Como o ponto extra no PDV pode impulsionar as vendas e destacar as marcas
Um ponto de vendas (PDV) que não é explorado com as estratégias certas para atrair a atenção do shopper pode trazer inúmeros prejuízos ao negócio. No entanto, para evitar isso, há soluções viáveis que mudam esse cenário, como as ações promocionais, principalmente, o ponto extra no PDV.
Nele, você pode utilizar diversos materiais de merchandising com a finalidade de informar e oferecer aos clientes um contato direto com seus produtos. Diante disso, viemos explicar como impulsionar as vendas e se destacar no mercado. Confira!
O que é ponto extra?
O espaço natural dentro do varejo é aquele onde ficam expostos os produtos de acordo com a marca ou categoria. Quando as mercadorias estão em um local fora do tradicional, ele é considerado ponto extra.
Ele é importante para lembrar ao shopper que está ali para ser adquirido, ou seja, ser comprado. Inclusive, é muito aplicado quando existe um volume maior de produtos no estoque da loja. Geralmente, as indústrias e distribuidoras investem nos pontos extras de forma diferenciada para vender mais.
Essa ação não somente coloca o artigo em evidência como fortalece a marca diante do público. Além disso, facilita o reconhecimento dele em outras oportunidades. Por isso, prateleiras, banners, cores etc. devem estar à altura dos olhos dos consumidores.
Afinal, o cliente capta várias informações visuais das mercadorias disponíveis. Sendo assim, é relevante ter criatividade e procurar outras possibilidades de divulgação e de exposição no PDV para que haja aumento de vendas.
Quais sãos os principais tipos de pontos extras que você pode implantar?
As oportunidades são diversas, conforme o segmento ou produto. Usualmente, o ponto extra tem sido muito explorado nas ações que serão apresentadas abaixo.
Cross
O cross emprega o cruzamento de produtos correlacionados, como o setor de leite ter um clip strip de achocolatado em pó. Isso é feito para lembrar ao shopper que ao comprar um é indicado levar o outro para complementar.
Ilha promocional
A ilha promocional é feita de pallet de madeira ou plástico e fica localizada entre os corredores que têm maior fluxo de pessoas. Essa ação é uma das mais usadas porque há uma exposição diferenciada das mercadorias. Contudo, são espaços em sua maioria pagos e que ficam em exibição de um a dois meses e em pontos fixos.
Ponta de gôndola
Para explicar melhor, imagine quando você entra em um local e logo vê, na entrada, uma gôndola com produtos em grande quantidade. Essa é a ponta de gôndola, para que os produtos se destaquem mais do que os outros da mesma marca que tem no PDV. Normalmente, colocam dois tipos que se complementam.
Frente de caixa
Também conhecido como check stand, permite que ocorra a venda por impulso no pagamento. Ela é muito disputada pelas indústrias de consumo e de bazar. Costuma ter três módulos: um pequeno display que fica na esteira do check out, outro na frente dele e um na ponta de gôndola. Por exemplo, nos supermercados, os caixas são separados por ilha de produtos.
Agora que você entendeu o que é ponto extra no PDV e quais são os tipos, é primordial compreender sua relevância para expor promoções e campanhas de uma mercadoria por tempo determinado. Ao inserir essas ações, terá mais chance de aumentar as vendas e fidelizar tanto o produto como a marca.
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2 comentários em “Como o ponto extra no PDV pode impulsionar as vendas e destacar as marcas”