Conheça as principais tecnologias utilizadas no varejo!

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Poucos são os processos manuais ainda realizados dentro das empresas atualmente. Afinal, existem inúmeras ferramentas de automação que vieram auxiliar no trabalho diário. Se você pensa que esse fato tem acontecido somente em indústrias e prestação de serviços, saiba que na tecnologia no varejo as ferramentas também são usadas.

As lojas estão conectadas com fornecedores, bancos e clientes. São utilizados softwares específicos que contribuem para o aumento da produtividade, transações comerciais e relacionamentos com consumidores e parceiros. Se você tem um empreendimento, precisa saber mais a respeito. Confira o post!

Entenda a importância do uso da tecnologia no varejo

Muitas atividades de rotina são realizadas pela internet, com a ajuda dos e-mail, das redes sociais, dos aplicativos de bancos e de outras ferramentas. É um comportamento dos usuários que impulsiona empresários a investirem em lojas virtuais para oferecer conforto e praticidade.

Segundo pesquisa de Índice de Inteligência Empresarial 2019, as empresas brasileiras têm investido US$ 6 bilhões em tecnologia, principalmente no varejo. Esse setor tem migrado do físico para o online, inclusive com a participação nos marketplaces, que são shoppings digitais, onde são encontradas marcas e mercadorias de todos os tipos.

Para quem trabalha com loja física, quando as portas estiverem fechadas, seu negócio online estará vendendo 24 horas por dia. Para manter a vitrine em evidência, ainda é possível utilizar as redes sociais, os anúncios, e-mails e demais canais de venda com o público.

As empresas que desejam se manter competitivas e presentes no mercado devem usar estratégias em seu ponto de vendas e buscar a fidelização dos clientes.

Veja quais são as principais tecnologias utilizadas nesse setor

Existem diversas maneiras de utilizar a tecnologia e alavancar seu negócio. Pensando nisso, trouxemos algumas delas que você pode implementar no seu varejo. Confira!

Big data

Big data é o volume de dados gerados diariamente por uma empresa, que pode ser estruturados ou não. Fazer a gestão desses dados permite que gestores possam obter insights e embasar decisões estratégicas.

O negócio passa a ter conhecimento de números e elementos importantes com apenas alguns cliques. Consequentemente, isso ajudará na gestão do negócio, relacionamento com consumidores, maior qualidade nos serviços e produtos.

Cloud computing

Cloud computing (computação em nuvem) é um ambiente online onde se acessa e executa arquivos em texto, vídeo e áudio, softwares e demais recursos. Ou seja, não há mais necessidade de ter os dados dentro de seu computador. Além disso, todas essas informações podem ser compartilhadas com outras pessoas e empresas de qualquer dispositivo, sendo: tablet, smarphone e notebook, etc., desde que esteja conectado na internet.

Por exemplo, em uma loja os resultados de venda podem ser vistos em tempo real para que as tomadas de decisões dos gestores sejam estratégicas. Além de melhorar a experiência do cliente dentro de uma ambiente online, segmentando as mercadorias com as quantidades existentes e de maneira customizada para que encontre os produtos que procura.

Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) é uma rede de dispositivos conectados entre si e com seus usuários, por meio de sensores inteligentes e plataformas que trocam dados pela rede. Uma amostra está no serviço omnichannel que proporciona aos consumidores uma jornada de compra incrível.

Nesse aspecto, a IoT permite conectar o celular do cliente à loja virtual, de modo que mais dados sobre ele seja usado para melhorar o Customer Relationship Management (CRM). Ainda, o consumidor pode comprar online e retirar o produto na loja física.

Em resumo, investir em tecnologia no varejo demanda o uso de softwares especializados para organizar e potencializar os processos, como um sistema de gestão de Enterprise Resource Planning (ERP), conciliador de cartões, meios de pagamentos, ferramentas para gestão da cadeia de abastecimento, controle de fornecedores e etc.

Assim, fica mais fácil reduzir desperdícios e prejuízos, além de obter relatórios para tomar decisões, fazer o controle com eficiência dos processos internos e melhorar o contato com distribuidores e indústrias.

Agora que você conhece as principais tecnologias no varejo, conte para nós qual delas você já utiliza. Em qual pretende investir? Deixe o seu comentário!

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