PDV inteligente: saiba como garantir mais agilidade nos processos

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Atender o seu público, seja no ambiente físico, seja no virtual, requer o oferecimento de uma experiência satisfatória. Para isso, é imprescindível ter um PDV inteligente, que trará agilidade e conveniência aos consumidores. 

Para elevar esse nível, é fundamental contar com o uso da tecnologia. No mercado, há diversas opções de soluções que oferecerão o suporte necessário às tarefas do dia a dia.

Sendo assim, neste post, vamos falar mais sobre o que é o PDV inteligente, para que você possa conhecê-lo e aplicá-lo no seu negócio. Confira! 

O que é um PDV inteligente? 

Tanto as indústrias como os distribuidores necessitam de um sistema de PDV inteligente para atender às suas necessidades. No entanto, existem diversas plataformas com propostas distintas, bem como processos e funcionalidades específicos. 

Dessa forma, é preciso saber optar pelo melhor, pois ele deve ser capaz de processar pagamentos, imprimir recibos, controlar as vendas das unidades físicas e virtuais, entre outras tarefas.

Logo, um PDV inteligente transforma a rotina básica em um gerenciamento complexo, gerando informações relevantes para que você possa administrar seus lucros, clientes, estoques, recebimentos etc. 

Com interfaces amigáveis e intuitivas, será possível auxiliar os consumidores e acelerar o processo de vendas, ao apresentar o número em estoque de determinada mercadoria. Além disso, ele permite a obtenção de dados sobre a demanda dos produtos, para fazer a reposição evitando faltas e perdas nas vendas. 

Quais são as formas de alcançar esse objetivo?   

Os clientes buscam boas experiências de compra, que podem ser garantidas com o uso da tecnologia. Afinal, ela ajudará a atrair e surpreender os consumidores, conquistando-os e, assim, aumentando as suas vendas. Consequentemente, seu negócio ganhará vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

A seguir, veja como alcançar esse sucesso. 

Faça a integração com o CRM 

Para as estratégias de marketing de relacionamento, é imprescindível investir em um software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), que reunirá informações relevantes da interação dos consumidores com a sua empresa.

Esse sistema tem a capacidade de rastrear a lucratividade do negócio, detectar a insatisfação dos clientes e melhorar as vendas dos produtos. 

Use a realidade aumentada 

Uma tendência forte no PDV é o uso da realidade aumentada por meio de recursos holográficos, que permite sobrepor elementos digitais à realidade física, em tempo real, com o uso de imagens, textos, animações, vídeos e modelos 3D provenientes de um computador. 

Por exemplo, com um aplicativo mobile que identifica a mercadoria física, você poderá agregar elementos digitais sobre ela. Assim, quando você apontar a câmera do celular para uma lata de ervilha no mercado, obterá um quadro digital com informações nutricionais ou descrevendo o processo de produção. 

Analise os dados de interações do ambiente físico 

O avanço da tecnologia trouxe muita precisão ao PDV, com sistema que contam até mesmo os passos dados no ambiente. Sua implantação auxilia na conversão dos clientes, e a equipe de vendas gera mais produtividade. 

Com esses dados, é possível criar um histórico relevante que ajudará no planejamento do PDV. Além disso, haverá condições de medir o impacto das atividades promocionais para que possam ser usadas de forma preventiva. 

O CRM inteligente também poderá mapear todo o movimento da loja para saber quais são as sessões que o cliente não vista, onde ele passa mais tempo, quais são os produtos mais atraentes, se o design está agradável, onde estão as zonas frias e demais informações. 

Um exemplo interessante de PDV inteligente foi uma ação da C&A no Dia das Mães. Como as mulheres gostam da opinião de outras pessoas para escolherem uma peça, foi realizada uma campanha no Facebook para as clientes votarem nas roupas que mais gostaram da coleção.  

Após a votação, as peças receberam um visor no cabide mostrando quantas curtidas foram recebidas. Isso alavancou as vendas naquele período e provou que as consumidoras, principalmente as indecisas, eram influenciadas pela opinião de outras. 

Esses e tantos outros questionamentos são respondidos pela tecnologia, basta combinar os recursos para adquirir dados exclusivos. 

Seu custo é relativamente baixo diante dos benefícios oferecidos, e algumas opções — como os modelos SaaS (Software as a Service) — podem ser colocados em operação em pouco tempo. 

Qual é a importância de adotar estratégias para ter um PDV inteligente? 

Ter uma estratégia de PDV inteligente é importante porque impactará beneficamente na imagem da empresa diante dos seus consumidores. Além disso, há outras vantagens que você poderá ver a seguir. 

Gerar mais vendas 

Ao oferecer uma experiência de compra qualificada, as indústrias e os distribuidores movimentam a loja e, consequentemente, aumentam o faturamento. Isso porque existe uma estratégia direcionada, incentivando os clientes a visitarem o PDV e adquirirem os produtos. 

Aumentar os lucros 

Quanto maior for o volume de vendas e o faturamento, melhores serão os lucros. Entretanto, para aumentar essa margem, é preciso ter uma infraestrutura de ponta, com valor agregado para cobrar mais. 

Tem mais agilidade no atendimento 

Um grande diferencial no PDV é o atendimento de excelência, pois as lojas físicas estão competindo com as virtuais. Logo, uma ida do cliente à padaria ou a outro estabelecimento precisa gerar satisfação, bem como agilidade e autonomia no momento da aquisição do produto. 

Acompanhar os números de vendas 

Um PDV desorganizado e com muitos papéis proporciona grandes gargalos nos processos. Assim, com um sistema inteligente e arquivado no ambiente virtual, as informações são acessadas em tempo real, há menos erros humanos e mais qualidade nos dados para as tomadas de decisões. 

Fazer a análise e o marketing pela internet 

Esses softwares rastreiam as atividades online dos consumidores para, depois, oferecerem produtos conforme os comportamentos anteriores de busca. Também permitem direcionar melhor as estratégias de e-mail marketing.  

Proporcionar a integração com o call center 

Podem ser criados perfis para auxiliar nos roteiros dos vendedores ao responderem às perguntas dos clientes ou sugerir novas compras. Ainda, ajuda no processo de argumentação para aumentar as vendas. 

Portanto, investir em um PDV inteligente promove automatização, agilidade e facilidade nos processos do negócio, favorecendo o dia a dia da empresa. Além disso, reduz custos e perdas promovendo melhores resultados.

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