Plano de ação para o pós-pandemia: qual sua importância e como criá-lo?

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Com o aparecimento do coronavírus, a jornada de compra dos shoppers mudou de uma hora para a outra. Inúmeras atividades comerciais sofreram as consequências de não poderem vender como antes ou de serem impedidos de abrir os estabelecimentos. Diante disso, é necessário preparar um plano de ação para o pós-pandemia, a fim de minimizar, ao máximo, os prejuízos. 

Assim, quem trabalha com varejo e trade marketing deve criar medidas alternativas, como adiantamento de férias, trabalho remoto, redução de promotores nas lojas, entre outros. Visto que a prioridade é a saúde de todos, para prevenir a transmissão da doença. No entanto, você tem um plano para pôr em prática quando tudo voltar ao normal? Então, confira as dicas a seguir!

Entenda a importância de elaborar um plano de ação para o pós-pandemia com antecedência 

Independentemente da situação da economia, da política ou de outros problemas que afetam o mercado, toda empresa precisa ter um plano de ação. Ele é relevante para alcançar as metas propostas e obter os melhores resultados. Nesse período de pandemia, isso se tornou fundamental para a sobrevivência dos negócios. 

Afinal, o plano de ação é uma metodologia para definir metas, objetivos e tarefas a serem feitas. Assim como quem serão os responsáveis por elas e o acompanhamento de cada projeto, para chegar ao fim de maneira satisfatória. Na verdade, os gestores devem conquistar os liderados e incentivar o engajamento, para que eles aceitem as determinações e contribuam para o sucesso do planejamento. 

Essa ferramenta auxilia o crescimento saudável e acelerado do negócio, de modo que as finanças não saiam prejudicadas. Também, proporciona praticidade e organização nos processos de tomada de decisão. Assim, preveem o que pode acontecer no pós-pandemia e deixam a organização preparada, mantendo-a em andamento. 

Veja os motivos de monitorar os novos hábitos de compra dos shoppers 

Devido à transmissão da Covid-19, os governos de todos os países tomaram atitudes para proteger suas populações. Entre elas, restringiram a atuação do comércio — ora fechando, ora trabalhando com sistemas drive thru, take away e delivery. Logo, os consumidores tiveram que fazer suas compras seguindo essas diretrizes ou buscaram outras maneiras, como o e-commerce

Em outras palavras, houve uma mudança tanto no estilo de vida quanto no comportamento de consumo. Assim, compreender essas alterações é relevante porque elas influenciam o desenvolvimento econômico, as finanças de pessoas e empresas, o mercado de trabalho e a vida social. Com isso, as empresas deverão repensar seus portfólios para atender a essa nova demanda dos shoppers, ou seja, se reinventar.  

Descubra como montar um plano de ação para o pós-pandemia 

Desenvolver um plano de ação não é complicado, pois há diferentes metodologias para isso, bem como ferramentas bem eficientes. Contudo, para ter êxito, apresentaremos algumas dicas que facilitarão o seu planejamento.

Confira! 

Crie metas alcançáveis 

Após ter uma visão clara do que necessita, crie metas alcançáveis para que os colaboradores consigam atingi-las. Logo, pesquise o que pode ser feito por eles dentro de prazos que possam ser ajustados conforme a necessidade. Isso ajudará a alcançar os objetivos, do contrário, não será possível cobrar e avaliar o desempenho dos envolvidos. 

Decida os prazos de entrega das tarefas-chave 

Determine o tempo para que cada tarefa seja concluída, visto que as atividades já terão processos definidos. Inclusive, pode ser interessante consultar os profissionais participantes para decidir isso juntos. Assim, eles saberão definir prioridades e urgências.  

Faça a previsão de cenário otimista, moderado e pessimista  

Imprevistos sempre acontecem, então, crie cenários com possibilidades otimistas, normais ou não. Isso é relevante para estar preparado para agir em situações de risco, como mudança de mercado, crises econômicas, acidentes de trabalho etc. Logo, você saberá quais atitudes tomar diante do ocorrido, adequando a execução da estratégia às novas necessidades. 

Portanto, monitore todo o plano de ação para o pós-pandemia para garantir que os processos sejam cumpridos conforme determinado. Assim, mantenha relatórios e reuniões constantes com a equipe, a fim de identificar problemas e causas. Então, faça ajustes para favorecer o andamento do plano e a obtenção dos objetivos traçados. 

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