Merchandising e trade marketing: qual a relação e quais as principais diferenças?
Você sabe a diferença entre merchandising e trade marketing? Embora muita gente ainda trate esses dois termos como sinônimos, estamos falando de estratégias diferentes, porém, interconectadas. Essa confusão não acontece por acaso, afinal, tanto o trade marketing quanto o merchandising visa a potencialização da capacidade de vendas de um produto em um PDV.
O trade marketing dá a estrutura necessária para que o merchandising seja implementado, ou seja, é a parte visível de uma estratégia mais profunda. Neste post vamos entender quais são as diferenças entre esses dois conceitos e a importância da tecnologia para que elas sejam implementadas de maneira correta. Confira!
Qual é a diferença entre merchandising e trade marketing?
Para entendermos as diferenças entre essas duas estratégias, neste tópico, vamos apresentar as características de cada um. Assim, poderemos entender, não apenas as diferenças, mas a relação que há entre os dois. Acompanhe!
O que é trade marketing?
Podemos definir o Trade Marketing como uma série de práticas estruturadas entre uma empresa produtora e uma distribuidora para aumentar as possibilidades de venda de um produto no PDV.
O posicionamento dos produtos nas gôndolas e prateleiras nos PDV é fruto de uma negociação em que o produtor demonstra que seu produto tem o potencial de aumentar o giro de estoque estando no local correto. Esse local é escolhido com o foco em dar mais visibilidade a esse produto, de acordo com os hábitos de compra de seu público-alvo. Até a relação com os demais produtos do mesmo segmento deve ser criteriosamente escolhida.
Para isso, é necessário identificar o perfil do cliente para definir as estratégias de marketing e vendas que potencializarão as chances de compras. Com esses dados em mãos é possível definir os meios que serão utilizados, materiais promocionais entre outros detalhes importantes para a otimização da venda.
O trade marketing deve sempre partir de uma relação de parceria com os PDVs, pois o aumento do número de vendas beneficia ambos os lados. A estratégia deve ser pensada para o PDV, em aumentar as vendas do distribuidor de acordo com as características do estabelecimento, público-alvo, região, etc. Sendo assim, podemos definir os principais objetivos do trade marketing como:
- presença nos PDVs em que o público-alvo frequenta;
- busca pela inovação dentro do segmento;
- exposição estratégica dos produtos no PDV;
- divisão de espaço com concorrentes;
- demais ações dentro dos canais de distribuição que possam dar destaque a marca.
Sem uma correta disposição dos produtos no PDV, todas as demais estratégias se tornam insuficientes, ou seja, o trabalho da equipe de promotores, vendedores e merchandising fica comprometido.
O que é merchandising?
Já entendemos que o trade marketing trabalha na relação B2B entre produtor e distribuidor na busca por colocar o produto em sintonia com o hábito de compra dos clientes, dando destaque a marca.
Mas e o merchandising? Bem, ele entra com a exposição e distribuição que farão o produto mais atrativo, após ele ser colocado no lugar estratégico.
Sendo assim, podemos definir o merchandising como uma ferramenta do trade marketing — para sermos mais específicos, podemos dizer que é a parte visível do trade marketing — que busca atender diretamente o consumidor final (o shopper) e entender como ele se relaciona com o produto.
O merchandising está ligado diretamente com a experiência que o cliente terá ao chegar ao PDV, trabalhando a forma como ele será atraído pelo produto, seja por um estilo visual, auditivo, olfativo, etc.
Por exemplo, o merchandising em uma loja de roupas é quase que todo visual, mas é possível inserir elementos que atraiam outros sentidos, como um bom perfume que liga a marca a um cheiro agradável. Em relação aos alimentos, o visual chama a atenção, mas o olfato pode levar à vontade de comer o produto.
Qual é a relação entre os dois conceitos?
Como vimos, merchandising e trade marketing são conceitos interligados, sendo que o primeiro é resultado do segundo. O merchandising deve ser utilizado nas ações do trade marketing, lançando mão das ações, técnicas e utilização de materiais promocionais que tem como foco direcionar a decisão de compra dos clientes.
Após a definição dos locais onde serão expostos os produtos, de acordo com uma análise criteriosa dos dados, a busca das melhores ações em gôndolas, freezer, displays, cartazes, cadeiras, mesas etc. Esses materiais precisam ser elaborados para atrair a atenção do cliente com foco no aumento do giro de estoque.
Como a tecnologia pode ajudar na gestão dessas duas estratégias?
Como vimos, trade marketing e merchandising são estratégias que trabalham juntas para potencializar a capacidade de vendas de um determinado produto dentro do PDV. Para que isso seja possível, é de suma importância contar com uma boa solução tecnológica. Em plena transformação digital, não utilizar os dados como base para a tomada de decisão é perder uma oportunidade única de tornar as suas estratégias cada vez mais refinadas.
A utilização de uma aplicação desenvolvida com foco na criação de estratégias de merchandising e trade marketing fará toda a diferença para a otimização de seus resultados, pois a ferramenta oferecerá uma visão detalhada da sua marca dentro do PDV
O Trade Result entrega exatamente o que sua empresa precisa para otimizar as suas estratégias de trade marketing, pois é desenvolvida com foco em resultados e análise de dados sólidos que entregarão um panorama completo para otimizar as suas vendas.
Além das ações focadas no PDV, o Trade Result ajuda a sua empresa a otimizar a produtividade de sua equipe, com controle de visitas, do absenteísmo, de despesas, de pesquisas, otimização da comunicação em campo, entre outros benefícios.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido quais são as diferenças entre merchandising e trade marketing e como essas estratégias são conectadas. Para extrair o máximo do potencial de vendas de seu produto, é de suma importância utilizar a tecnologia ao seu favor, facilitando a coleta e estruturação dos dados que darão base para a criação de estratégias certeiras.
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