Conheça os diferentes tipos de canais de vendas
A escolha dos principais canais de vendas de um empreendimento define o sucesso ou o fracasso de um negócio. Por isso, é essencial o uso de estratégias para aumentar as receitas de uma empresa, além de gerar efeitos positivos como o fortalecimento da marca e a criação de autoridade.
Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre os principais canais para decidir qual é o melhor plano para a sua companhia, continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto!
Entenda a importância dos canais de vendas
Ampliar e aprimorar os meios de fechamento de negócios é vital para uma instituição. No entanto, isso precisa ser feito de maneira planejada e coerente com os objetivos da empresa.
Assim, é de suma importância que os fornecedores de bens e serviço conheçam com profundidade o seu público-alvo, para adotar os canais que melhor atendam aos seus clientes.
Podemos usar, como exemplo, o ano de 2017: contrariando as expectativas de um mercado em crise, o aumento de vendas pela internet teve um crescimento de 12% em relação a 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Porém, a empresa de potes Tupperware continua crescendo por meio das tradicionais revendas.
Isso reforça o fato de que o canal em si não traz o retorno esperado se não estiver atrelado a uma estratégia consolidada. O conhecimento dos principais canais, portanto, é o primeiro passo para mapear os pontos com maior possibilidade de aumento de resultados.
Conheça os principais canais de vendas
Os canais de vendas podem ser tanto online quanto offline. Como falado anteriormente, os melhores meios serão aqueles que responderem mais assertadamente aos anseios dos seus consumidores.
Confira os principais meios e as suas características, para analisar quais são os mais promissores para o seu negócio.
E-commerce
Em um e-commerce, os produtos ou serviços ficam disponíveis para o cliente por meio de uma loja virtual. Assim, todos os trâmites de compra e venda são realizados em uma plataforma, que tenha um domínio próprio da empresa.
A vantagem desse canal de venda é ter a possibilidade de ser personalizável e moldado para o envolvimento do público com aquilo que é ofertado. Afinal, a descrição e os modos de exibição dos produtos influenciam na sua compra.
No entanto, é preciso ter uma boa gestão para manter esse modelo e fazer com ele alcance boas posições em mecanismos de buscas, garantido boa performance nos resultados. Com um bom gerenciamento, porém, é uma excelente ferramenta para alavancar os negócios em uma época de amplo acesso a internet.
Marketplaces
Diferente dos e-commerces, marketplaces são sites na internet onde diversos vendedores anunciam os seus produtos. Embora a concorrência nesse canal seja bem grande, ele tem amplo potencial para alcançar públicos maiores.
Ao usá-lo, portanto, saiba que é normal que esses meios cobrem como taxa uma parcela de comissão por venda realizada — até porque essas taxas ajudam nos custos de manutenção dos serviços da plataforma.
Além disso, é importante saber que empresas que possuem um e-commerce também podem anunciar os seus produtos em um marketplace. Aliás, essa é uma boa maneira de tornar a marca mais conhecida.
Alguns e-commerces também oferecem o serviços de vendas de terceiros. É o caso, por exemplo, da gigante Amazon, que vende tanto produtos próprios como o de outras companhias e pessoas, o que pode ser uma vantagem para a popularização de companhias menos conhecidas.
Por fim, tanto pessoas jurídicas quanto físicas podem negociar em um marketplace. Dessa forma, empreendedores de diversos tamanhos podem obter um bom crescimento por meio desse canal.
Redes sociais
As redes sociais são bastante populares e, por isso, são bons canais de vendas, além de terem um enorme valor estratégico no quesito publicidade. Como é quase obrigatório que uma empresa tenha um perfil nas redes, saiba que muitos negócios podem ser feitos por meio delas.
O Facebook, inclusive, tem funcionalidades que permitem a promoção do empreendimento e dos produtos, além de ter um marketplace próprio. Já no Instagram, é possível realizar promoções e aumentar a interação entre a companhia e os clientes, gerando aumento nas vendas e confiança na marca.
Programas de afiliados
Esse canal de vendas funciona de forma bem simples e interessante, porque a publicidade ficará ao encargo do afiliado, que, dependendo do tamanho da sua influência, trará bons resultados para a empresa.
Aqui, um link com a venda dos produtos é distribuído pelo afiliado, por meio de blogs e redes sociais, para aqueles que o acompanham na internet. Ao finalizar a venda, uma comissão é gerada para o afiliado — que também ganha nesse processo.
O interessante desse canal, é que aquilo que é ofertado tem afinidade com esse mesmo público. Para exemplificar, pense em um blog de literatura. Com um link de afiliado de uma livraria ou editora, o público que consome o conteúdo desse meio tem maiores chances de ser convertido em cliente do cedente do link, certo?
Lojas físicas e pontos de vendas
Esse é o modelo mais tradicional para a realização de negócios de vendas e ainda cumpre bem o seu papel. A vantagem de ter uma loja física ou um ponto de vendas é proporcionar ao cliente uma experiência de proximidade com o bem ou serviço.
Mesmo com a possibilidade de vendas pela internet, muitos consumidores se sentem mais confortáveis se tiverem a possibilidade de ter contato com o objeto de desejo pessoalmente. E isso é algo proporcionado por locais físicos, além da possibilidade de resposta rápida aos questionamentos que surgem da parte do cliente.
Vendas diretas
Nessa abordagem, a venda é concretizada pela própria empresa ou por um vendedor autônomo ou freelancer, que ganha a comissão das vendas realizadas. Nesse formato, os meios de divulgação e o pagamento ficam ao encargo dos vendedores.
Esse modelo tem como um grande benefício a possibilidade de uma venda mais personalizada, proporcionando uma experiência mais agradável para o cliente. Por isso, é um canal com forte atrativo de adquirentes.
Basta lembrar do exemplo da Tupperware, citado anteriormente, além dos casos mais famosos de companhias que obtiveram forte crescimento por esse meio, como a Avon e a Natura.
Diversifique os canais de vendas
Além do estudo do público-alvo e o uso de métricas para a construção de uma estratégia mais sólida para as vendas, uma prática com capacidade de trazer um retorno considerável é a diversificação dos canais.
Isso porque a ideia é bem simples: quanto maior for a variedade de canais, maior será o alcance aos interessados em adquirir os produtos e serviços oferecidos. Esse é um fator importante para aumentar a receita do empreendimento.
Mas não se esqueça de que até mesmo a diversificação de canais de vendas exige uma tática consolidada baseada em métricas. Afinal, disso depende o sucesso do empreendimento.
Como vimos, é extremamente importante conhecer os diferentes tipos de canais de vendas, para que você possa escolher a opção que combine melhor com a sua empresa, com o seu público-alvo e com o tipo de produto ou serviço que você oferece.
Gostou deste texto? Então, não deixe de entrar em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a melhor seus resultados de vendas, no canal de auto serviço. Até mais!
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