Gestão de equipes de trade marketing: 5 dicas essenciais
Fazer uma boa gestão de equipes de promotores é essencial e estratégico. A partir de seus resultados, é possível trabalhar campanhas para aumentar as vendas, conhecer o comportamento do consumidor e fortalecer a imagem da marca dos produtos.
Mas, com os desafios do mercado e as estratégias semelhantes dos concorrentes, é preciso se destacar com uma gestão diferenciada, escolha de profissionais capacitados e ações de marketing que vão envolver o público-alvo, não é mesmo?
Pensando nisso, listamos, neste post, as dicas que podem trazer resultados reais para a sua gestão. Confira cada uma delas e a forma de colocá-las em prática eficientemente!
1. Faça uma boa gestão de equipes à distância
O primeiro ponto a se considerar é que as estratégias de trade marketing demandam o uso de equipes de promotores em diferentes pontos de vendas, e, por isso, uma boa gestão à distância é fundamental para o acompanhamento regular das ações.
Para isso, um software de gestão de trade marketing é a solução perfeita, pois, além de cadastrar as equipes e acompanhar os seus resultados de vendas individuais, ele também permite verificar os volume de estoque, as rotas realizadas, o monitoramento dos preços e outras informações que ajudam os gestores em suas rotinas comerciais.
2. Crie um controle de ponto de pessoas
Outro ponto da gestão à distância é garantir a pontualidade e o cumprimento da carga horária dos promotores de vendas. Além de escolher profissionais confiáveis, deixar claro a importância de seus comprometimentos e criar um controle de ponto também é fundamental.
Além de garantir a presença da equipe nos locais estratégicos e que as ações estejam sendo realizadas com o público, tal medida também traz segurança jurídica para o negócio, já que a carga horária de trabalho será respeitada.
3. Motive a equipe
Motivar a equipe também é essencial. Afinal de contas, em alguns casos, cada promotor fica sozinho em um ponto de venda e, muitas vezes, não consegue criar uma identificação com a empresa e ver as suas oportunidades de crescimento.
Por isso, tenha um planejamento de motivação regular dos promotores, seja com um canal de comunicação interno, seja por meio de eventos e ações que unam os times e os façam perceber que eles fazem parte de algo maior e que existem maneiras de crescer no trabalho.
Dar feedbacks construtivos, valorizando as qualidades e orientando sobre o que corrigir, também é essencial.
4. Desafie a equipe para que os profissionais possam crescer
Criar metas também é uma maneira de engajar os times e fazer com que eles se envolvam mais com as ações propostas. Para isso, é preciso criar premiações que sejam relevantes para todos, como comissões diferenciadas, presentes, reconhecimento e promoções.
Além de direcionar a força de vendas, as metas e os desafios criam propósitos profissionais alcançáveis para os promotores, e, por consequência, fazem com que eles tenham pequenas vitórias que são altamente motivacionais.
5. Valorize os talentos internos para promoções
Percebendo aqueles membros dos times com performance diferenciada, ofereça mais oportunidades para os seus desenvolvimentos. A gestão de talentos profissionais é um requisito para evitar a rotatividade da equipe.
Ter profissionais experientes é sempre muito valoroso para o negócio, afinal de contas, eles podem continuar a trazer resultados para a empresa, e, ao mesmo tempo, ajudar na recepção e na inspiração de novos profissionais. Além disso, é uma forma de evitar que eles sejam seduzidos pela concorrência, não é mesmo?
Com a evolução do setor e até os novos desafios enfrentados, o uso de soluções de tecnologias é essencial para garantir um controle mais eficiente. Elas permitem avaliar o desempenho do negócio e dos times por meio de análises mais aprofundadas de números de performance, e, a partir deles, promover melhorias que possam otimizar os resultados.
Toda tecnologia que possa trazer resultados justifica o seu investimento, não é mesmo? E otimizar o desempenho e a gestão de equipes são dois benefícios muito importantes!
Gostou das dicas e quer ficar por dentro das tendências do setor? Clique aqui e tire suas dúvidas sobre gestão de equipes de trade marketing!
5 comentários em “Gestão de equipes de trade marketing: 5 dicas essenciais”