Saiba como aplicar o conceito de geomarketing no seu negócio!
As novas tecnologias vêm ajudando as empresas nos seus processos de trabalho e na inovação das estratégias de marketing.
Nesse sentido, o geomarketing surge como uma grande alternativa para a conquista de novos clientes, por meio de recursos focados na sua localização. Assim, as mensagens podem ser mais assertivas, o que impactará diretamente nos resultados.
Levando em consideração essas informações, este artigo abordará o geomarketing, mostrando sua importância e dando dicas de como utilizá-lo no seu negócio. Continue a leitura e confira!
O que é geomarketing?
Como já mencionamos, o geomarketing é uma técnica focada na localização do público, visando a criação de estratégias mais personalizadas e que culminarão no aumento de vendas.
Essa tática é possível devido à obtenção de dados captados pelas informações do GPS dos smartphones e também pelos endereços de IP, que mostram onde o usuário se encontra, em tempo real.
Essa estratégia permite também que a empresa conheça melhor os hábitos de consumo dos shoppers, sabendo, entre outras informações, quais locais eles costumam frequentar.
Esses dados podem ser muito significativos, trazendo uma grande vantagem competitiva, uma vez que as campanhas realizadas pelo trade marketing — sejam elas digitais ou não — serão embasadas por eles.
Quais são os benefícios estratégicos do geomarketing?
Como podemos perceber, as marcas podem se beneficiar das estratégias de geomarketing de diversas formas, pois elas oferecem dados essenciais ao processo de convencimento e conversão — característica essencial em um mercado de alta competitividade.
Veja, a seguir, mais algumas vantagens que o geomarketing pode trazer:
- mapeamento de espaços físicos, com maior concentração de perfis interessados;
- análise geográfica da concorrência;
- verificação dos locais de potencial consumo para determinados produtos;
- definição de regiões propícias à sua marca e produtos;
- segmentação e identificação das regiões com maior potencial;
- verificação de tempo de deslocamento;
- inclusão geográfica do mix de produtos;
- localização precisa de clientes e prospects.
Apesar de parecer uma novidade, o geomarketing é um conceito antigo. Porém, a tecnologia atual trouxe a essa estratégia mais popularidade, otimização e assertividade à prática. Isso propiciou um diferencial competitivo às atividades das empresas.
Como implantar o geomarketing em seu negócio?
Uma vez que já dominamos o conceito do geomarketing e a sua importância nos resultados de uma organização, chegou a hora de conhecer algumas maneiras de implantar essa estratégia visando o sucesso do seu negócio. Confira!
Incentive o check-in
O check-in é uma ferramenta fundamental ao geomarketing, e estimular os seus clientes a realizarem essa ação quando fecharem algum tipo de negócio com a sua empresa, pode fazer toda diferença. Por exemplo, oferecer Wi-Fi gratuito para o público e o estimular a realizar check-in, fornecendo brindes, bônus ou descontos.
Apesar de parecer uma simples ação, ela pode influenciar outros potenciais clientes. Por isso, é muito utilizada por empresas que costumam ter uma grande movimentação de pessoas diariamente.
Uma excelente alternativa para estimular os clientes a realizarem essa ação é configurar o acesso à internet para que ele seja liberado apenas após a realização do check-in em sua loja nas redes sociais.
Faça campanhas de fidelização
Fidelizar clientes é essencial para a manutenção do sucesso de um empreendimento. Investir em campanhas de fidelização que utilizem as redes sociais é uma ótima alternativa para aplicar o geomarketing no seu empreendimento.
Não podemos esquecer das potencialidades dessas ferramentas quando o assunto é a promoção da empresa. Você pode, por exemplo, lançar ações premiando os clientes que mais fazem check-in no seu estabelecimento nas redes sociais.
Essas ações têm o poder de cativar os seus clientes, que passarão a fechar negócios com mais frequência. Além disso, aumentará o engajamento do seu perfil na internet.
Estimule comentários
Sabemos que as redes sociais são um ambiente muito propício ao recebimento de feedbacks. Então, nos posts da sua marca, estimule os comentários e veja o que o público está achando dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Dessa forma, as pessoas que tiveram uma boa experiência no seu negócio poderão influenciar aquelas que ainda estão indecisas sobre os produtos ou serviços oferecidos por ele.
Caso a sua página receba comentários de cunho negativo, responda-os e se coloque à disposição para sanar qualquer problema ou dúvida. Além disso, use essas informações para promover melhorias e aumentar a satisfação do público.
Promova o geotagging
O geotagging — proveniente do geomarketing — consiste na marcação do perfil de um outro usuário no post, promovendo uma divulgação espontânea de uma determinada empresa. Essa ação deve ser estimulada, assim como os comentários e o check-in, por meio de campanhas de fidelização que premiem o cliente.
Para que o seu público possa fazer uma publicidade gratuita do seu negócio, ofereça descontos e promoções. Isso fará toda a diferença para você conseguir se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Interaja com o mercado
Como já foi mencionado, é muito importante que o perfil da sua empresa realize comentários e responda às interações dos seus clientes nas redes. Essa ação demonstra que o seu negócio se importa com os feedbacks recebidos — além de aumentar o engajamento.
Essa interação também é essencial para que seja construída uma relação duradoura e de confiança com os clientes, impactando os resultados a longo prazo.
Personalize o seu site
Apesar de as redes sociais cumprirem um papel fundamental nas estratégias de geomarketing, podemos utilizá-las também em sites e portais, melhorando significativamente a experiência do usuário. Para tanto, é preciso inserir uma aplicação de geolocalização no sistema — tarefa simples para qualquer desenvolvedor.
A utilidade dessa função em um site pode ser percebida quando a sua empresa tem ofertas exclusivas para cada região, assim como modelos de distribuição diferenciados e conteúdos direcionados a públicos específicos. No entanto, é necessário que o visitante dê a permissão para que a sua localização possa ser identificada.
Hoje, a tecnologia nos permite adotar diversas estratégias que melhorarão os resultados do nosso negócio. O geomarketing é uma dessas alternativas, que possibilita uma abordagem mais personalizada ao cliente, além de aumentar a visibilidade da sua empresa na internet.
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