Conheça 4 ferramentas para otimizar a sua gestão de trade marketing

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Uma boa gestão de trade marketing pode otimizar, consideravelmente, os resultados das vendas. Sem dúvidas, esse é um argumento fundamental para convencer alguém a usar as ferramentas de automação do setor — e é 100% verdadeiro.

Com elas, é possível melhorar o controle da equipe e os seus desafios de vendas, acompanhar o nível dos serviços realizados no ponto de vendas com o uso de imagens, otimizar as rotas e muito mais. Ou seja, elas trazem eficiência operacional e ganhos na qualidade da atuação da equipe.

Pensando nisso, listamos, neste post, as principais ferramentas de gestão de trade marketing que a sua empresa precisa conhecer e adotar. Confira!

Quais são os benefícios do uso de ferramentas de gestão de trade marketing?

Muitas empresas usam os sistemas de gestão de marketing e vendas sem refletir nos benefícios que eles trazem. Com isso, não é incomum que tais soluções sejam subutilizadas, ou seja, trabalhem abaixo do seu potencial.

Por esse motivo, é importante destacar os benefícios de tais ferramentas para que o gestor. Pensando nisto é importante analisar os 2 no cenário da sua operação:

  • analise se as opções atuais de software que usa lhe oferece todas as vantagens necessárias; ou
  • considere quais soluções um novo sistema a ser contratado deve oferecer.

A seguir, abordaremos os resultados esperados de um sistema de gestão. Acompanhe!

Gestão de eficiência da equipe

A atuação da equipe pode ser otimizada de várias maneiras, como em sua rota pelos pontos de vendas, por exemplo. Com um sistema, as informações que os promotores precisam para elevar os seus desempenhos, conquistar metas e, por consequência, gerar resultados mais consistentes para o negócio estão disponíveis em tempo real.

Dessa forma, eles podem criar suas estratégias profissionais de forma alinhada com as expectativas e metas que foram definidas para cada um.

Otimização de processos

Outro fator que influencia nos resultados de vendas é a otimização de processos. Com um sistema trâmites como relatórios do PDV, apresentações para vendas e até mesmo o envio de registros para a central comercial ficam mais ágeis.

Além de trazer clareza para o processo, minimizar desacertos e promover um ganho de tempo importante para os promotores direcionarem a atenção para o relacionamento com o cliente, também traz efeitos na motivação, satisfação e retensão dos profissionais da equipe — o que tem grande influência nos resultados a longo prazo.

Controle eficaz das ações dos promotores no PDV

Com um sistema de gestão de trade marketing, é possível acompanhar, em tempo real, as ações no PDV. Entre elas, podemos listar:

  • o momento em que o promotor faz check-in/out no local de visita;
  • os envios e recebimentos das fotos dos produtos organizados nas prateleiras ou gôndolas;
  • a definição de roteiros otimizados para os promotores;
  • o apoio ao controle de rupturas no PDV;
  • o recebimento de alertas e notificações para o gestor ou para os promotores, que têm uma rotina cheia de compromissos — como pesquisa, medição da validade dos produtos nas prateleiras (shelf life) etc.

Análise de resultados

Para consolidar o processo, os sistemas trazem os dados de toda a operação para a análise dos resultados globais, individuais, por equipe, por PDV, por ação de marketing, etc. Ou seja, eles permitem considerar quais boas práticas trouxeram resultados positivos e quais podem ser corrigidas no próximo ciclo.

Também permitem considerar o desempenho dos promotores, e, a partir disso, oferecer feedbacks mais eficazes, premiar bons resultados e personalizar as metas de acordo com as potencialidades e necessidade do negócio.

Com isso, é possível analisar a eficiência operacional, o controle da execução para garantir a qualidade e a imagem da marca, assim como as melhores condições de trabalho para os promotores e gestores.

Os efeitos de tais benefícios não são restritos e reverberam em outras áreas do negócio. Ou seja, os sistemas de gestão de trade marketing são indispensáveis para o sucesso do negócio.

Quais são as 4 principais ferramentas para gestão de trade marketing?

Existem algumas soluções que podem otimizar a gestão de trade marketing, seja com focos específicos, seja mais abrangentes.

1. Soluções de Supply Chain

A exemplo a solução da Neogrid coleta dados em mais de 40 mil lojas, e, com base na análise por inteligência artificial de Big Data, entrega informações estratégias para o planejamento de ações, o acompanhamento de vendas pelo dashboard e a criação de promoções a partir de oportunidades identificadas em seus relatórios.

2. Soluções de Roteirização MapInfo

A exemplo a solução da Mapinfo permite que a empresa otimize o retorno sobre o investimento (ROI) ao criar rotas mais eficientes para os deslocamentos de visitas da equipe.

3. Soluções de leitura de imagens

A exemplo a solução da Vispera pode ser acessado pelo smartphone e o auditor pode usar o recurso de registro de imagens para o preenchimento dos questionários virtuais.

Os dados são armazenados e processados na nuvem por meio da inteligência artificial, que, nesse caso, usa um sistema de reconhecimento de imagem para registrar posição, contagem de gôndola, além das principais métricas para cada SKU — Stock Keeping Unit, também conhecida como Unidade de Manutenção de Estoque.

4. Trade Result

O Trade Result é uma solução com foco na melhoria de resultados no ponto de vendas, por meio do uso de tecnologia para a realização de uma execução perfeita que impacte o shopper. Por isso, tem um conjunto de ferramentas que aprimoram os processos, asseguram um ótimo controle de PDV e trazem bons resultados de vendas.

A ferramenta também faz o acompanhamento de equipes em campo e de análises promocionais, e tem um canal muito eficiente de comunicação direta entre a gestão e os promotores durante as suas visitas, o que facilita negociações, solução de dúvidas etc.

Para fazer tudo isso, suas soluções trabalham sobre três pilares:

  • redução de custos — como otimização de rotas, aumento da produtividade das equipes ociosas no PDV, compartilhamento remoto de conhecimento e, até mesmo, recuperação de verbas não utilizadas em visitas canceladas;
  • redução de perdas — como aquelas que surgem por questões trabalhistas por falta de controle de registro de ponto, produtos vencidos, distribuição de EPIs etc;
  • aumento das vendas — como tratativas de rupturas, aumento de espaço nos pontos naturais, melhor cobertura de atendimento aos PDVs e leitura de loja perfeita, entro outros, que alavanquem as vendas finais (sell-out).

A gestão de trade marketing amparada por sistemas permite que o gestor e a sua equipe conquistem bons resultados comerciais, sem que a sua operação seja estressante, atribulada, cheia de burocracias e procedimentos difíceis de serem executados. Assim, economiza-se um tempo valioso para a estratégia e o relacionamento com os clientes.

Nesse sentido, o Trade Result traz um conjunto de soluções que abrangem toda a operação de trade marketing. Quer conhecer melhor a nossa ferramenta? Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

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