Controle de Ruptura no PDV: saiba o que é e como reduzir esse tipo de perda

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Evitar a ruptura de estoque e do ponto de vendas pode ser considerada como uma tarefa complexa, pois ela ocorre por diversos motivos e pode gerar consequências graves, como a perda das vendas, da fidelidade do cliente e da credibilidade da loja.

Por isso, é preciso ter uma gestão de equipes para que elas organizem os processos internos do varejo e não sofram com essa situação. Com isso, poderão definir estratégias e critérios para repor as mercadorias nas gôndolas, reduzindo o risco de desabastecimento tanto em estabelecimentos físicos, como virtuais. Ademais, devem planejar a demanda e a sua distribuição para que não haja falhas logísticas.

Pensando nisso, neste texto, entenda o que é a ruptura de estoque e de ponto de vendas, como evitá-la e qual é o papel do software de gestão. Continue a leitura e confira!

O que é a ruptura de estoque e do ponto de vendas?

O significado de ruptura é o ato ou o efeito de romper algo. No caso de ruptura de estoque, é quando uma mercadoria não pode ser reposta no estoque do varejo e, consequentemente, no ponto de vendas. Dessa forma, prejudica-se a comercialização do produto e a venda para o shopper, impactando negativamente a loja e a indústria.

Já a ruptura de gôndola ou PDV ocorre quando há uma indisponibilidade de um produto no varejo. Ou seja, ele deveria estar disponível nas prateleiras para os consumidores, mas não está. Isso gera uma experiência ruim, trazendo insatisfação, perda de credibilidade, e redução de vendas e de consumidores.

Um estudo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) demonstrou que, quando um shopper chega ao ponto de venda e não encontra o que deseja, 17% deles adiam a compra e 11% desistem dela. Um detalhe é que 37% procuram outro estabelecimento, danificando a sua fidelidade com a marca.

Por isso, não é nada agradável para o consumidor sair para comprar um item de que precisa e não encontrá-lo, pois ele ficará insatisfeito e isso trará uma imagem negativa tanto para a loja, como para a indústria. Porém, há maneiras de evitar esses aborrecimentos e obter benefícios com isso.

Como evitar a ruptura?

Conheça os seus produtos e os hábitos de compra do consumidor

Saber o giro de seus produtos é relevante para que se mantenha o equilíbrio das mercadorias nas lojas e o fluxo de saída dos estoques. Geralmente, itens perecíveis tem um giro maior que os de vida útil mais longa ou de preços mais elevados. Assim, mensurando a entrada e saída das mercadorias, é possível criar rotinas e uma periodicidade para que o promotor visite o estabelecimento e reponha as gôndolas.

Realize auditorias e inventários periodicamente

Faça constantemente um balanço dos produtos por grupo. Dessa maneira, conseguirá manter o estoque contábil — aquele registrado no sistema —, e o físico, que se encontra no depósito da loja. Consequentemente, saberá o que realmente tem em sua loja e, se for o caso, a equipe de compras providenciará mais itens para que não haja ruptura.

Organize a gestão de trabalho dos promotores

Manter o controle do estoque e dos pontos de vendas não é uma tarefa fácil. Por isso, crie uma parceria com os players da cadeia de suprimentos, para que possam trocar informações sobre o número de mercadorias existentes e as vendas realizadas.

Compartilhando diariamente esses dados, a indústria e os seus promotores poderão fazer as reposições adequadamente, evitando que ocorram faltas. Isso pode ser feito por meio de um software de gestão de estoques, que, integrado com o sistema de vendas, emitirá relatórios diários demonstrando onde há ruptura, tanto por produto como por loja.

Logo, há a possibilidade de trabalhar com ações preventivas, beneficiando a indústria, o varejo e o shopper.

Como os softwares podem ajudar na gestão de equipes?

A tecnologia facilita à loja o planejamento da reposição de inúmeros produtos em diversos varejos, além da organização das reposições e do uso da base de consumo para gerir as equipes. Com essas informações integradas e conectadas, fica mais fácil agir perante um problema que tenha acontecido depois do registro na loja, pela equipe de campo ou no processamento estatístico dos dados de vendas e de estoque.

Isso cria indicadores consolidados que trazem análises históricas e de tendências. Essa integração de informações tem sido feita por empresas como a Neogrid e Acerra, junto com o aplicativo da Trade Result. Assim, a equipe de campo toma conhecimento em tempo real das mercadorias que têm potenciais de risco ao entrar no PDV e podem direcionar suas ações na solução dos problemas.

Para empresas que consideram o custo dessa informatização elevado, elas podem utilizar somente o aplicativo do Trade Result para tornar o seu processo completo e com um custo mais acessível.

Esta tecnologia permite que a indústria se responsabilize pelo gerenciamento e pela reposição dos seus produtos nos pontos de vendas, conforme a movimentação do estoque e das vendas nas lojas e nos distribuidores. Com isso, os promotores não necessitam ficar visitando o seu comércio diariamente. Eles podem fazer o balanceamento das mercadorias por meio de relatórios com dados reais e precisos e, dessa forma, enviar aquilo que é necessário.

Além disso, os softwares ajudam a reduzir os custos com problemas operacionais, cadastros de produtos e falhas no modelo de abastecimento. Ainda, aumenta a eficiência das empresas, ajudando o vendedor externo a ter controle no PDV e também a conhecer o tempo médio de saída de cada produto, inclusive na sazonalidade. Também é relevante escolher bons fornecedores, para que a ruptura seja zero, eliminando prejuízos de todas as maneiras.

Resumindo, não coloque o seu varejo em risco por falhas de ruptura de estoque e nem de ponto de vendas. Aprenda como realizar a gestão de equipes para que seus consumidores não saiam de sua loja insatisfeitos e você não tenha queda de faturamento.

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