4 melhores tendências em trade marketing que você não pode perder

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Para manter seu negócio competitivo e com bons resultados em vendas, é essencial estar atento às tendências em trade marketing, que conecta as marcas e os produtos aos shoppers nos pontos de vendas.

Contudo, em um mercado de transformações constantes, é preciso descobrir as melhores estratégias para serem adotadas, incluindo a inserção das novas tecnologias para permitir que os dados estejam conectados para serem explorados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar as 4 principais tendências em trade marketing. Continue a leitura e confira!

Saiba como o trade marketing precisa ser estratégico nas empresas

trade marketing é um conjunto de estratégias aplicadas dentro do PDV, na qual a indústria facilita o acesso à marca com os parceiros e distribuidores. Dessa maneira, os shoppers se interessam pelos produtos e, com isso, há um aumento de vendas.

Por exemplo, quando você procura por carne e linguiça para um churrasco, existem ilhas com cerveja, carvão, pão de alho etc. próximas ao açougue. Essa junção de mercadorias relacionadas é colocada propositalmente por um profissional da área para despertar o desejo por outros itens.

Percebeu o quanto ele foi estratégico? Todavia, é necessário ter conhecimento de marketing e vendas para identificar as necessidades dos clientes, entender sua missão de compra, controlar o estoque e muito mais.

Dessa maneira, é preciso reconhecer as tendências perante os novos hábitos de consumo ou nichos de mercado com crescimento em potencial. Entre elas, estão melhorias nos canais de distribuição, criação de displays inovadores e uso de softwares de gerenciamento a fim de otimizar a tomada de ação.

Usando o Business Intelligence para potencializar os resultados

Muito além de uma tecnologia, o Business Intelligence (ou, simplesmente, BI), é um conceito de transformar qualquer informação relevante em dados claros, que permitam à empresa agir de maneira assertiva. Ou seja, ele está relacionado à coleta, ao armazenamento, à organização, à análise, à interpretação, à aplicação e ao compartilhamento de um material que oferecerá suporte à gestão.

Desse modo, como o BI se apresenta como uma das importantes tendências em trade marketing? Para poder implantar melhorias nos PDV’s, por exemplo, é fundamental entender claramente os indicadores capturados nos locais pelos promotores de vendas, tais como ruptura, estoque, precificação e campanhas de concorrentes, entre outras coisas.

Dessa forma, para garantir a interpretação correta de tudo o que foi levantado — sem perder de vista nenhum fator relevante —, e para assegurar o empenho das estratégias corretas para gerar lucro, é de suma importância a utilização de uma ferramenta de BI.

O uso correto de uma plataforma desse tipo impacta diretamente o resultado das vendas, além de possibilitar insights e projeções futuras com base nas ações realizadas.

Veja quais são as principais vantagens do uso de Business Intelligence como solução para o trade marketing:

  • definição de ações de trade marketing e estratégias;
  • análise de promoções e campanhas de marketing;
  • rastreamento dos preços praticados pela empresa e concorrentes em todos os PDV’s;
  • verificação precisa quanto ao posicionamento de mercado;
  • redução de tempo e gastos na coleta de informações, dispensando a terceirização de pesquisas;
  • comparação e monitoramento de preços praticados em Sell-in e Sell-out;
  • melhoria das condições de negociação com varejistas e distribuidores;
  • detalhamento de dados de todos os PDVs;
  • economia de tempo ao produzir apresentações e levantar relatórios.

Outra bela funcionalidade de uma ferramenta de Business Intelligence é a alternativa de gerar dados a partir do reconhecimento de imagens. O funcionamento é bem simples: por meio de uma foto da gôndola, o software fornece todos os indicadores para uma auditoria de estratégia de execução, completa e detalhada.

Você consegue pensar na otimização de tempo e de produtividade que essa função possibilita? Mais um exemplo de oportunidades que a união entre tecnologia e trade marketing traz é o uso de geo-inteligência para a roteirização otimizada dos promotores de venda. Isso torna possível a capacidade de programar e acompanhar simultaneamente a localização de cada um deles.

Essa solução contribui desde a gestão até a operacionalização do negócio, pois reduz os custos e atinge bons resultados de venda. Usando uma solução integrada como essa, os prazos são atendidos mais facilmente, as informações são compartilhadas com rapidez e a produtividade do time de campo é elevada ao máximo.

Confira as 4 tendências em trade marketing para ficar de olho

Monitorar as novas exigências no mundo digital demanda investimentos e conhecimentos no setor de marketing. Logo, é fundamental se antecipar diante das tendências para acompanhar as inovações do mercado e os desejos dos shoppers.

Com isso em mente, conheça, a seguir, as principais tendências em trade marketing!

1. Atuação do trade no comércio eletrônico

No e-commerce, a sua marca brigará por destaque junto a centenas, pois não há um promotor que identifique as oportunidades para ofertar um produto ao consumidor. Desse modo, você deverá aplicar estratégias por meio de sites intuitivos, rápidos e claros para o shopper.

Assim, preze pelo uso de boas imagens de seus produtos, de todos os ângulos. Além disso, tenha cuidado com o título e procure disponibilizar uma descrição detalhada sobre o item.

2. Uso de realidade aumentada

A realidade aumentada oferece diversas funcionalidades ao mercado promocional. Afinal, ela está ligada aos celulares e à relação que os seus proprietários têm com eles.

Dessa maneira, o consumidor pode obter inúmeras experiências no PDV, como receber informações técnicas de um produto, participar de ações de marketing ou promocionais, dar a sua opinião nas redes sociais, analisar os benefícios do artigo e assim por diante.

Com o investimento em realidade aumentada, portanto, o ponto de vendas se transforma em um local de experiência, incentivando o shopper market.

3. Integração com o offline e o online 

Para a integração do online com o offline, é preciso pensar além do ambiente conectado. Isso pode ser feito ao permitir a compra virtual com retirada em loja — ou seja, uma prática omnichannel.

As campanhas também devem ser feitas pensando nessa integração, para obter uma experiência unificada. Por fim, é aconselhável sempre avaliar os dois ambientes para potencializar a performance.

4. Acompanhamento dos resultados pelos KPIs corretos

As estratégias são ajustáveis mediante as situações em que se encontram. Logo, é conveniente ter um planejamento e monitorar os seus resultados para executar as adequações necessárias.

Por isso, faça uma análise dos KPIs que fazem sentido para a sua empresa, como o desempenho de pessoas, produtos, preços, pontos de venda e promoção.

Ao adotar as tendências em trade marketing na sua empresa, é apropriado inserir merchandisingdigital trade marketing, campanhas de incentivo, branding e outros. Isso deve ser feito para que haja aumento nas vendas, melhoria no posicionamento do mercado, otimização da experiência e dos relacionamentos, diferenciação dos concorrentes e crescimento do negócio.

Mantenha-se atento às transformações do mercado e adote todas as tendências mencionadas neste artigo, que seus resultados serão incríveis!

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