Como otimizar a estratégia de preço no varejo usando o sistema de trade?

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Quem é fabricante de produtos ou distribuidor precisa ter um planejamento financeiro que vise uma estratégia de preço no varejo. Ela deve ser baseada em pesquisa, dados do mercado e posicionamento do negócio para que aumente as vendas, reduza os custos, e valorize a marca e a lucratividade.

Todavia, se for ao contrário, haverá prejuízos financeiros, desvalorização da empresa, perda de clientes ou mesmo encerramento das atividades devido à falta de dinheiro para trabalhar. Pensando nisso, neste post, veja como otimizar a estratégia de preço utilizando o sistema de trade. Vamos lá? 

Conheça a importância da precificação

O preço é um dos principais fatores de decisão de compra do shopper. Por isso, é preciso ter uma amplitude da precificação estabelecendo bons valores, avaliando os produtos da concorrência, sendo eles diretos e indiretos. Também, deve-se contar com um planejamento eficiente, realizado sobre cálculos e uma visão estratégica do mercado para encontrar o preço ideal em cada produto. Visto que terá a oferta de produtos correta, nos canais adequados e com boa política de preços.

Além disso, é necessário considerar outros elementos para construir o valor, visto que ele se encontra em uma cadeia que oscila tanto para o mínimo quanto para o máximo. Por isso, no valor final, inclua os custos operacionais, as regras e as dinâmicas do marketplace, assim como as características dos produtos etc. Dessa forma, evita-se que haja uma concorrência desleal nos canais de venda ou quaisquer imprevistos para o shopper quando efetuar a compra.

Entenda como analisar os preços

Para realizar a análise de preços com frequência, otimize a sua gestão para evitar que ocorram falhas humanas nas anotações.

A tecnologia agiliza a captação de informações no ponto de vendas por meio de plataformas online. Assim, o sistema recebe dados diários do seu varejo para que possa acompanhar a precificação e saber se ela está influenciando as vendas.

Logo, pelos painéis intuitivos, os promotores podem detalhar da macro à microinformação, o que fará diferença ao definir os valores. Inclusive, é possível avaliar os concorrentes e determinar o período a ser observado, pois as plataformas fazem variadas análises e proporciona insights interessantes.

Veja algumas dicas para ajudar na gestão de preços

Utilize a estratégia Every Day Low Price (EDLP)

A estratégia Every Day Low Price — ou, em português, “preço baixo todo dia” — mantém os valores dos produtos abaixo do mercado durante o seu tempo de exposição. Com isso, a marca se torna conhecida pela sua oferta e a demanda fica constante, melhorando a gestão de vendas e de estoque.

Como a divulgação é reduzida, o marketing boca a boca funciona muito bem. Porém, para conseguir manter os preços baixos, é preciso controlar os custos, produtos e estoque.

Contudo, a estrategia EDLP é aplicável a alguns itens do mix de produtos da indústria ou distribuidora, para que sejam referência e, uma entrada de canais, mas é importante destacar que não se aplica a todas as mercadorias. Inclusive, eles precisam estar alinhados a missão de público da marca, pois isto impacta o shopper.

Use o método High and Low (HiLo)

Com a estratégia de High and Low (alto e baixo), os preços são determinados com margem mais alta, proporcionando mais promoções.

Essa técnica tem a intenção de não tornar a marca barata, mas de trazer vantagens ao cliente por pagar abaixo do valor praticado no mercado. Porém, para isso, é necessário investir em marketing para divulgar os períodos promocionais. Para isto, é necessário que os canais de venda recebam constantes verbas para as ações de promoção, garantindo aos canais viabilidade para promocionarem as mercadorias.

Conheça os produtos

Esse fator não pode ser ignorado, pois é fundamental conhecer todos os itens que a sua empresa disponibiliza no varejo. Dessa forma, estude a sua inserção no marketplace e veja quais são os canais indicados para ofertá-los. Veja, também, quais são os itens mais vendidos e faça com que eles ajudem nas conversões e no giro, otimizando o desempenho e o estoque.

Aposte em sistemas de trade

Para avaliar o desempenho do varejista, a rotatividade dos promotores, a presença de sua marca nos PDVs e ausência de produtos nas gôndolas é preciso investir em métricas automatizadas que oferecem precisão nos resultados por meio da gestão de trade marketing. Pois, ela cuidará da estratégia e ajudará a obter melhores preços, menor concorrência entre os canais de vendas e mais percepção do shopper quanto ao preço do seu produto praticado.

Como vimos, são muitos os benefícios de utilizar um sistema de trade para a estratégia de preço no varejo, como avaliar os resultados de atividades promocionais, analisar as performances de vendas e uma boa política de preços para performar as vendas, dentre outros.

Agora que você leu este artigo, aprenda mais sobre como calcular o ROI de ações de trade marketing!

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