7 dicas essenciais de trade marketing para distribuidores

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O comportamento dos consumidores, as tecnologias e canais de vendas estão em constante mudanças, e, portanto, suas estratégias precisam se alterar também para estarem alinhadas às novas realidades. Dessa forma, o trade marketing para distribuidores necessita seguir as mesmas tendências

Afinal, sua função é apoiar as promoções em prateleiras e estandes, bem como divulgar a mercadoria do fabricante para o cliente final. Isso aproxima o comprador e a marca, aumentando as vendas dos distribuidores. Assim, confira como isso acontece neste artigo, pois trazemos dicas fundamentais. Acompanhe! 

O que é trade marketing

O trade marketing é uma estratégia de posicionamento de mercado que visa a exposição de produtos nos canais de vendas e nos centros de distribuição. Desse modo, os consumidores visualizam as mercadorias nas prateleiras, gôndolas, ilhas e demais setores que eles estiverem. Se os artigos não fossem devidamente colocados nos pontos de venda não impactariam o público-alvo e nem melhoraria as vendas. 

Por isso que estabelecer uma conexão positiva com o PDV é relevante para garantir um bom lugar na divulgação das mercadorias. Sendo assim, as negociações são essenciais para essa parceria, de modo que a relação gere ganhos mútuos. 

Como implementar o trade marketing em distribuidores? 

Para implantar trade marketing em distribuidores é indicado adotar práticas que visem analisar o comportamento do shopper para otimizar os resultados. Dessa maneira, verifique a seguir as 7 dicas de quais ações tomar. 

1. Conheça melhor o consumidor 

O distribuidor deve buscar informações sobre as mercadorias para repassá-las as vendas no varejo, além de entender o perfil dos consumidores e o feedback dos varejistas quanto ao sucesso da comercialização. Sob o mesmo ponto de vista, esses dados auxiliam na estratégia, impactando positivamente as ações de trade marketing

2. Entenda sua operação 

Para compreender diferentes aspectos do consumo no varejo e distribuidores é indicado entender de logística. Pois, as indústrias investem no monitoramento desse processo para integrar atividades como marketing, vendas, financeiros e outros.

Da mesma forma, os distribuidores podem adotar essa lógica para identificar oportunidades de vendas em estabelecimentos ou com novos produtos.  

3. Planeje sua estratégia 

Uma vez que, que conheça o perfil do shopper de um determinado artigo é preciso traçar táticas para impactá-lo. Logo, alinhe os seus objetivos aos da indústria e faça um planejamento que tenha metas definidas, como atingirá o consumidor e ferramentas que acompanharão os resultados. Enfim, seja objetivo para obter os resultados esperados. 

4. Dê suporte ao ponto de venda 

O distribuidor precisa fortalecer a sua comunicação com o varejo para que ele saiba como abordar os clientes e gerar mais vendas. Para isso, use materiais de propaganda, promoções, treinamentos e outras ações que estreitem a parceria. 

Você deve ir além para atrair a atenção dos clientes do seu PDV — deve verificar se as mercadorias estão bem expostas, se há ruptura de estoque, ponto extra funcionando e outros. 

5. Monitore a concorrência 

Mais uma dica importante é acompanhar as ações de trade marketing da concorrência no mesmo PDV. Com isso, descobrirá se estão tendo sucesso, bom posicionamento nas prateleiras, se usam materiais de merchandising, a presença deles em outras lojas etc. Toda informação ajudará a mapear a viabilidade das vendas. 

6. Comprometa-se com os resultados dos seus parceiros comerciais 

É preciso conhecer os objetivos dos varejistas para buscar melhores resultados para sua empresa. Por isso, demonstre que eles são importantes e que compactuam com seus objetivos. Dessa maneira, mostre como funciona sua operação, realize treinamentos sobre o seu mix de produtos e esteja sempre no PDV. Além disso, apresente ideias para otimizar a reposição no estoque e nas gôndolas. 

7. Implemente a avaliação de loja perfeita 

Perfect Store ou Loja Perfeita proporciona uma experiência fantástica em todas as etapas da jornada do consumidor até a sua aquisição no PDV, visando sempre o cliente. Para isso, existem quatro pilares importantes, como a presença, preço, ponto extra e share de gôndola, que devem ser avaliados periodicamente. 

Enfim, o trade marketing para distribuidores necessita mensurar os resultados da estratégia para que possa melhorá-la ao longo do tempo. Com isso, você identificará oportunidades de vendas como os pontos fortes e fracos do plano de ações para reverter situações inesperadas e até planos ineficazes. 

Precisa de mais informações? Entre em contato com nossa empresa que esclareceremos suas dúvidas. 

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