Coleta de dados no PDV: como fazer de forma distribuída?

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O gerenciamento de ações do trade marketing precisa ter controle por meio da coleta de dados no PDV (ponto de vendas). Afinal, obter as informações necessárias do shopper está mais fácil do que parece. Pois, elas podem ser levantadas pelas mídias sociais, e-commerceCustomer Relationship Management (CRM) ou mesmo de maneira tradicional. 

Dessa forma, você saberá como é a experiência dele ao fazer suas compras para poder direcionar melhor seu negócio. Para isso, é fundamental que os números e demais dados coletados sejam integrados para fazerem sentido. 

Então, se você quer aprender como fazer isso está na página certa, continue lendo este artigo até o fim. 

Veja os motivos pelos quais é necessário fazer coleta de dados no PDV  

Esse processo é tão relevante quanto investir em inovação. Pois, ele torna possível que uma empresa desenvolva estratégias modernas nos pontos de vendas, que crie ações de trade marketing e mensure por meio de indicadores, como está o retorno sobre o investimento (ROI). Entretanto, essas informações obtidas em lugares distintos também se diferem no online e offline

Logo, se tiverem isolados não dizem nada. Por isso, deve-se cruzar os dados para iniciar uma análise. Todavia, não é tudo que deve ser avaliado, é essencial ter critérios do que é realmente importante a empresa saber. 

Dessa maneira, defina os indicadores de performance que serão monitorados para que possam nortear as estratégias e as métricas de sucesso. Saiba o que procura e os motivos pelos quais precisa das informações. Assim, use o business inteligence para encontrar oportunidades de venda respondendo às questões: 

  • Quais são os dados que estão disponíveis no mercado? 
  • O que deseja responder com essas informações? 
  • Como eles podem ser empregados na tomada de decisão? 

Após, desenvolva o que será apurado no tocante aos shoppers e de que maneira isso será feito. É preciso ter uma diretriz para que as pesquisas e as planilhas com perguntas e respostas sejam úteis à empresa e ao mercado. Portanto, saiba como e onde abordar dados do cliente. 

Confira as dicas de como fazer a coleta dos dados no PDV de forma distribuída 

Para coletar informações é preciso pensar muito antes da implementação. Visto que o direcionamento e o local impactarão nos resultados das respostas. Além de saber o que perguntar, é importante considerar quando fazer os questionamentos, de modo que, haja engajamento e feedback dos clientes. Assim, aprenda com as dicas abaixo. 

Delimite sua coleta a pontos de maior relevância 

Tanto as informações cadastrais quanto as de consumo, comportamento e do negócio em si, precisam estar organizadas em um banco de dados. Por ele, você terá acesso ao que deseja de forma ágil e com segurança. Na verdade, deve-se fazer uma pré-seleção dos dados mais importantes e desenvolver blocos por assuntos, datas, tipos, etc.  

Entretanto, saber quais indicadores seguir e por quais motivos é essencial para o sucesso do negócio. Nesse ponto que usar o business inteligence ajuda a identificar oportunidades de vendas através dos dados de pesquisas de preço, rupturas, espaços nas gôndolas, presença de pontos extras. Além da existência de materiais de merchandising, produtos próximos de vencimentos, avarias e loja perfeita. Ao responder essas questões saberão quais informações são relevantes, quais pontos de vendas requerem mais atuação e como pode ser usado estes dados nas tomadas de decisões.

No entanto, nem todos os elementos são representados por números. Uma boa observação no comportamento das pessoas no PDV, de uma determinada região, é algo valioso. Pois, é fundamental humanizar o processo e entender os motivos que levaram o shopper a não comprar o produto. Sendo assim, delimite as frequências das pesquisas, os PDVs a serem examinados e os profissionais que farão o estudo.

Defina e acompanhe indicadores de performance 

Existem diversos indicadores de performance como de lucratividade, produtividade, vendas por Stock Keeping Unit (SKU), estoque virtual, share de gôndola e outros. No entanto, o que é bom para uma empresa pode não ser para a sua. Na verdade, examine quais estão relacionados à sua área de atuação para obter resultados eficientes e colaborar com o desenvolvimento do negócio. 

Uma sugestão é fazer pesquisas diárias quanto a rupturas, produtos a vencer, fotos de abastecimentos. Isso deve ser realizado por todos que fazem parte da equipe em todas as lojas visitadas. Também, pesquise semanalmente os preços de vendas de produtos próprios e dos concorrentes nos principais clientes.

Inclusive, avalie a presença de pontos extras, exposição de materiais de merchandising por todos os promotores e lojas. Não se esqueça de solicitar ao time o acompanhamento mensal da loja perfeita.

Automatize os processos 

Para ter grandes benefícios é indicado automatizar os processos. Dessa forma, você não perderá tempo com planilhas e agirá conforme precisar. Por uma plataforma em celular, computador ou smartphone, enviará informações em tempo real, fará o acompanhamento das atividades no PDV e muitas outras tarefas. Vale destacar que soluções de trade marketing como Trade Result trazem velocidade e maior confiança neste recolhimento de informações. 

Após ter uma estratégia e a coleta de dados no PDV, avalie os resultados das informações fazendo um checklist do controle de presença, ruptura, positivação, preços, frente, validação das informações segundo as regras de cada ponto de vendas. Sobretudo, do monitoramento de execução por marca, análise gráficos, mapas, tabelas e relatórios personalizados para sua própria gestão. Tudo isso trará maiores vantagens competitivas e fará com que o trade marketing seja mais estratégico. 

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