Guia de execução do promotor: entenda mais sobre o assunto
Para que as operações de trade marketing tenham bons resultados, é necessário ter o guia de execução do promotor. Isso porque ele apresenta o planejamento e a estratégia que devem ser desenvolvidos no ponto de vendas.
Sendo assim, a equipe precisa trabalhar orquestradamente, seguindo o planejamento de uma execução perfeita, pensada para os diferentes tipos de canais e as categorias de produtos, com objetivo de impactar o shopper no momento de compras.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba como aplicar esse sistema em seu PDV!
Descubra o que é o guia de execução do promotor
O guia de execução do promotor é um material de suporte para os profissionais em campo. Geralmente online, tem o objetivo de informar as ações que devem ser desenvolvidas nos pontos de vendas. Ele pode ser acessado de qualquer lugar via internet e traz dados em tempo real.
Com ele, você encontrará a definição da rotina de trabalho nos PDVs, o mix ideal e planograma por canal e categoria, informação de precificação mínima e máxima por produto e orientação de como executar ações de promocionais, como abordagens, demonstrações, montagem de pontos extra, exposição de material MPDv e outros..
Compreenda a importância de criar e manter as rotinas para a equipe
Tanto o fabricante quanto o distribuidor precisam estar em contato um com o outro para otimizar os resultados das vendas.
Logo, é essencial criar e manter a rotina da equipe, com visitas periódicas para acompanhar o dia a dia do parceiro e identificar falhas nos processos de exposição de produtos, falta de treinamento do time quanto a mercadoria comercializada etc.
Desse modo, é possível oferecer suporte para que o canal de vendas, por exemplo, possa:
- colocar peças publicitárias nas gôndolas;
- fazer divulgação de promoções;
- fazer um treinamento específico sobre as propriedades de um produto;
- realizar pesquisas com os clientes da loja; e
- agendar experimentação da mercadoria,
- expor os produtos conforme a melhor exposição, entre outros.
Saiba o que deve conter no guia
O guia de execução do promotor precisa ter as operações de campo. Assim, para começar, ele deve trazer as informações abaixo.
Rotinas diárias nos PDVs
Descreva todo o trabalho que o promotor desenvolverá ao chegar no ponto de vendas, além de como deve se comportar, quem deverá procurar se tiver qualquer problema, orientações sobre os materiais de merchandising, maneiras de abordar os clientes e outros dados relevantes.
Canais que a empresa vai atuar
Os canais de vendas tem por características, missões de compras distintas para a jornada de compra do shopper, sendo assim é importante trazer a informação destes comportamentos no guia, para que o time de promotores, conheçam ainda mais o Shopper e possa tomar as melhores ações de execução nos PDV´s.
Mix por canais
É fundamental separar os produtos por super categoria, categoria e linhas, até chegar no SKU e definir os produtos ideias por cada canal de vendas. Por exemplo, indústria de iogurte é a super categoria. Ela produz iogurte em bandeja e em garra — são as categorias. Detalhando mais, há uma linha grego e outra tradicional, após teremos por exemplo já o produto, que seria o iogurte grego 100g.
Uma vez feito a organização dos produtos em categorias, é importante definir quais produtos ideias pra vendas em cada tipo de Pdvs. Para isto normalmente é avaliado a missão de compra do shopper, o giro que este tipo de produto tem para cada tipo de Pdvs, o tamanho da área de exposição do produto na gondola, o fluxo da loja e os tamanhos das embalagens.
Planograma
Definidas as categorias, é preciso mapear a exposição dos produtos nas gôndolas. Dentro do market share, veja quais mercadorias ficarão em que parte das prateleiras.
Assim, caso aquele iogurte tenha muitas vendas, é preciso posicioná-lo em um local de fácil identificação (zona quente) e com um volume de produtos que garanta a cadencia de abastecimento na gondola, para não gerar Rupturas.
Ações de merchan que serão executadas
O resultado do PDV depende da execução de todas as estratégias bem-feitas. Por isso, identifique o caminho até a marca, informe os objetivos da ação, ressalte os diferenciais do produto, chame a atenção para o espaço e melhore o visual periodicamente.
Para que tenha bons resultados nas vendas, faça da tecnologia a sua aliada no guia de execução do promotor. Afinal, todas as informações necessárias para a operação estarão nas telas dos smartphones, tablets ou notebooks.
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Estou criando o nosso Guia de Execução e estou precisando de ajuda na formatação, para torná-lo atrativo. Por favor, podem me indicar empresas que fazem este tipo de trabalho?
Olá Lys, grato pela interação.
Seguem algumas empresas que realizam esse trabalho:
https://www.agenciamolla.com.br/index.aspx
https://thatto.com.br/o-que-fazemos/
https://ciadetrade.com.br/
https://www.protrademkt.com.br/#solucao-360
https://www2.compart.com.br/solucoes-tecnologicas/