Sortimento de produtos: o que é preciso saber sobre o tema?
Existem inúmeras estratégias para o empreendedor aumentar o rendimento do seu negócio. Entre elas está o sortimento de produtos para obter uma formação de preços competitivos. Pois, isso levará o shopper a escolher suas mercadorias devido à disponibilidade e a diversidade.
Logo, é indicado ter um bom planejamento e previsão de vendas, bem como monitorar os resultados para fazer uma análise das deficiências dos produtos e dos canais de distribuição. Assim, para entender melhor a relevância e como funciona essa estratégia, confira o artigo abaixo.
Boa leitura!
O que é o sortimento de produtos?
O sortimento de produtos está relacionado a todas as mercadorias comercializadas na loja. Elas são divididas em categorias e subcategorias, segundo suas necessidades. Por exemplo, na seção de chocolate podemos ter a subseções zero açúcar, sem lactose etc.
Além disso, ainda há dois fatores: a variedade — que é a quantidade de categoria, departamento e marcas no estabelecimento — e a profundidade — são os números de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) registrados em cada categoria.
Como escolher o sortimento de produtos para cada canal de vendas e região?
Quanto maior for a variedade das mercadorias, haverá de expandir sua marca no mercado. Por isso, ao fazer a escolha, considere para quem, onde e quando vender. Após responder essas perguntas:
- estude a missão de compra do shopper no canal;
- estude as marcas concorrentes e o posicionamento de cada uma;
- considere sempre a presença de marcas de combate e proteção para aumentar a rentabilidade;
- analise o fluxo logístico (entregas e devoluções);
- analise o formato de atendimento (direto ou via distribuidor);
- defina de forma clara o pacote de serviço para atendimento ao canal de vendas (logístico, vendas e promotores)
- calcule os riscos e os investimentos;
- defina mix obrigatório e complementar
Com as informações em mãos, estabeleça o mix de produtos e esteja presente nos pontos de vendas, nas redes sociais e no omnichannel. Ainda, mantenha um relacionamento com os consumidores, crie materiais de merchandising, ações de marketing e, acima de tudo, evite rupturas.
Quais são as estratégias para definir a melhor forma de sortimento?
Para garantir uma execução perfeita, tenha promotores engajados e que sabem da importância deles no trabalho em campo. Então, busque uma boa análise e gestão estratégica para definir os sortimentos de produtos, assim:
- defina metas;
- conheça o ciclo de vida dos produtos;
- mapeie os processos;
- trace as estratégias;
- acompanhe e avalie os resultados.
Qual é o papel do guia de execução e do planograma para o sucesso da implementação do sortimento nos PDVs?
O planograma é o posicionamento de uma mercadoria na gôndola do PDV, prateleira ou expositor, conforme sortimento ou gerenciamento por categoria. Logo, é importante seguir o guia de execução para identificar o momento certo no qual o shopper fará sua compra.
Por exemplo, em época de festa junina é fato que as vendas de pipoca aumentam. Então, confira a sazonalidade para montar o mix adequado. Afinal, são oportunidades de fazer promoções e ampliar as vendas de acordo com a necessidade do consumidor.
Qual é o papel do promotor e do vendedor para a implementação dar certo?
Cada um tem atividades específicas, assim o promotor faz a coleta dos dados com a máxima qualidade, verificando no sistema das lojas se o produto está cadastrado para compra. Caso esteja e falte na loja, deve sugerir a aquisição dos itens ausentes para a pessoa responsável no estabelecimento.
Já o vendedor faz a leitura diária dos relatórios de não presença de mix ideal nas lojas. Desse modo, realiza a negociação junto a compradores, gerentes de lojas e encarregados de setores para que comprem os produtos faltantes. Ainda, analisa quando algum novo item for comprado ou removido das compras.
Quais indicadores usar para acompanhar?
Para obter a presença de mix ideal, comece criando uma estrutura de produtos de sua empresa, de maneira mapeada, para fazer a análise de vendas. Dessa maneira, divida e subdivida as mercadorias comercializadas em famílias, linhas, tipos, segmentos, marcas e modelos de produtos.
Quanto às devoluções e o giro, saiba que as compras acima da demanda acabam por desviar dinheiro de categorias com giro rápido e que previnem quebras. Se as aquisições fossem equilibradas, haveria mais receita e margem de lucro em todas.
Portanto, o sortimento de produtos precisa contar com uma empresa de tecnologia para auxiliá-lo na gestão de trade marketing. Visto que esse sistema atuará nas rupturas, estoques virtuais, aumento de share, posicionamento de mix, entre outros.
Deseja entender mais sobre estratégias de trade marketing? Então, siga nossa página no Linkedin.