Entenda como criar uma estratégia no PDV em períodos de pandemia

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Desde março de 2020, com a pandemia do Coronavirus, o comportamento dos consumidores mudou, devido ao isolamento social para conter o número de contaminados pela doença. Isso trouxe uma crise mundial em praticamente todos os mercados. O que refletiu, inclusive, nas estratégias de PDV (Ponto de Vendas), que as empresas tiveram que repensar para enfrentar o momento atípico. 

Embora as indústrias, comércios e prestadores de serviços estejam retornando as suas atividades, fica o questionamento de como será trabalhar com o novo perfil de consumidor e como aumentar as vendas diante desse cenário. Por isso, viemos trazer algumas orientações para você pôr em prática e se preparar para a tendência.

Aproveite a leitura! 

Compreenda a mudança de comportamento de compra durante a pandemia  

Além da Covid-19, os veículos de comunicação tiveram uma participação essencial na mudança de comportamento dos consumidores no começo da pandemia. Pois, foi por meio deles que a população foi informada sobre a exigência do distanciamento social.

Para suprir suas necessidades pessoais, muitos estocaram produtos de higiene, limpeza e alimentos. Contudo, com o passar dos meses, a aquisição desses itens entrou na normalidade. Às vezes, há alguns picos, mas por causa da reabertura de empresas e das condições restritas de vida. 

No entanto, com o retorno das atividades, há outros fatores que têm influenciado essas alterações, como a reprogramação: do carrinho de compras, do lar, do racional e da acessibilidade dos preços. Visto que, ao vivenciar esse período incomum, começaram a repensar a forma de comprar e o que adquirir. 

Logo, é importante as marcas captarem que terão de atender às novas necessidades deles de maneira rápida, traçando novas estratégias de PDV, a fim de aumentar as vendas suprindo a demanda do mercado. 

Veja como criar uma estratégia de PDV 

Para isso, será preciso desenvolver ações diferenciadas ou adaptar aquelas já previstas aos pontos de vendas. Sendo assim, trouxemos algumas orientações para ajudar nesse processo e no reconhecimento do comportamento dos seus consumidores.

Confira abaixo! 

Conhecer o novo comportamento de compra  

Um dos grandes desafios das marcas durante e pós-pandemia é oferecer produtos a shoppers cada vez mais exigentes. Dessa maneira, vamos ilustrar dando um exemplo da Alpargatas, indústria de calçados. Ela ativou mais de 40 mil Pdvs em 8 meses, focando atender canais que podiam vender durante as fases de restrições, e assim chegou ao seu público. Antes, foi feito um estudo do comportamento dos shoppers para poder se relacionar com eles diante da nova realidade. 

Outra empresa que está atenta às alterações é a Mondelez Brasil, indústria de alimentos, que montou uma equipe para avaliar e analisar essas transformações. O objetivo é obter insights para novos produtos, formas de comunicação e ativação de pontos de vendas. Assim, as decisões são tomadas mediante dados quantitativos que mostram a viabilidade dos projetos. 

Ampliar ações para vendas online  

Não pense seu funil de vendas como era feito antes da pandemia. Agora, é preciso criar um pipeline — processo pelo qual o consumidor passa antes de decidir por uma compra da marca. Sendo assim, abra oportunidades de vendas online pelo sitemarketplacese-commerces e outros canais vendas.

Invista no relacionamento pelo marketing digital. Afinal, mais pessoas estão em casa com maior tempo disponível para realizar pesquisas antes de adquirir algo. Não se esqueça de conectar suas campanhas onlines, com as lojas físicas (offline), assim seu sucesso será ainda maior.

Aumentar a atuação nos canais de cash carry e hipermercados 

Com a pandemiadois formatos de canais de vendas tiveram expansão, o cash carry e o hipermercado. O primeiro, que são as lojas de atacarejos, cresceram incrementando pães industrializados, salgadinhos, refrigerantes e demais produtos. Neles, o público encontrou uma fonte de abastecimento. 

Já nos hipermercados, os clientes têm visado compras menores para reposição de produtos corriqueiros, como café, frios, limpeza, arroz, feijão e outros. Então, análise em qual situação os seus produtos se encaixam melhor, para que possa ter mais a presença deles

Entrar com marcas de combate 

Além de inserir seus tradicionais produtos no mercado, também, é importante trabalhar uma marca de combate para que os consumidores não o deixem devido o preço da concorrência. Muitas empresas têm desenvolvido essa estratégia, pois ela surge quando é necessário defender seu mercado de novos produtos que agem com valores mais baixos. Desse modo, ela reduz e até estanca o avanço do adversário, sem colocar em risco sua marca principal. Essa estratégia tem funcionado bem. 

Confira as expectativas de comportamento de compra pós-pandemia 

As organizações estão preocupadas com o comportamento dos consumidores pós-pandemia. Dado que se movimentam para encontrar melhores mercados em suas áreas e possibilidades futuras para se relacionarem mais com os clientes. Com isso, o planejamento será a curto e médio prazo, de modo que possam se preparar e, se necessário, alterar a trajetória

Claro que sempre baseados em dados e inúmeras análises que as ferramentas de mensuração proporcionam aos gestores. Pois, por meio de números, tendências e pesquisas encontram-se os caminhos do mercado após a Covid-19. Entre o que já foi verificado, está previsto que as empresas trabalhem com múltiplos canais, jornadas de compra digital, novas demandas e formas de comunicar o consumo.

Veja a seguir. 

Múltiplos canais 

Segmentar e ativar canais digitais e físicos para buscar nichos direcionados a grupos específicos. Logo, dessa observação, você descobrirá quais pontos de vendas podem fazer parte de seus canais e ampliar a sua distribuição. 

Jornada de compra digital 

Empregar a digitalização das vendas diretas e indiretas, com a finalidade de desenvolver jornadas de compras simples para os clientes (canais de vendas e clientes finais). Visando agregar na cadeia de valor e fornecendo uma experiência maior no customer care de pós-venda. 

Novas demandas de consumo 

Inovar nos modelos de negócios para atender a demanda de maneira expressiva. Pois, novas necessidades aparecem nos lares dos consumidores quanto a trabalho, lazer, alimentação, saúde etc. Isso gera oportunidade para toda a economia. 

Novas formas de comunicar o consumo 

Informar as vantagens e as qualidades dos produtos e serviços é essencial para que o consumidor tenha percepção deles. Assim, devem entregar alto valor e melhoria para a vida das pessoas, como alimentos funcionais que aumentam o sistema imunológico, cosméticos antimicrobianos, serviço de saúde remota, eletrônicos para home office e muito mais. 

Portanto, estude bastante as tendências e o novo comportamento dos consumidores para desenvolver estratégias de PDV inovadoras e que chamem a atenção dos clientes. Para ajudar nesse processo, o Trade Result traz soluções que definem objetivos por canal, ponto de venda e categoria. Ainda, gera relatórios por loja e indicadores de nível de visitas, rupturas, preços, sharepontos extras, ações promocionais e outros. 

Se deseja conhecer mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco que vamos tirar todas as suas dúvidas. 

 

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