O que é e quais são as aplicações da inteligência artificial no varejo?
A inteligência artificial no varejo já marcou presença. Essa ferramenta muda as decisões sobre produto, preço, praça e promoção, os conhecidos 4Ps. Logo, informações sobre o comportamento dos consumidores são mais detalhadas.
Desse modo, os profissionais de marketing, vendas e estratégia têm mais subsídios para fazer seus planos de ação. Com o uso dessa tecnologia é possível antecipar os desejos dos clientes. Desse modo, a inteligência artificial (IA) transforma a jornada de compras. Por isso, neste artigo apresentamos as principais aplicações que podem ser feitas no varejo com essa tecnologia.
Vamos conhecê-las? Boa leitura!
O que é a inteligência artificial?
Essa é uma tecnologia que faz com que máquinas, dispositivos, sistemas e softwares pensem como seres humanos e tomem decisões de forma autônoma. Assim, podem aprender, interpretar, analisar e decidir racionalmente em determinadas situações. Para tanto, é necessário que estejam aliados ao big data e à computação em nuvem, porém, isso deve ser fundamentado em três pilares essenciais:
- hardware potente com preço acessível para processamento eficiente;
- acesso a grande volume de informações não estruturadas;
- capacidade para classificar, processar e analisar todos os dados.
Como a inteligência artificial funciona?
O uso da inteligência artificial é possível devido à ciência da computação. Ela estuda técnicas e métodos de processamento de dados desenvolvidos por meio de algoritmos. Estes são uma sequência de orientações quanto ao funcionamento do software (sistema), que resultará em movimentos de um hardware (máquina).
Assim, o algoritmo é como se fosse uma receita de bolo, que cria regras complexas para resolver problemas sem a ajuda do ser humano. Dessa maneira, ele trabalha em conjunto com os dados. Portanto, seguindo o exemplo da receita de bolo, geralmente uma pessoa enfia um garfo na massa para saber se já está pronto. Usando a inteligência artificial, ele trabalharia com duas hipóteses:
- caso a textura esteja mole, o bolo segue no forno;
- se estiver pronto, pode ser retirado e o forno desligado.
Esse é um exemplo simples, mas existem inúmeras possibilidades bem mais complexas que podem ser resolvidas por meio da IA. Contudo, ela parte do princípio de uma programação prévia, com código e diversas variáveis e processamento dos dados para estipular uma ação.
Como a IA pode ser aplicada no varejo?
Nessa área, ela é usada para conhecer o comportamento dos consumidores e oferecer os produtos mais adequados a eles. Por meio disso, melhora-se o estoque, as ofertas são mais customizadas e geolocalizadas. Também, pode haver mais formas de pagamento e políticas de preço. Ainda, evita-se fraude e antecipa-se o volume de chamadas nas centrais de atendimento ao cliente.
Além disso, é possível trazer novas experiências de compra, principalmente no meio digital, para que o usuário tenha mais engajamento com a empresa. Por exemplo, uma cliente envia uma foto de um look seu e o “robô” retorna com um acessório que ficará adequado à roupa e que há no estoque para venda. Na verdade, as possibilidades são inúmeras e os varejistas têm implementado isso para superar a concorrência.
Quais são os benefícios?
Com a IA, os processos do varejo estão mais fáceis, tanto para negócios físicos quanto virtuais. Devido à automação das análises de dados que são feitas pelo big data, ela auxilia nas tomadas de decisões. O que gera mais tempo para os profissionais atuarem nas estratégias. Além disso, o controle de estoque e logística reduzem seus custos com armazenamento, preveem carregamentos, quantidade de produtos, melhores rotas e agilidade no tempo de entrega.
Outros benefícios vêm dos chatbots e assistentes digitais, que agilizam o atendimento e estreitam o relacionamento com os consumidores. Dessa forma, a IA é capaz de recomendar produtos e conteúdos personalizados para ampliar o engajamento e o aumento das vendas.
Mais uma vantagem está no machine learning (aprendizado de máquina), que permite o reconhecimento de padrões pelo histórico de compra e o comportamento do consumidor. Diante disso, a experiência do cliente é satisfatória, levando-o a recomendar a empresa e, também, a promovê-la.
Enfim, há muitas inovações surgindo provenientes da inteligência artificial no varejo, porém, você não precisa agregar todas ao seu negócio. Apenas implemente aquelas que fazem sentido para sua empresa, a fim de manter a competitividade no mercado.
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