Posicionamento de produto no PDV: qual a importância e como fazer?

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Para quem trabalha com trade marketing, entender sobre o posicionamento de produto é muito relevante. Isso porque ele auxilia as empresas a venderem as suas mercadorias, sejam elas carros, bolos, papel higiênico etc.

No entanto, além dos preços, é preciso saber posicionar os itens no ponto de vendas (PDV). Para isso, é necessário ter dedicação e conduzir uma pesquisa para promover a sua marca.

Entender essa lógica de estar no lugar e na hora certa é o que trataremos neste post. Por isso, convido você a fazer a leitura. Vamos lá?

O que é o posicionamento de produtos no ponto de venda?

Toda marca tem as suas mercadorias de destaque, aquelas que os consumidores desejam encontrar facilmente. Para saber como expor esses itens, é preciso entender sobre o posicionamento de produtos no PDV.

Esses espaços são pensados estrategicamente para ter maior exposição e garantir uma boa experiência de compra aos clientes.

Independentemente do item, a localização deve ser favorável para a empresa, para que os shoppers possam encontrar o que procuram. Dessa forma, sua marca se destacará da concorrência e se tornará best-seller do PDV.

Qual é a importância de planejar o posicionamento dos produtos?

Uma boa distribuição dos artigos dentro da loja é fundamental. Por exemplo, as gôndolas que ficam nas extremidades são o primeiro contato visual dos clientes. Por isso, podem ser encontradas em corredores com maior tráfego de pessoas.

Como são bem planejadas, é possível usar pontos extras para chamar a atenção. Esses locais são denominados zonas quentes e ficam, geralmente, na entrada da loja, em quiosques ou nas pontas da gôndola.

Do mesmo modo, há a zona fria, que não desperta interesse ao shopper. Nesse caso, são as saídas da loja, as prateleiras próximas ao chão, os corredores estreitos e a área de retirada de carrinhos ou cestinhas.

Quais são as melhores estratégias de exposição?

Para obter um bom posicionamento de produtos no PDV, antes de tudo, é necessário pensar no perfil de cada shopper para localizar os melhores lugares para atrair a sua atenção.

Além disso, existem outras ações importantes que devem ser consideradas. Veja:

  • atente-se que o PDV é um local de relacionamento com o cliente para criar uma conexão emocional e sensorial, gerando experiência e estimulando os seus sentidos;
  • mantenha os produtos e as quantidades adequadas, com uma apresentação visual impactante e na posição de destaque;
  • utilize técnicas e materiais de merchandising para incentivar os impulsos de compra no shopper e tornar a sua operação mais rentável;
  • desenvolva a criatividade, a tecnologia e a comunicação visual no PDV, despertando o interesse e levando o consumidor a fazer uma compra efetiva.

Quais indicadores devem ser acompanhados?

Agora que você já entendeu sobre o posicionamento no ponto de vendas, vamos conhecer as dicas de como potencializar os seus resultados monitorando os indicadores citados abaixo.

Mapeie o espaço disponível

Observação é a palavra-chave nesse quesito. Logo, analise bem o lugar e veja se tem algo que atrapalhe a visualização, além do volume de pessoas que transitam na loja.

Converse com o proprietário ou gerente para que possam decidir juntos o local, afinal, ambos estarão ganhando nisso.

Verifique, ainda, as regras e as normas de circulação, e veja como estão posicionados os concorrentes. Por fim, garanta que o local escolhido não atrapalhe o tráfego dos clientes, sobretudo de pessoas com deficiência.

Siga a exposição conforme o planograma

Use o planograma para garantir o fluxo ideal dos produtos para os shoppers na loja. Aproveite para empregar o mapa de calor (zonas quentes e frias), que prevenirá que as mercadorias fiquem perdidas entre outras da mesma marca, e utilize o espaço ideal de exposição na gôndola para atender às necessidades de giro dos produtos.

Conte com a presença de pontos extras

Depois de tudo acertado, use pontos extras para aumentar as suas vendas: eles têm visibilidade, incentivam as compras por impulso, comunicam ofertas e promoções, reforçam a marca e ampliam o giro dos produtos.

Como vimos, elaborar um planograma ajuda a orientar o posicionamento de produtos no ponto de vendas. Com ele, é possível trazer comodidade e agilidade para o shopper, visibilidade para as mercadorias, estímulo de compra e imagem positiva para a marca.

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