3 dicas de ações de merchandising para alavancar as vendas da sua empresa

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Empresas, marcas e produtos têm lutado muito para se destacarem no mercado e, principalmente, serem lembradas pelos shoppers. E uma das maneiras de se fazer isso é com ações de merchandising, para que os seus produtos fiquem mais atrativos e sejam reconhecidos com facilidade.

Uma vez que a interação entre público e produto auxilia na decisão de compra, diversas aplicações e formatos foram desenvolvidos para estreitar e incentivar este relacionamento. Posto isso, continue a leitura para aprender mais sobre estas ações e aumente suas vendas.

Qual a importância de planejar e implementar ações de merchandising para atrair o consumidor?

O objetivo principal de toda empresa é gerar vendas e conquistar os consumidores. Porém, é preciso implantar ações que tornem seu negócio famoso, mesmo tendo mercadorias de qualidade.

Um bom recurso para isso é o merchandising no ponto de vendas, que permite destacar os itens de maneira positiva dentro das lojas. Desta forma, os clientes encontrarão a marca rapidamente e terão interesse em adquiri-la.

Essa estratégia faz com que o shopper tenha uma boa experiência de compra, o que facilita a sua decisão, uma vez que seus sentidos foram envolvidos e houve, assim, a identificação com o produto ou a marca.

Como estas ações funcionam e são executadas?

Primeiramente, entenda que merchandising é qualquer estratégia e técnica para chamar a atenção do seu público para que ele compre seus produtos. Logo, uma ação deste tipo no PDV precisa ser bem elaborada para melhorar os resultados de vendas.

Sua finalidade é a de informar sobre os produtos disponíveis no varejo, para que haja rotatividade das mercadorias, redução de custos com o armazenamento do estoque e, consequentemente, o aumento de receita. Inclusive, neste quesito, auxiliam as soluções tecnológicas de trade marketing, já que podem controlar as ações no PDV.

Contudo, é necessário estar atento ao planejamento e aos objetivos, conhecer os clientes, avaliar o espaço em que será realizada a ação, definir a comunicação visual, saber os diferenciais dos produtos e ter métricas de avaliação. Pois, sua execução afeta os consumidores e, por consequência, as metas. Por este motivo, vamos apresentar a seguir algumas ações para que possa colocar em prática. Veja.

1. Proporcione ações sensoriais

Uma das possibilidades é promover ações que explorem os cinco sentidos dos consumidores, atraindo-os para as mercadorias em questão. Por exemplo, para a visão use cores, imagens, elementos móveis, iluminação.

Com o tato, sugira que o cliente faça um teste para conhecer o item. É uma boa dica para ser usada nos setores de alimentos e beleza. Agora, pense naquele pão quentinho da padaria ou um bolo, isto atrai o olfato não é mesmo? Aproveite, então, para oferecer degustação dos produtos aos clientes para que eles possam apreciar a comida antes da compra.

Todavia, para que o shopper desfrute dessas sensações, a indústria deve inovar com produtos que chamem a atenção de alguns desses sentidos para que o possa se consumido.

2. Aproveite as datas comemorativas

Invista na decoração temática em datas comemorativas, como carnaval, natal, dia das crianças, dia das mães etc. Neste momento, reúna produtos típicos em um mesmo local para atrair a atenção dos consumidores e aguçar seus desejos. Festas regionais, também, são boas alternativas para valorizar a cultura local e incentivar o consumo.

3. Cuide do visual do produto no ponto natural e pontos extras 

Primeiro ponto relacionado a exposição do produto é a busca pela execução do planograma. Sempre busque sua implementação em parceria com os pontos de vendas, isso trará bastante resultado e ajudará a alcançar seus objetivos de venda. Além disto, exponha, junto aos produtos, informativos complementares destacando sua qualidade e seus diferenciais. Isso pode ser feito por meio de faixas de gôndolas, wobbers, mobiles, entre outros. Outra dica importante é alinhar as ações de merchandising aos objetivos dos seus PDVs (canais), como aumento de fluxo, penetração de novas categorias, aumento de ticket médio e recorrência de compras.

Tomadas as ações e alinhadas junto aos PDVs, agora é verificar se as ações de merchandising estão dando certo ou não, assim deve-se fazer o controle e o acompanhamento delas, principalmente por meio de um software de trade marketing. Este oferece informações em tempo real, como volume de pessoas abordadas, volume de pessoas que compraram, volume de vendas antes e pós de algumas ações, preços, reposição e estoque, dentre outras atividades. Desse modo, poderá potencializar os lucros de sua empresa.

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