Positivação, mix e share de gôndola: como essa relação pode aumentar suas vendas

5 minutos para ler
Site Trade Result

Que a execução perfeita tem forte potencial para aumentar o número de vendas, isso é fato. No entanto, ela não é alcançada sem que alguns fatores sejam combinados. De modo especial, podemos citar três deles: a positivação, o mix e o share de gôndola.

Dessa forma, queremos apresentar a você como esses pontos podem impactar seus resultados. Se isso é do seu interesse, continue lendo este artigo e entenda mais essa dinâmica. Vamos lá?

Saiba como a positivação impacta os resultados

Se você quer ter um ótimo desempenho nas ações de marketing e força de vendas, obtendo os melhores retornos do seu investimento, é muito importante fazer uso de uma ferramenta estratégica para os negócios: a positivação.

Afinal, não apenas tentamos conquistar a atenção do consumidor, mas melhorar a experiência de compra e, dessa maneira, otimizar as condições de competitividade no mercado. Assim, essa prática visa encontrar a melhor maneira de dizer para o cliente que o que está comprando é o melhor produto do segmento.

Nesse sentido, algumas práticas são necessárias para positivar o PDV. São elas:

  • verificar se a iluminação local está adequada;
  • certificar-se de que a quantidade de produtos disponíveis no estoque é suficiente;
  • analisar estrategicamente os pontos para a melhor colocação do material promocional;
  • conferir se o material promocional está em condições adequadas.

Além disso, já que os clientes podem decidir pela compra no ato da experiência no PDV, é fundamental que os promotores estejam devidamente preparados para, além de apresentar os produtos, argumentar a seu favor e receber o retorno dos clientes.

Com isso, eles assumem um importante papel no estabelecimento da competitividade da marca. Porque, por meio do feedback dos compradores, é possível entender melhor suas necessidades e aprimorar os produtos, superando os oferecidos pela concorrência.

Entenda como a organização do mix de produtos pode ser benéfico

Conhecendo melhor as necessidades dos clientes, outro ponto que serve para impulsionar as vendas é o desenvolvimento do mix de produtos. Essa é uma prática que fortalece a base de clientes ao atrair novos com perfis e necessidades diversos, além de estabelecer novas relações com os que já foram fidelizados.

Assim, para construir um mix que traga resultados positivos, é bom considerar algumas ações. Vejamos:

  • faça um estudo baseado em dados para avaliar o mix ideal, por canal e momento de compra dos clientes;
  • aprofunde-se nos anseios do consumidor de modo que, prevendo suas carências, o mix seja elaborado de forma que as atenda;
  • considere a criação de conjuntos de produtos relacionados e/ou dependentes entre si para gerar vendas maiores e diversificadas;
  • Leve em consideração informações como giro dos produtos e rentabilidade para vendas;
  • avalie a efetividade da estratégia a fim de verificar se o mix está dando o resultado esperado ou se precisa de melhorias.

Levando esses aspectos em consideração, além da estruturação de novos bens de consumo, abre-se a oportunidade de explorar novos nichos, ampliando a presença da marca, o que gera negócios mais sólidos.

Veja os benefícios de investir no share de gôndola

Alinhado à positivação e ao mix está o investimento no share de gôndola, que pode ser decisivo no desempenho de vendas, na medida em que as mercadorias ganham o destaque adequado nas prateleiras.

Além do design do PDV, é necessário ponderar as características dos produtos, assim como o público atendido e sua experiência de compra. Afinal, bens que não ficam expostos ou cujo manuseio é complicado, tende a ser deixado de lado, prejudicando todo o processo de venda.

Vale lembrar que não necessariamente mais espaço nas prateleiras significa aumento no faturamento. Nesse momento, é importante examinar se a compra de mais espaço esta atrelada a ações que gerem impulso de compra, que haja condições de abastecimento e entregas, e que isto esteja dentro da sua presença de marca. A melhor estratégia de crescimento de espaço em gondola é aquela que é feita de forma gradativa e consistente.

Além disso, é essencial que se avalie constantemente o tamanho das prateleiras usadas tanto pelos concorrentes como os próprios, além de identificar oportunidades melhores em PDVs com maior probabilidade de venda. Essas informações conduzirão a negócios mais promissores.

Dessa forma, unindo os conceitos de positivação, mix e share de gôndola com uma estratégia consolidada, as vendas ganham mais chances de êxito. Afinal, os espaços mais adequados nas prateleiras são encontrados quando são considerados esses aspectos em conjunto.

Gostou do que leu? Saiba que nós temos outros conteúdos que podem agradar a você. Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário