Por que fazer pesquisa de mercado no trade marketing? Entenda

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Mesmo o trade marketing sendo bastante voltado à execução de ações práticas, seu sucesso depende de uma base sólida de informações capaz de direcionar cada aspecto desse processo, garantindo seu máximo desempenho.

Nesse contexto, a pesquisa de mercado ganha importância ao permitir que todos os envolvidos — indústrias, agências, distribuidores e PDVs — tenham dados para ajudá-los a ajustar suas estratégias e otimizar seus resultados.

Por isso, hoje vamos te dar um panorama dessa atividade. Confira!

Qual é o impacto da pesquisa de mercado no trade marketing?

Basicamente, uma pesquisa de mercado, enquanto fonte de informação sobre o ambiente de negócios, busca encontrar soluções, entender contextos ou identificar oportunidades. Todos esses objetivos acabam servindo para direcionar estratégias e ações de trade marketing que geram impactos como:

  • aumentar a eficiência das decisões tomadas, alinhando-as à realidade;
  • organizar processos internos para garantir o máximo resultado;
  • otimizar as atividades em toda a cadeia produtiva, visando valorizar a marca.

Por que fazer pesquisa de mercado no trade marketing?

Tais impactos já são bons motivos para investir na pesquisa de mercado voltada ao trade marketing. Entretanto seus benefícios específicos a tornam indispensável para elevar a competitividade dessas estratégias. Conheça suas principais vantagens nesse sentido!

Aprofunda o conhecimento sobre o público-alvo

Conhecer as preferências, linguagens, gatilhos, prioridades e atrativos que mais impactam o cliente é relevante para otimizar o trade marketing. Nesse sentido, dados demográficos e comportamentais servem para guiar mudanças capazes de fazer o shopper escolher o seu produto. Tais ações podem ser aplicadas em:

  • embalagens e características dos itens;
  • layout e merchandising nos canais de venda;
  • precificação e formas de pagamento.

Facilita o monitoramento dos concorrentes

A pesquisa de mercado não se limita ao público, os concorrentes também são considerados nela. Mais que realizar um comparativo, é necessário buscar por inspirações para o aperfeiçoamento, oportunidades e brechas deixadas por eles quanto a:

  • políticas de vendas, pagamentos, preços ou cobranças;
  • qualidade dos produtos e dos fornecedores escolhidos;
  • modelos de recebimento e exposição.

Antecipa e mapeia tendências

Muitas das tendências que rapidamente mudam o ambiente de negócios já apresentavam pistas antes de se concretizarem. Assim, uma pesquisa de mercado bem executada, partindo das reais necessidades e abrangendo todos os fatores de influência, possibilita antecipar esses rumos. Em consequência, as ações de trade marketing se aproximam dos desejos do cliente.

Como colocá-la em prática com sucesso?

Ainda que o trade marketing envolva desde a fabricação até a venda, todos os empreendimentos se valem das mesmas práticas para realizar sua pesquisa de mercado. Veja como executá-la com sucesso a seguir!

Não ignore o planejamento

A qualidade da pesquisa de mercado está totalmente ligada ao seu planejamento. Um erro nisso e seus resultados podem direcionar estratégias e ações para longe do sucesso. Afinal, nessa etapa são definidos seus pontos principais como:

  • objetivos que devem nortear as demais decisões;
  • público-alvo e tamanho da amostra a fim de garantir a precisão dos resultados;
  • perguntas realizadas visando obter respostas que atendam a real necessidade de informação.

Garanta uma análise isenta

A análise precisa estar livre de vieses, direcionamentos ou interpretações subjetivas para gerar uma visão realista do mercado. Entretanto, isso não significa limitar a avaliação aos resultados gerais. Os recortes demográficos tendem a demonstrar diferentes comportamentos ou interesses que exigem ações igualmente diferenciadas para cada grupo.

Lance mão da tecnologia

Softwares, como o App Trade Result, englobam desde o planejamento até a execução das estratégias de trade marketing por indústrias, agências, distribuidores e pontos de venda. Assim, também contam com funcionalidades voltadas a pesquisa de mercado que facilitam esse processo ao permitir:

  • roteirizar e acompanhar a performance das equipes de campo;
  • acessar as informações coletadas em tempo real;
  • criar e customizar relatórios;
  • consolidar dados de produtividade.

Como visto, fazer uma pesquisa de mercado voltada ao trade marketing gera muitas vantagens para diversos segmentos da cadeia produtiva. Com ela cada um consegue realizar otimizações para aumentar as vendas.

Na hora de efetivar esse processo conte com a ajuda da tecnologia. Agende uma apresentação e descubra tudo o que nosso App tem a oferecer!

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