Qual a importância dos treinamentos focados no PDV? Saiba aqui!
Uma vez que as indústrias e distribuidores precisam vender para gerar receita e lucro, é fundamental a realização de treinamentos focados no PDV (Ponto de Vendas). Assim, os profissionais de campo conhecem os produtos oferecidos e conseguem orientar os clientes sobre a necessidade de comprá-los.
É prejudicial para a empresa quando um consumidor desiste de uma mercadoria por falta de informação e despreparo dos vendedores. Sabendo que é pertinente evitar situações como essa, explicamos em mais detalhes a importância dos treinamentos e as suas principais vantagens. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Entenda a importância dos treinamentos com foco no PDV
Existem diversos tipos de treinamentos para a empresa escolher o que é mais indicado à sua realidade. Nesse momento, é importante considerar fatores como tempo, dinheiro e espaço para esse investimento, bem como o interesse e a disponibilidade dos colaboradores.
Em Ponto de Vendas, essa estratégia ganha um destaque a mais. Os promotores lidam diretamente os clientes e são responsáveis pelas saídas de produtos. Quanto mais qualificados, mais satisfeitos eles estarão para atender os consumidores e passar boas informações.
Desse modo, fica mais fácil avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) diante dos resultados. Vale ressaltar que os treinamentos devem ser realizados tanto para iniciantes quanto para experientes, considerando o nível de conhecimento dos colaboradores. Assim, todos têm uma evolução e contribuem para o desenvolvimento da equipe.
Descubra as vantagens obtidas com os treinamentos
Melhores resultados
Os vendedores necessitam ter competências técnicas e comportamentais para saber negociar e efetivar oportunidades. Por isso, a equipe precisa ter confiança em si e no produto que está comercializando, conexão com os clientes e credibilidade perante ao consumidor.
Por meio dos treinamentos, eles adquirem novas competências e progredirem em suas funções, de modo a beneficiar a empresa e os clientes.
Aumento da produtividade
Segundo pesquisa realizada pela Workfront, empresa de softwares dos EUA, em média, 61% do tempo que deveria ser produtivo os funcionários gastam com atividades secundárias. Apenas 39% do tempo é usado para atividades e assuntos relacionados ao trabalho.
Somando a isso, a Microsoft descobriu que a média dos trabalhadores é de apenas três dias produtivos por semana. Diante desses dados, vale a pena reforçar a importância dos treinamentos para a construção de equipes produtivas e engadas, não somente em termos de tempo, mas também a nível de qualidade de entregas.
Bom relacionamento entre a equipe e os clientes
Profissionais capacitados, com conhecimento das demandas e das tendências de mercado, devem se integrar e saber lidar de maneira saudável com os integrantes da equipe.
Os treinamentos podem visar esse aspecto, permitindo que se crie uma afinidade entre os colaboradores e o sentimento de pertencimento. Isso tem bons reflexos na satisfação dos clientes com as abordagens usadas pela empresa.
Compreensão das necessidades do PDV
É necessário conhecer as necessidades da equipe para construir um time forte e alinhado aos objetivos da empresa. Veja, a seguir, algumas técnicas!
- converse com os seus membros para ter uma visão geral;
- avalie metas atingidas nos últimos meses;
- analise indicadores-chave de desempenho;
- considere o estilo do líder para entender erros e acertos.
Além disso, fique de olho em erros comuns na realização de treinamentos focados no PDV. São alguns exemplos: falar somente sobre teorias e conceitos, esquecendo-se da prática, mostrar o objetivo e não explicar como atingi-lo, não fazer planejamento e deixar de utilizar a tecnologia como aliada nesse processo, como o aplicativo para promotores e roteirização.
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