Vantagem competitiva: o que é, qual a importância e como construí-la?

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O que de fato existe na vantagem competitiva que auxilia o desenvolvimento de um negócio? Na verdade, os diferenciais da empresa, como preços exclusivos, qualidade nas mercadorias, localização estratégica, entre outros promovem o crescimento, pois ela começa a se destacar da concorrência. 

Porque sabe conquistar o público oferecendo serviços ou produtos adequados. Isso, faz com que os clientes divulguem a própria marca. Essa boa reputação influenciará nas vendas devido ao seu posicionamento no mercado. Para saber mais como acontece, continue a leitura. Vamos lá? 

O que é vantagem competitiva? 

Um benefício da vantagem competitiva é fazer com que a empresa supere os concorrentes por meio de fatores superiores que geram valor ao negócio e a seus sócios. Ou seja, é o que torna o empreendimento melhor do que os demais perante seus consumidores. Se a organização tem algo que pode ser facilmente copiado ou imitado, deixa de ser diferencial. Confira os exemplos abaixo dessa vantagem: 

  • consegue recursos naturais restritos aos concorrentes; 
  • profissionais altamente qualificados; 
  • localização geográfica estratégica; 
  • acesso à tecnologia de ponta ou é desenvolvedora dela; 
  • fabrica produtos com o menor custo; 
  • reconhecimento de imagem de marca pelo público. 

Qual é a importância da vantagem competitiva? 

Quando uma empresa atinge bons resultados, constantemente ela cria valor para seus clientes obtendo vantagem competitiva em relação aos outros. No entanto, é necessário ter estratégias de marketing alinhadas para atrair e reter os consumidores.  

Assim como, conhecer profundamente o seu nicho de mercado para obter retorno. Sua relevância se dá devido ao fato de que ela é única, sustentável e superior às demais marcas que atuam no mercado. E precisa ser trabalhado naquelas organizações que desejam se destacar. 

Como identificá-la na empresa? 

Antes de tudo, é necessário estudar bem o negócio e considerar diversas situações para descobrir quais podem ser seus diferenciais. Entre eles estão algumas estratégias que serão apresentadas a seguir. 

Acompanhe a concorrência 

Avalie o que os concorrentes oferecem para os clientes e se estão gostando dos produtos ou serviços. Busque lacunas que não são preenchidas por eles. Desse modo, terá condições de perceber o que pode fazer de diferente para resolver algum problema deles, por exemplo, preço mais justo, melhor atendimento ou suporte etc. 

Faça um planejamento 

Depois disso, desenvolva um plano com as informações que tem em mãos, descrevendo suas ações e recursos para promover algo distinto. Inclusive, analise qual o público ou persona que deseja atingir e de que maneira fará isso. 

Reduza custos 

Diminua os custos da empresa de forma eficaz sem impactar a qualidade dos produtos ou serviços prestados para não perder clientes. Essas atitudes podem vir da renegociação de valores com os fornecedores, da diminuição de desperdícios, automatização dos processos, entre outros. Logo, promoverá preços mais atrativos levando à liderança.  

Levante recursos e competências 

Ao saber quais são os recursos da organização, terá como reconhecer os tipos de vantagem competitiva que tem, podendo ser financeiro, matéria-prima, produtos, atendimento e outros mais. Com isso, poderá avaliar o seu potencial para que possa ser explorado e se equiparar aos demais. 

Invista em tecnologia 

Investir na tecnologia é primordial para galgar a vantagem competitiva, pois um sistema de gestão empresarial ajuda no atendimento e na otimização das tarefas da empresa. Como também, traz modernidade e controle de todo negócio. 

Como gerar vantagem competitiva? 

Para desenvolver a vantagem competitiva, você deve entender tudo sobre seu negócio. Logo, examine o que o faz melhor da concorrência e como aproveitar as vendas, conquistar mais clientes e rentabilizar seu caixa. Dessa forma, siga as orientações abaixo: 

  • conheça seus canais de vendas e público-alvo; 
  • aumente a produtividade de sua equipe; 
  • ofereça um diferencial para a vantagem competitiva; 
  • forneça treinamento apropriado; 
  • crie uma cultura organizacional; 
  • ofereça serviços personalizados, e outros. 

Portanto, faça uma análise da concorrência para entender quais são as vantagens competitivas delas e de que forma a tecnologia pode ajudar você nesse quesito. Esse estudo também possibilita uma visão ampla de como está atuando e do que pode ser incrementado na sua realidade. Assim, poderá utilizar soluções inéditas de outros mercados adequando-as ao seu nicho. 

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