O seu trade marketing tem uma estratégia de mix ideal? Saiba como montar o mix de produtos ideal com estas 5 dicas

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Em um mercado competitivo, as marcas precisam de estratégias para se sobressair, aumentar a rentabilidade e garantir a fidelidade do seu público. Criar um mix ideal de produtos torna-se essencial.

O mix é uma variedade de produtos ou serviços oferecidos. O shopper passa a ter acesso a uma gama de possibilidades de consumo, aumentando, assim, as chances de conversão nas vendas.

Uma vez que a variedade é importante para as empresas, o papel do trade marketing é criar uma estratégia para fazer sua marca e seus produtos sobressaírem à concorrência se posicionando da maneira correta em cada canal de vendas.

Neste post, mostraremos 5 dicas de como você pode montar seu mix, ressaltando a importância dessa tática para o sucesso da sua empresa Então, confira!

Qual a importância do mix de produtos?

O mix de produtos, como vimos, caracteriza-se pela variedade de opções de itens oferecidos em um empreendimento. Essa estratégia é fundamental para garantir ao público alternativas de consumo, fazendo com que as chances de vendas sejam maiores, com mais variedade de itens e mais rentáveis.

A seguir, falaremos sobre alguns dos seus benefícios.

Expansão de mercado

A importância de se trabalhar o mix está em ganhar espaço dentro dos PDVs (share e ponto extra), a fim de aumentar a exposição da sua marca e, consequentemente, a rentabilidade dos seus produtos presentes no mercado.

Vantagem competitiva

Ter um portfólio de produtos mais completos de acordo com cada canal de vendas gera vantagem competitiva para a sua marca. Além disso, a sua equipe de vendas passa a ter um direcionamento mais claro dos produtos por canal e região, alinhado às expectativas dos shoppers, ou seja, o produto certo estará no canal certo para o shopper certo.

Veja algumas outras vantagens de se trabalhar o seu mix de produtos:

  • Aumento da rentabilidade nas negociações
  • Aumento do ticket médio
  • Aumento do nível de satisfação dos canais de vendas

Fidelização do shopper

A fidelização do shopper é um dos objetivos de um gestor de trade marketing. Para tanto, é necessário criar estratégias de comunicação e construção de um relacionamento duradouro e sólido.

Assim, majorar a oferta de produtos ou serviços deve estar entre as prioridades da sua área. Caso você atue em uma empresa de produtos lácteos, por exemplo, pode oferecer produtos complementares ao seu produto principal, considerando:

  • O fator de escolha do canal de vendas
  • A missão de compra dos shoppers
  • A árvore de decisão de categorias/produtos.

Como fazer um mix de produtos?

Agora que sabemos o conceito e a relevância que um mix de produtos possui, daremos 4 dicas para que você possa aplicar essas estratégias em seu negócio. Confira!

1. Avalie o histórico de vendas / devoluções

Um dos principais pontos para a criação de um mix ideal é conhecer bem o histórico de vendas e devoluções dos produtos por região e canal. Ele serve para verificar se existe algum produto com baixo giro, com alto volume de devolução, para entender as vendas por sazonalidade e se a venda de algum item impulsiona a venda de outro.

As respostas serão uma informação muito relevante para a análise em conjunto com outros dados que determinarão o melhor mix. Esse deve ser um processo periódico, fazendo parte da rotina organizacional.

2. Conheça sua nota de execução de loja perfeita

Dentro da ideia do que é uma loja perfeita, entende-se que um dos conceitos é a aderência do mix ideal dentro do PDV. No entanto, quando estamos construindo o mix ideal é importante perceber como está a execução dos seguintes pilares:

  • Planograma: a aderência de execução que o meu atual planograma tem;
  • Share: qual o espaço de mercado temos, o quanto ainda podemos crescer além da realidade atual e assim entendemos o cenário de espaço para a construção do mix;
  • Pontos extras: entender o quanto estamos presentes em pontos adicionais para que, no direcionamento do mix, possamos levar produtos que tenham mais aderência a estes espaços do PDV.

3. Compreenda sua persona

A persona é um perfil que determina as características do shopper ideal da sua marca e traça as estratégias para que as suas demandas sejam atendidas. Assim, entender as dores e as motivações da persona é algo fundamental.

Portanto, antes de começar a desenvolver o seu mix ideal de produtos, é preciso conhecer algumas informações.

  • Conhecer os fatores de escolhas dos canais que os seus produtos estarão
  • Conhecer a missão de compra dos shoppers nesses canais
  • Conhecer a árvore de decisão de compra das suas categorias / produtos

4. Leve em conta a relação entre os produtos do Mix

Para fazer um mix de produtos, é preciso que você considere a relação dos itens já existentes e aqueles que serão acrescentados ao catálogo. Isso é essencial para que o seu nicho não se desconecte dos seus produtos e evita que a identidade da sua marca fique indefinida.

Assim, procure ofertar marcas e produtos que se complementam, pois isso estimulará a compra.

5. Faça uma avaliação constante

Uma vez que as necessidades do mercado mudam, é necessário fazer uma avaliação constante no seu mix de produtos. Além disso, os produtos adicionados ao mix também deve passar por uma avaliação periódica para que seja verificado se estão oferecendo os resultados esperados.

Essa prática dará a você maior controle sobre os processos. Será possível fazer os ajustes necessários caso a resposta não esteja de acordo com o planejamento.

Portanto, é fundamental que seja avaliado criteriosamente a rentabilidade dos produtos nos seus respectivos canais. Além disso, essa atividade precisa ser realizada periodicamente.

Diante de um mercado tão competitivo, com hábitos de consumo que se transforma constantemente, é muito importante criar uma estratégia eficaz para oferecer um mix ideal de produtos para os canais de vendas e shoppers.

Gostou do nosso artigo? Então, continue com a gente e descubra como a relação positivação, mix e share pode aumentar suas vendas!

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