Saiba como promover a transformação digital na sua empresa!

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A transformação digital está mudando a experiência dos consumidores, que desejam se sentir cada vez mais satisfeitos com os produtos e serviços que consomem. Para as empresas, o impacto também é grande. Por meio da inserção de novas tecnologias, a rotina de processos internos está mais ágil e focada em garantir resultados melhores.

Embora possa parecer um conceito muito abrangente, saiba que as ferramentas advindas da transformação digital trazem inúmeros benefícios. As empresas que investem na automação de processos internos estão ganhando mais competitividade e destaque no mercado. A seguir, você conhecerá mais sobre a relevância desse processo. Vamos lá?

O que é a transformação digital e qual a importância de realizá-la em cada setor?

A transformação digital é um processo pelo qual as empresas passam para otimizar as suas atividades por meio da tecnologia. A transformação atua não só em níveis operacionais, mas também impacta a produção, ao fazer com que a empresa use um grande volume de dados para atender as demandas do seu público.

Na comunicação, as ferramentas de automação facilitam o contato dos clientes com a empresa. No setor de vendas, a equipe tem acesso a mais informações precisas do público, o que facilita o planeamento das estratégias de abordagem, além de ferramentas capazes de mensurar resultados e, assim, fornecer insumos para melhorar a jornada de compra.

Em relação às finanças, a transformação digital é um impulso para a redução de custos e aumento da lucratividade. Os times não precisam mais se preocupar com atividades burocráticas e repetitivas, que demandam muito tempo e prejudicam a produtividade.

A automação dos processos permite que os profissionais atuem em atividades que impactam diretamente os números da empresa. Entretanto, para que isso ocorra, não basta aplicar novas ferramentas, é preciso criar uma cultura organizacional que envolva todos no novo cenário de inovação, incentivando a adaptação de cada um dos profissionais.

É um processo contínuo, visto que novas soluções surgem a todo momento. Portanto, é necessário investir constantemente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer a melhor experiência aos clientes.

As empresas que não aderem à transformação digital vêm perdendo mercado e consumidores. Já aquelas que se inserem no novo cenário obtém novas receitas, mais clientes e autoridade no mercado.

Como realizar essa transformação digital nas empresas?

Existem diversas maneiras de aplicar a transformação digital na sua empresa. De modo geral, é importante que os gestores avaliem como as tecnologias podem ser introduzidas em cada setor e os resultados que elas podem trazer. Sendo assim, siga as dicas abaixo.

Crie uma cultura de colaboração

A transformação digital é centrada nas pessoas, porque são elas as responsáveis por colocar as mudanças em prática. Uma cultura de colaboração entre os profissionais garante o desenvolvimento das equipes e a adaptação às novas ferramentas. Faça com que todos saiam da zona de conforto, invista em treinamentos e pesquisas de satisfação.

Conheça as jornadas de compras

O comportamento dos consumidores digitais está em constante mudança por conta das novas experiências proporcionadas pela tecnologia. Inúmeros usuários aproveitam a comodidade da internet para fazer pesquisas e realizar suas compras.

As interações dos usuários com as marcas nos ambientes digitais (sites, redes sociais, sites de busca etc.) geram cada vez mais dados valiosos. Com as atuais ferramentas de mensuração, a sua empresa consegue entender mais sobre as necessidades dos clientes e, assim, adaptar seus canais de venda para deixá-los satisfeitos.

Criei experiências 360º

Estudo realizados pela NZN intelligence em 2019 mostrou que 74% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online, e um estudo divulgado pela Thinkwithgoogle em 2018, indica que 63% das experiências de compras registradas no mercado mundial começaram online. Isto significa que os canais digitais ficam mais fortes a cada dia, e precisam ser alinhados com as lojas físicas.

Criar experiências Omnichannel (multicanais) se tornou fundamental, visto que seis em cada dez consumidores virtuais visitam lojas físicas, antes de comprar. Então criei experiências com mesma comunicação em todos os seus canais e isto refletirá em uma melhor experiência de compra, e mais resultados para sua empresa.

Invista em tecnologia

A tecnologia não pode ser vista apenas para a área operacional. Os benefícios das ferramentas advindas da transformação digital vão além da automatização de processos, registros e integração de dados, redução de custos etc.

Na verdade, as ferramentas de automação também são essenciais para que os gestores possam tomar decisões com base em um grande volume de dados, por meio do Big Data e Business Intelligence. Assim, é possível criar previsões, entender as tendências do mercado e os comportamentos do público.

Portanto, a transformação digital impacta positivamente os resultados da empresa. Uma vez que, aumenta as receitas e reduz os custos, melhora a qualificação dos colaboradores e da comunicação interna, permite maior engajamento com o público, a marca se fortalece com as redes sociais e amplia a competitividade no mercado.

Agora que você entende a importância da transformação digital, confira nosso post sobre como um aplicativo para promotor de vendas e roteirização ajudará a sua empresa.

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