Conheça 5 dicas de como deixar o seu planograma sempre atualizado

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Quando você entra em um supermercado, por exemplo, já vai direto nas gôndolas em que estão as mercadorias de que precisa, certo? Isso acontece porque o planograma dos produtos foi planejado para facilitar a vida dos shoppers no ponto de vendas.

Para que isso aconteça, é necessário fazer a apresentação estratégica, o planejamento da estrutura e a distribuição dos itens, tudo de maneira que fique esteticamente viável. Assim, é preciso considerar também a altura e o comprimento das gôndolas, a quantidade de produtos e a variedade de marcas.

Para entender melhor como esse processo funciona, continue a leitura deste post e confira cada detalhe!

O que é planograma?

Planograma — ou plano de gôndola — é um instrumento que orienta a disposição das mercadorias em um local. É um desenho gráfico feito para facilitar a reposição dos itens nas prateleiras, diante de um padrão estipulado para que os clientes tenham uma boa experiência ao fazerem as suas compras.

Ele é esquematizado por profissionais de marketing para otimizar os itens nos ambientes. Produtos para crianças, por exemplo, são colocados na parte de baixo e ao alcance delas. Já aqueles com maiores margens de lucro são inseridos na altura dos olhos dos shoppers.

A ferramenta também determina o número de itens expostos, a separação por categoria de produtos, a altura das colunas e o comprimento das fileiras. Por isso, para fazer o planograma, é preciso que a marca estabeleça essa estratégia com o varejista, pois há vantagens de posições e gôndolas mais visíveis, de modo que uma boa negociação pode ajudar você a se destacar dos concorrentes.

Como manter o planograma atualizado e otimizado?

O planograma é essencial para o resultado do negócio. Por isso, veja 5 dicas para o seu desenvolvimento e execução.

1. Coloque os produtos de maior lucratividade em evidência

Avalie os produtos e a sua lucratividade, composição, preço e níveis de vendas, para que possa colocar em destaque aqueles que geram mais lucro, de acordo com o retorno sobre o investimento (ROI). Esses devem estar na parte nobre do varejo, para o cliente ver com mais facilidade e na altura de seus olhos. Assim, terá mais chances de vendê-los.

Outra dica é em relação a construção do espaço ideal (metros lineares) nas gôndolas, pois ela deve refletir no planograma a necessidade de giro dos produtos, para evitar rupturas e atender a expectativa da empresa com os resultados de vendas.

2. Deixe os mais vendidos em locais distantes

Você deve estar estranhando essa afirmativa, mas ela é coerente. Se deixar os produtos mais vendidos na entrada da loja, os clientes passarão menos tempo dentro dela e não vão percorrer outros corredores, perdendo a oportunidade de comprar outros produtos.

3. Mostre as promoções em pontos estratégicos

As promoções precisam estar nas pontas das gôndolas, para que sejam rapidamente identificadas pelos consumidores. Essa premissa vale também para as “ilhas” que ficam nos corredores de maior movimento.

O varejista é quem negocia esses locais com as marcas, com o objetivo de promover mais vendas de produtos com baixa rotatividade, estoque alto ou vencimento próximo da data, entre outros.

4. Dê atenção ao comportamento dos clientes

O planograma não precisa ser definitivo, pois ele mudará de acordo com as alterações do perfil do consumidor. Por esse motivo, antes de fazê-lo, ouça a opinião de colaboradores e promotores da loja. Eles estão em contato direto com os clientes, identificando hábitos de consumo por região geográfica e características conforme a categoria do produto.

5. Use ferramentas e aplicativos

O cliente é o foco, logo, é preciso atender às suas necessidades. Assim, conheça os seus hábitos de compra, por meio de um software de gestão de clientes ou de aplicativos de trade marketing.

Basta um smartphone ou tablet para armazenar as informações no próprio PDV. Desse modo, você terá uma otimização dos processos de trabalho e poderá contar com a atualização do banco de dados em tempo real. Além disso, entenderá o perfil dos shoppers e os produtos mais consumidos. Assim, esses dados demonstrarão quais mercadorias precisam estar melhor dispostas e em destaque no ponto de vendas.

Como vimos, o planograma é importante para a otimização da exposição de produtos nos PDVs porque, com essa estratégia específica, é possível criar a necessidade e o desejo de compra nos clientes, evitando que eles deem preferência a concorrência.

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