O que é D2C, como ele funciona e quais suas vantagens?

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Você sabe o que é D2C? Essa é a sigla para direct-to-consumer, que significa exatamente “direto para o consumidor”. Consiste em um modelo de negócios criado para o sucesso do comércio eletrônico, baseado na vendas de produtos de um fabricante ao cliente final sem intermediários.

Tanto em canais offline quanto em e-commerce, o modelo tradicional tem sido aquele que inclui mais agentes na cadeia de vendas, como distribuidores, atacadistas e varejistas que atendem às empresas varejistas mais populares como as que conhecemos hoje. É uma proposta bem diferente da venda direta.

Agora que você entende o que é D2C, continue conosco para descobrir como o modelo funciona na prática e quais são as vantagens para a sua empresa.

Por que as marcas estão se lançando em vendas diretas?

A crise da Covid-19 deixou claro que a maioria dos consumidores está optando por se limitar às compras online. Isso se revelou um problema para marcas que antes só tinham presença em lojas físicas.

As interrupções na cadeia de abastecimento também causaram obstáculos e atrasos na distribuição de mercadorias. Para muitas empresas, o controle total sobre suas operações se tornou subitamente uma prioridade. E qual a melhor forma de conseguir isso do que montar um processo de vendas diretas, em vez de passar por varejistas?

Histórias de sucesso de D2C

As marcas podem aprofundar o engajamento reunindo pessoas para compartilhar experiências. A Kimberly-Clark, por exemplo, projetou especificamente seu clube de recompensas Huggies para atrair e educar novos pais.

A marca de luxo Burberry mantém microsites onde os clientes compartilham fotos de si mesmos em seus próprios casacos da grife e exibe desfiles de moda exclusivos para usuários mais jovens de seu aplicativo móvel.

Quais são as vantagens do modelo D2C para as marcas?

Com o D2C, os fabricantes tiram proveito de ferramentas que tradicionalmente têm sido o domínio do setor de varejo e dos mercados online. Vamos falar sobre algumas das vantagens que o modelo traz.

Facilidade de navegação

Por meio de seu próprio site, o fabricante pode disponibilizar catálogos completos para o cliente final. Com as plataformas de varejo, as marcas não têm controle sobre quais produtos em seu catálogo estão sendo oferecidos ou permanecerão temporariamente fora de estoque.

Cadeia de suprimentos flexível

Um fabricante D2C é responsável pela fabricação, marketing, distribuição, vendas e suporte ao cliente. Esse nível de controle é uma grande vantagem para as marcas, permitindo-lhes obter informações de mercado de forma direta e rápida, bem como adaptar e implementar mudanças com mais flexibilidade.

Contato direto com clientes

As empresas manufatureiras que desenvolvem um sistema D2C ficam mais próximas de seus clientes e podem conhecê-los melhor, já que agora são suas equipes de trabalho que se encarregam de gerenciar pedidos, consultas, reclamações e análises.

Quais são os outros modelos de negócios?

Como você deve saber, existem outros modelos de vendas. Saber em qual categoria se encaixa o seu negócio ajuda a pensar criativamente sobre quais oportunidades você pode aproveitar. Alguns deles são:

  • B2C: é o modelo mais comum, de empresa para o consumidor;
  • B2B: aqui, a empresa vende seus produtos ou serviços para outras empresas;
  • C2B: empresas desse tipo permitem que indivíduos vendam bens e serviços para empresas;
  • C2C: o negócio conecta os consumidores para trocar bens e serviços e normalmente ganha dinheiro cobrando taxas de transação ou listagem.

Um modelo D2C é certamente uma opção a ser considerada, diante das vantagens que ele proporciona. Vale lembrar que o sucesso vem para as empresas que se preocupam com seus consumidores finais e lhes oferecem conteúdo de qualidade e experiências positivas de compra.

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