O que é trade marketing e quais são os benefícios para o negócio? Explicamos aqui!

4 minutos para ler
Site Trade Result

Saber o que é trade marketing e como usar as suas ações de maneira potencializada nos pontos de vendas é essencial para o crescimento sólido de uma marca junto ao seu público-alvo. Mas, em alguns casos, os gestores têm uma visão limitada dessa estratégia.

Parte disso se deve ao fato de que o termo trade marketing já é utilizado no mundo dos negócios a bastante tempo, associado principalmente às suas ações iniciais, que visavam as organizações dos produtos nas prateleiras, por exemplo.

Mas, com os avanços tecnológicos e as constantes mudanças no comportamento de consumo, o trade marketing evoluiu e trouxe novos mecanismos e maneiras de otimizar as vendas. Por esse motivo, criamos este post para explicar o seu conceito de forma abrangente. Confira agora mesmo.

O que é trade marketing?

O trade marketing consiste em uma série de ações e estratégias que visam conectar e promover uma experiência agregadora para os consumidores no ponto de vendas, e, por consequência, otimizar os resultados por meio da satisfação de suas demandas.

Estratégias de trade marketing incluem ajuste da precificação, aumento do giro dos produtos, exposição, sortimento e estoque calibrados de acordo com as necessidades do público local, além, é claro, de promotores locais bem treinados e motivados para criarem experiências de compra mais relevantes.

Quais são os benefícios do trade marketing para o fabricante e distribuidor?

O trade marketing proporciona melhor experiência de compra para o consumidor e aumenta as vendas, o que já é um grande benefício para os fabricantes e distribuidores. Mas também existem outros efeitos positivos no uso dessa estratégia.

Melhor relacionamento com os canais de vendas

As ações de trade marketing ajudam na organização do relacionamento entre fabricante, distribuidor e seus canais de vendas. Por isso, os trâmites operacionais e de marketing geram mais resultados positivos e menos atrito, falhas e desentendimentos.

Realização de ações com foco em sell-out

Os fabricantes e distribuidores também se beneficiam com o foco nas vendas de sell-out, que são aquelas direcionadas ao shopper que faz a aquisição final. Assim, seus estoques e lucros são otimizados com as ações de trade marketing.

Fortalecimento da marca

Se a percepção da marca nos pontos de vendas é melhorada e a experiência de compra otimizada, o fortalecimento da imagem da fabricante e distribuidora é uma consequência natural, especialmente considerando que o mercado é competitivo e outros estabelecimentos também criam suas estratégias para diferenciação e fidelização dos consumidores.

Os clientes são fidelizados pela marca da fabricante e a distribuidora que oferece seus produtos, com estoque e equipe sempre prontos para atender às suas demandas.

Aumento de vendas sell-out

Ações que oferecem um aumento das vendas para o shopper geram mais receita para os negócios, o que é, sem dúvidas, um grande benefício — lembrando que os lucros gerados proporcionam o crescimento dos negócios e destaque em relação à concorrência.

Impacto direto no Shopper

Fabricantes e distribuidores são atentos à satisfação de seus consumidores, e, ao ter estratégias de trade marketing em seus pontos de venda, a percepção positiva dos clientes é um caminho para a sua fidelização.

Impulso nos lançamentos e produtos de baixo giro

O trade marketing também tem ferramentas para trabalhar situações pontuais, como o lançamento de novos produtos ou aqueles com baixo giro, que serão substituídos por novas versões rapidamente. Nesse caso, eles podem ser colocados em destaque nas gôndolas, terem seus preços remarcados e equipes de promotores para incentivar suas compras, por exemplo.

Agora que você já entendeu o que é trade marketing na atualidade, seus benefícios e meios de otimizar os resultados de vendas, precisa escolher quais os indicadores de performance mais adequados para o seu acompanhamento.

Para isso, sugerimos a leitura de um conteúdo que produzimos para explicar como calcular o ROI de ações de trade marketing. Boa leitura!

Você também pode gostar

2 comentários em “O que é trade marketing e quais são os benefícios para o negócio? Explicamos aqui!

Deixe um comentário