Vendas no varejo: descubra como ter mais rentabilidade nas operações
Um dos maiores desafios das empresas é aumentar as vendas no varejo para obter mais rentabilidade sem comprometer a lucratividade. Para você compreender melhor isso, eles têm que ampliar o retorno sobre o investimento (ROI). Por exemplo, uma organização investiu R$10 mil e, após um tempo, esse valor voltou em R$20 mil.
Para conseguir um bom resultado com a comercialização dos produtos, é fundamental ter um planejamento estratégico em suas ações. Pensando nesse dilema constante dos empresários, preparamos este post com dicas de vendas e rentabilidade.
Confira a seguir!
Compreenda a importância de adotar medidas para ampliar a rentabilidade nas operações
Quem atua no trade marketing sabe a importância de medir o ROI para monitorar a relação de custo e os benefícios nos pontos de vendas (PDV). Pois, os índices de desempenho (KPIs) direcionam as ações com o intuito de promover o aumento de vendas, segundo a alavancagem operacional da marca.
Logo, os lucros estão relacionados às comercializações feitas, mas é preciso estar atento aos PDVs para que as estratégias sejam alocadas eficientemente, otimizando o tempo dos promotores nas lojas. Pelos custos apresentados, os gestores conseguem mensurar o período que ele fica mais em uma loja que em outra e o número de visitas que faz. Com isso, avalia o resultado de cada mercadoria e as medidas para encontrar os melhores investimentos.
No entanto, deve-se recorrer a ferramentas que auxiliem esse trabalho, para que as equipes comerciais identifiquem as oportunidades de ativação e, assim, gerem uma gestão estrategista e de rentabilidade.
Veja as principais dicas de como ter mais rentabilidade nas vendas para o canal varejo
Para ampliar as vendas no varejo, a empresa precisa conhecer profundamente o seu cliente, com a finalidade de criar ações que chamem o seu interesse. Desse modo, existem meios para melhorar a comercialização e ter mais vantagens no ROI.
Isso é o que você verá abaixo. Confira.
Vender com cultura de sell-out
É relevante investir na cultura de uma gestão sell-out — essa se refere à venda de um determinado produto feito pelos distribuidores de uma indústria pontualmente ao consumidor final — para atender à demanda de consumo.
Seu foco é o giro de mercadorias nas lojas, mas de forma que atenda às necessidades do shopper. Dessa maneira, as equipes de varejo são motivadas, por meio de incentivos e premiações, para atuarem diretamente com os clientes fazendo merchandising, promoções e ativação nos PDVs.
Trabalhar para ter uma execução perfeita
Fazer uma execução perfeita significa aumentar as taxas de atração e de conversão nos PDVs. O conceito de perfect store (loja perfeita) é promover uma boa experiência ao shopper com a disposição de produtos, precificação e demais ações que incentivem a compra. Além de provocarem o engajamento e a fidelização, promovendo a conversão e o maior ticket médio. Todavia, ela deve estar baseada nos pilares de presença, preço, ponto extra e share de gôndola.
Fazer ações de investimentos pautados em ROI
Como dissemos, no trade marketing, o ROI é fundamental para que o gestor tenha o máximo de rentabilidade em todas as ações e assim siga analisando as que dão certo ou não e que deverão receber investimentos. Ao realizar ações focadas nos pontos de vendas, como degustações, abordagens, troca de brindes, compra de espaços extras, promoções de preços e outros, o gestor precisa sempre calcular o ROI, seja de curto ou médio prazo, e trabalhar com as ações que tragam sempre a melhor rentabilidade em seus canais de vendas.
Pensando então nas vendas no varejo, a tecnologia é um grande aliado para acompanhar as equipes e ações dentro dos PDVs. Logo, investir em uma dessas plataformas ajuda no reconhecimento dos pontos falhos da empresa, para desenvolver uma estratégia melhor de vendas.
Desse modo, indicamos a solução Trade Result para construir uma execução voltada ao shopper. Com ela, você terá a rotina de visitas ao PDV, informações de cada ações e relatórios direcionados a resultados.
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