5 dicas para aplicar a inteligência de mercado em trade marketing
A inteligência de mercado é definida como a junção de várias fontes de informações sobre a concorrência, os compradores, a economia e o mercado como um todo em insights acionáveis.
Ao coletar e analisar dados sobre os mercados em que está situado, você pode obter informações valiosas sobre como definir estratégias mais segmentadas, destacar-se da concorrência e expandir seus negócios.
Neste artigo, trazemos 5 dicas de como você pode aplicar a inteligência de mercado em trade marketing para que possa tomar decisões importantes de negócio com total confiança. Confira!
1. Entenda o comportamento do cliente
As mudanças econômicas que estamos experimentando podem ser analisadas para tomar melhores decisões para a sua marca.
No entanto, se as decisões baseadas em dados forem levadas um pouco mais longe e usadas em um nível mais aprofundado, você analisará os comportamentos dos shoppers — não apenas qualquer um, mas os seus clientes e os de seus concorrentes.
O uso de uma ferramenta de inteligência de mercado fornecerá insights sobre o comportamento dos clientes para uma análise mais estratégica da concorrência, para que você possa prever o que manter em estoque, entender as afinidades da marca e ter acesso ao local em que eles estão comprando, usando dados da movimentação desses compradores.
Todos esses insights fornecerão os dados necessários para medir o sucesso do seu marketing de varejo ou das novas iniciativas que você está testando.
2. Gerencie suas estratégias de precificação
Com a inteligência de mercado, você tem mais oportunidades de alterar e otimizar seu preço quando tiver dados em tempo real e organizá-los de forma eficaz.
Seus dados são examinados em um nível granular com inteligência de varejo, o que significa que você terá modelos de preços corretos em vários pontos de contato de marketing.
3. Analise a sua concorrência
Analisar os pontos fortes e as falhas de seus concorrentes pode fornecer informações vitais sobre a sua empresa e os motivos pelos quais os clientes nem sempre selecionam seus produtos.
Uma plataforma de inteligência de mercado fornece um estudo de análise de concorrência que inclui preços, características de produtos e mercados-alvo de seus concorrentes.
Um relatório de análise da concorrência é uma ferramenta padrão em várias estratégias de marketing para avaliar o grau de serviço que um produto oferece. Esses dados podem ser usados para criar um produto poderoso para satisfazer seus clientes, evitando os problemas que seu concorrente enfrenta.
4. Otimize as operações
Além dos insights críticos que a inteligência de mercado pode revelar sobre seus shoppers e concorrentes, ela também pode ser usada para otimizar o varejo de uma perspectiva operacional.
Desde o rastreamento e gerenciamento do desempenho da equipe de campo, até o desenvolvimento de programas de marketing e merchandising mais eficazes, os dados e as análises digitais podem ser uma grande vantagem.
Por exemplo, ferramentas inteligentes de captura de dados permitem que as empresas gerenciem equipes externas com eficácia em tempo real.
Ao integrar dispositivos móveis, os gestores de trade marketing podem acompanhar as visitas à loja da equipe de campo, gerenciar o estoque, ver como está a execução de Loja Perfeita por meio das fotografias que promotores tiram, fazer marketing direto e promoções, e muito mais.
5. Melhore a gestão de estoque
O diagnóstico de estoque tem o poder de impactar os principais indicadores de desempenho, além de apenas reabastecer ou reconciliar o estoque mensalmente.
Com o auxílio da inteligência de mercado, você pode aproveitar toda a amplitude de diagnósticos para otimizar o mix, os níveis e os locais de estoque, minimizando o excesso e o estoque obsoleto.
Como você pôde perceber, aplicar a inteligência de mercado em trade marketing é uma estratégia eficiente para ganhar vantagem competitiva. Isso é possível porque você passa a ter acesso a informações relevantes a respeito dos seus concorrentes, dos seus shoppers e do mercado em geral, o que contribui para a elaboração de estratégias mais efetivas de venda.
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