Conheça 4 materiais de merchandising no PDV para alavancar seu negócio!

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As empresas que desejam melhorar sua comunicação e posicionamento de mercado precisam se preocupar com os materiais de merchandising no PDV (ponto de vendas). Esse fator é imprescindível para alavancar as vendas. 

Esses materiais fazem parte do processo de decisão de compra e fidelização dos clientes, que passa pela estratégia de comunicação visual do negócio e alinhamento com o planograma. Por isso, a exposição dos produtos deve seguir o contexto interno do serviço proporcionado e ser tratado com um ponto estratégico. Sendo assim, conheça, neste artigo, o que deve ser usado no PDV e como os materiais de merchandising influenciam as compras.

O que é merchandising no PDV?  

merchandising no PDV é a junção de ações, técnicas e materiais promocionais com a finalidade de proporcionar maior visibilidade. Tem o objetivo, ainda, de oferecer informações sobre produtos e serviços produzidos por uma empresa.  

Desse modo, consegue despertar a vontade de compra no consumidor para que a venda ocorra, porém, para obter isso, é necessário destacar os produtos com as técnicas de visual merchandising. Elas transformam o ambiente da loja expondo mercadorias, marcas ou serviços adequadamente, de modo que tudo fique funcional e harmonioso, agradável, chamativo para atrair os clientes e estimular as vendas. 

Logo, o uso de ações de merchandising no PDV fortalece a marca perante os clientes. Então, eles passam a conhecer seu produto ou serviço, bem como a lembrar da qualidade dele. É por isso que muitas indústrias e distribuidoras investem em tecnologias para melhorar a comunicação visual no PDV.  

Um dos objetivos da estratégia é competir com outros similares, utilizando uma comunicação institucional ou mesmo telas de celulares e tablets. Isso permite chamar a atenção do shopper para o que a empresa tem a oferecer, por exemplo, apresentar uma solução, sanar uma vontade ou resolver uma necessidade. 

Essa técnica pode ser utilizada mesmo nas pequenas decisões, pois a simples altura de uma prateleira pode ser decisiva tanto para crianças como para idosos adquirirem um artigo. Ainda, o tipo de material empregado como de reciclagem, consegue demonstrar a preocupação com a natureza que a marca tem, transformando, assim, esse conceito num ponto positivo para a venda e engajamento nas redes sociais por parte do público. 

Diante essas estratégias, é fundamental aproveitar a criatividade, analisando novas técnicas e possibilidades, além de outras formas de comunicação que levem o potencial cliente ao ponto de vendas, no local onde está seu produto e, depois, para o caixa.  

Quais são os tipos de materiais de merchandising no PDV? 

Visto que o merchandising é relevante para o ponto de vendas, seus materiais precisam ser adequados, criativos e funcionais para chamar a atenção dos shoppers ao seu espaço. Veja quais são eles. 

1. Materiais para o Ponto Natural

Sendo o ponto natural o local de exposição padrão do produto no PDV, temos diversos materiais pensados para esta exposição, sendo os mais comuns: Faixa de gôndola, Stopper, Móbile promocional, Wobbler, Totens e precificador.

O ideal é que todos os materiais estejam expostos de acordo planograma da marca e alinhados com as estratégias de marketing, feitas nas mídias tradicionais ou digitais, pois assim os resultados serão ainda melhores. 

2. Materiais para Pontos Extras

Sendo ponto extra todo ponto adicional de exposição de um produto em um PDV, temos diversos materiais pensados para esta exposição, sendo os mais comuns: Clip Strip, Papel de forração, Balcão e carinho de degustação, Totens, cubos e Urnas.

Da mesma forma como os materiais de ponto natural, o ideal é que todos estejam alinhados com planograma, com ações de marketing e com a comunicação do ponto natural.

3. Vitrines 

Outro lugar interessante para divulgação no ponto de vendas são as vitrines, porque têm o papel de convidar o shopper a entrar na loja. No entanto, elas precisam ser montadas com técnicas específicas usando artifícios para agregar valor à mercadoria — claro que dentro de uma harmonia visual para atrair os clientes. 

Afinal, as vitrines têm o objetivo de mostrar as qualidades dos artigos e fazer com que o consumidor queira vê-los de perto antes da compra. Então, essa técnica conseguirá demonstrar que a marca sabe quais são as necessidades de consumo e como pode estimular a venda. 

4. Experiências sensoriais e visuais 

Quando as sensações são despertadas no consumidor, sua curiosidade é incentivada. Essa estratégia é vantajosa para aumentar as vendas. Contudo, é preciso fugir do “mais do mesmo” e inovar em relação aos concorrentes. 

Por esse motivo, é recomendado descobrir mais a respeito dos hábitos de consumo dos potenciais shoppers, para que você consiga mexer com s sentidos deles na medida certa. Antes de realizar esse tipo de ação, avalie as anteriores para criar um planejamento inovador e coerente com seu objetivo. 

Por que é relevante adotá-lo e qual o impacto dessa estratégia na decisão de compra do shopper? 

Por mais que o marketing digital seja forte, ainda não conseguiu explorar a experiência de compra que o merchandising no PDV consegue. É no ponto de vendas que o cliente toma a decisão da compra, mesmo tendo realizado pesquisas na internet anteriormente. 

Dessa forma, o merchandising tem sido imprescindível. Até porque a concorrência vem se tornando mais acirrada, sendo preciso usar a criatividade para encantar e fidelizar o cliente. E uma das maneiras para se fazer isso é realizar uma experiência de compra marcante para o consumidor.  

Também é válido seguir os padrões e formatos de merchandising indicados para cada tipo de canal de vendas, para que a maioria das ações seja sucesso de vendas. Todavia, os produtos ou serviços devem estar apresentáveis, com as embalagens conservadas, precificados, acessíveis e dentro da validade. Consequentemente, se os artigos e a comunicação forem autoexplicativos, a compra é quase certa. 

Todavia, lembre-se de que as embalagens devem seguir a legislação da sua área de atuação, com as devidas especificações dos produtos. Inclusive, podem ser usados folders explicativos, displays interativos ou mesmo um promotor de vendas qualificado para prestar as informações necessárias ao shopper.  

Com todas essas ações bem planejadas e aplicadas ao PDV, você garantirá destaque tanto para o artigo quanto para a marca. Um detalhe que não pode ser esquecido e de suma importância é a formação da equipe que desenvolve os PDVs, para que criem impacto no consumidor. 

Portanto, é relevante implantar os materiais de merchandising no PDV, principalmente, trazendo como aliados os recursos tecnológicos que proporcionam agilidade no gerenciamento das ações. Como aqueles oferecidos pelos softwares de gestão de equipes e canais de vendas. Por isso, apresento a você a Trade Result, da Mundo Wap Aplicativos para Negócios. conheça seus serviços e diferenciais. 

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