Qual é a importância de um calendário promocional para a área de trade marketing? Entenda!
Todo segmento de mercado tem suas datas importantes. Com isso, é interessante realizar um calendário de trade marketing para que a equipe fique ciente das atuações durante o ano, além de poderem se planejar tanto para as ações quanto para o orçamento.
Geralmente, a atuação e a produção envolvem outros setores, como marketing, financeiro, fornecedores, varejistas, promotores de vendas etc. Sendo assim, veja, neste post, a sua relevância e como isso deve ser elaborado. Confira!
Por que elaborar um calendário promocional?
Para obterem melhores resultados, as ações promocionais precisam de planejamento e tempo. Diante disso, é essencial a criação de um calendário promocional para trade marketing, porque essa antecipação proporciona uma melhor definição do orçamento, cria estratégia de atuação e auxilia nas tomadas de decisões. No entanto, vale ressaltar que o calendário deve considerar todos os canais, missões de compras dos clientes e estar alinhado com marketing e vendas.
Como elaborar um calendário de trade marketing?
O calendário pode ser utilizado tanto para as datas festivas, quanto para as épocas sazonais. Afinal, é possível encontrar nelas oportunidades de alavancar suas vendas e, assim, conquistar mais mercados e clientes.
Confira como ele precisa ser desenvolvido para obter sucesso.
Defina quais são as principais datas do seu mercado
O calendário promocional não segue padrão, visto que cada segmento tem as suas datas importantes. Contudo, deve ter um planejamento para que seja construído, editado e monitorado.
Por isso, inicie o seu planejamento pelas épocas básicas da maioria dos mercados, como Carnaval; Páscoa; Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças; e Natal.
Esteja atento às demais datas específicas de sua área que possam impactar o negócio, como a Black Friday, Festas juninas, Aniversários de Redes e outros. Caso tenha negócios em outros países, veja quais são as datas daqueles locais para que possa realizar as suas campanhas.
Atrele as ações com o marketing em mídias tradicionais e digitais
Inclua no plano de ação a divulgação offline e online. Ou seja, comece a comunicar seus consumidores e shoppers sobre a data comemorativa, para atrair a atenção deles. Para isso, use merchandising para criar um clima, faça ações de degustações e abordagens, uso materiais de PDV, kits, divulgação em redes sociais, anúncios virtuais etc.
Estabeleça ações pautadas em ROI ou Brand
Monitore constantemente as ações em sua execução. Para isso, use a tecnologia para acompanhar o estoque e a reposição, para evitar perdas de venda e ruptura. Dessa forma, você não deixará o cliente insatisfeito ao procurar pelo produto.
Ainda, estabeleça indicadores de performance que determinarão em que fases do planejamento se encontra e se está ativada no período correto.
Assim, será possível medir o sucesso das ações realizadas, como o espaço de exposição obtido para as mercadorias, o aumento das vendas dos produtos, a curva de crescimento de um lançamento, a penetração de novas categorias e outros.
Para todas as ações sempre calcule o ROI e compare os resultados do período com anos anteriores, isto lhe demonstrará o crescimento. Lembre-se que temos ações que são de Brand, e estas, normalmente não geram ROI no curto e médio prazo.
Tenha bem definido as prioridades de cada ação
Dentro do planejamento, existem ações que são mais urgentes que outras. Sendo assim, ao tê-las mapeadas, auxiliará os gestores e responsáveis sobre as ordens de execução. Isso traz organização, otimiza o tempo e evita retrabalho e atrasos.
Dessa maneira, deixe documentado quais são os lançamentos mais importantes e as suas datas, como deve ser o giro dos produtos, de que maneira será o relacionamento da marca com os consumidores, qual será o período de impulso da campanha e a penetração da categoria no varejo.
Destaque a importância de todas as ações estarem alinhadas
Ao criar o planejamento e as ações, é preciso estar alinhado com os objetivos dos canais de venda dentro de uma estratégia.
Por esse motivo, defina as metas a serem atingidas em conjuntos com os canais de forma clara, realista e mensurável, assim como os recursos que serão utilizados, os responsáveis pelas ações, e os meios em que serão realizadas.
Essas atitudes levarão a um aumento do ticket, do giro e da categoria de compras, além de atrair os clientes e proporcionar maior rentabilidade.
Portanto, ao desenvolver um calendário de trade marketing, siga as dicas apresentadas neste post. Com elas, você poderá usufruir de seus benefícios, e não se esqueça da importância do uso de tecnologia para o acompanhamento de todas as ações no Ponto de Vendas (PDV).
Precisa de mais alguma informação para implementar essas ações com segurança, ou quer fazer alguma observação? Fique à vontade e deixe o seu comentário!
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