Quer saber como garantir a eficiência operacional do seu negócio?

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Muitos empresários buscam a eficiência operacional sem saber ao certo o que isso significa. Geralmente, relacionam o assunto com redução de custos, porém, não é bem assim. Seu contexto é mais amplo, abrangendo a gestão do negócio.

Logo, quando é atingida proporciona resultados positivos em diversas situações, inclusive, diminuindo desperdícios e riscos de prejuízos. Sendo assim, veja neste post o conceito, sua importância e dicas de como assegurar o processo. Boa leitura!

O que é eficiência operacional e qual a sua importância para os negócios?

O conceito de eficiência operacional está vinculado a obter níveis de excelência, mesmo reduzindo custos que são relevantes. Para isso, é necessário elevar as competências e habilidades tanto da empresa quanto dos colaboradores em seus processos. Afinal, os departamentos têm especificidades distintas, mas que devem trabalhar em conjunto e de maneira padronizada para um objetivo comum.

Dessa forma, atingirá excelência na qualidade dos produtos e serviços apresentando resultados positivos, bem como, benefícios para todos os envolvidos. Ou seja, é desenvolver competência e produtividade com o mínimo de erros, gastos e prejuízos.

Diante disso, ela é importante porque a gestão se torna mais capacitada, com poder competitivo, gerando otimização nos processos. Consequentemente, aprende-se a lidar com crises e, ainda, encontrar oportunidades para novas parcerias. Entretanto, até que se chegue a esse ponto, deve-se realizar um diagnóstico profundo da organização para encontrar falhas e, assim, saná-las.

Quais são as dicas de como garantir a eficiência operacional de uma empresa?

Ao realizar a autoavaliação descobrem-se os pontos fortes e fracos para que sejam aperfeiçoados ou ajustados, conforme a realidade de cada empresa. Portanto, é preciso seguir algumas orientações para que saia à frente neste quesito.

Reduzir o desperdício de recursos

Quando se adota a eficiência operacional é necessário reduzir despesas com recursos humanos, tempo, materiais, produção etc. Para entender melhor, veja o exemplo a seguir.

Um distribuidor da linha alimentar tem altas vendas ao longo do ano nos Pontos de Vendas. No entanto, apresenta grande desperdício em devoluções e nas horas extras de promotores. Mesmo que tenha bons resultados, a eficiência e a produtividade é baixa. Com isso, para melhorá-la será preciso diminuir custos, otimizar processos e recursos, e investir em capacitação.

Aprender com os erros e acertos

Faça uma investigação dos erros e suas causas para ter um diagnóstico possível de ser modificado. Também, encontre quem são as pessoas responsáveis pelo setor e operação. Desse modo, avalie se é conveniente chamar a atenção e explicar como deve ser realizado o processo ou demiti-lo. Ainda, poderá substituí-lo por um colaborador mais capacitado. Essa fase é delicada e difícil, porém, imprescindível para iniciar as correções.

Contudo, tenha cautela em lidar com os profissionais e certeza de que a tarefa não vai bem. Também, avalie o que está dando certo e se pode ser melhorado para aumentar a produção. Pois, após os ajustes a equipe se tornará mais qualificada e a empresa terá maior desempenho.

Ter um planejamento estratégico

Realize um planejamento estratégico de como isso ocorrerá, estipule metas e ações para atingir os objetivos. Inclusive, esse processo pode ser efetivado por etapas para que nada passe despercebido.

Por isso, elabore planos para curto, médio e longo prazo para que não haja frustrações e, sim, aprimoramento gradual dos resultados. Acrescente nele a conscientização dos colaboradores com objetivo de alcançar engajamento às mudanças.

Todavia, saiba que essas análises devem ser feitas constantemente e não somente uma vez. Portanto, tenha métricas de resultados para serem verificados constantemente com a finalidade de saber o que está indo bem ou não.

Investir em tecnologia

Grande parte das transformações requerem o uso da tecnologia para facilitar os procedimentos, dar suporte, garantir a segurança das informações, evitar retrabalho e auxiliar no cumprimento dos objetivos. Logo, existem inúmeras ferramentas que proporcionam eficiência como plataformas de gestão e integração, softwares para PDV, entre outros.

Diante disso, o uso de recursos tecnológicos auxilia na eficiência operacional mediante registro e acompanhamento de ocorrências, padronização de processos, disponibilização de recursos e informações, emissões de relatórios e gráficos, estreita o relacionamento com clientes e fornecedores, etc.

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