Quer saber como montar um processo de vendas? Veja nossas dicas!
Você pode ter ferramentas, equipe de vendas, metas e objetivos em seu negócio, porém, o que faz uma empresa crescer são seus processos de vendas bem direcionados. Visto que os vendedores necessitam conhecer os procedimentos e ter um norte a ser seguido para obter bons resultados.
No entanto, não são todos os empreendedores que detêm esse conhecimento, pois o gerente de vendas é o profissional que deve compartilhar isso com os colaboradores. Muitas vezes, quem vende não entende a fundo sua necessidade e importância. Por isso, neste artigo, trouxemos dicas que podem ser usadas para melhorar o seu negócio.
Boa leitura!
O que é o processo de vendas e qual a sua importância?
O processo de vendas nada mais é que atividades feitas em ordem cronológica. Para isso, ele precisará ter começo, meio e fim pautados adequadamente. Mais um detalhe é quanto à sua forma, que é dividida em três tipos:
- auto serviço — quando o cliente compra sem a ajuda de um vendedor;
- vendas remotas — quando a venda é à distância, ou seja, por e-commerce, telefone, e-mail, redes sociais, entre outros;
- vendas presenciais — quando o vendedor tem contato pessoal com os clientes.
Contudo, é possível utilizar mais de uma forma para fazer as vendas ou até todas. Isso dependerá de sua estratégia. Assim, você saberá identificar qual é a melhor para cada situação.
Por outro lado, ao definir cada passo — desde o momento que o consumidor encontra sua loja até o encerramento das negociações —, você terá como realizar uma avaliação aprofundada. Pois, se fizer o acompanhamento, identificará os acertos e os erros de todas as etapas. Logo, poderá corrigir as falhas e investir em práticas que trazem produtividade, qualidade, aumento de vendas etc.
Dentro de um mercado competitivo, o consumidor se depara com produtos e serviços bem semelhantes de inúmeras empresas. Desse modo, não basta ter somente bons vendedores e, sim, processos de vendas estruturados, para que os profissionais tenham parâmetros quando forem se relacionar com os clientes.
Como montar um bom processo de vendas para o seu setor?
Existem diversas dicas para auxiliar você a determinar o processo de vendas da sua empresa. Assim, apresentaremos algumas delas para que você conheça procedimentos específicos e, com isso, tenha melhores resultados no seu negócio.
Veja!
Padronize seus métodos
O empreendedor, ao iniciar seu negócio, atua em diferentes áreas e isso permite que ele descubra o que dá certo ou não. Contudo, à medida que a empresa cresce, os departamentos ganham novos profissionais, inclusive na área comercial.
Assim, transmitir os métodos corretos é primordial. Todavia, é necessário um passo a passo documentado, para ensinar o que fazer e como realizar algo que possa ser replicado pelos demais integrantes do time. Essa metodologia se transformará em métricas e indicadores condizentes com a realidade dos vendedores. De modo que o processo de vendas se torne simples e padronizado.
Medir o desempenho das vendas com softwares
O Customer Relationship Management (CRM) é um software voltado para vendas, sendo grande aliado dos vendedores e gerentes porque possibilita estreitar o relacionamento e o processo de vendas. Visto que faz o monitoramento do histórico do cliente, ele programa e planeja o que deve ser realizado para concluir a negociação e demais tarefas relevantes a essa área.
Ter um processo integrado com outros setores da empresa
O departamento comercial não atua sozinho, ele depende do setor de estoque, faturamento, financeiro, marketing etc. Assim, invista em plataformas que façam integração com as áreas correlacionadas para ter melhores resultados e indicadores confiáveis para suas decisões. Com isso, conseguirá identificar em qual etapa há erros para realizar a devida correção. Geralmente, mudanças são necessárias para alcançar os objetivos propostos.
Enfim, agora que você já sabe como funciona o processo de vendas, entenda que ele traz benefícios como redução de falhas, reprodução do conhecimento, simplificação do treinamento e da gestão, melhora na produtividade, previsibilidade da receita e, ainda, proporciona vendas com mais rentabilidade.
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