Por isso, os giros de estoques precisam ser bem acompanhados, para que possa ser identificado itens que tiveram retração, afinal este é início do fluxo que poderá culminar em uma devolução. Sendo assim, aperfeiçoe continuamente as informações nas ferramentas para gestão de supply chain, faça coleta de informações críticas pela equipe de merchandising e promova a interligação destas informações com trade marketing, vendas e seus canais. 

Compartilhe ações nos PDVs  

As ações promocionais são divididas com ou sem promotores. Elas são essenciais para fidelizar o shopper, avaliar os resultados de aumento de vendas no ponto de vendas, promover conhecimento da marca, divulgar sobre novos produtos etc. 

Uma ótima dica para reduzir custos nas ações de ponto de vendas, é realizá-las sempre de forma compartilhada, quando for possível. Assim, convite empresas parceiras e que tenham produtos complementares aos seus, para dividirem custos e conseguirem realizar ações com menor investimento. Alguns exemplos de ações são: Café da manhã, ações de degustações, ações de brinde, entre outras. 

Em suma, a redução de custos pode ser feita por ações de revisões de processos, compartilhamento de recursos e auxiliada por softwares específicos de trade marketing para dar maior eficiência aos processos.  

Se achou o post importante, assine nossa newsletter para ficar sempre bem informado. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário