O que é sell out e como utilizar essa estratégia no PDV?
O consumidor do século XXI entendeu que o seu poder de compra é o que dita as tendências no mundo dos negócios. Logo, as empresas estão se tornando mais competitivas para atenderem aos desejos dele. Uma das maneiras de fazer isso é utilizando a cultura de vendas para sell out.
Porém, para fazer isso, é preciso se adaptar, pois o varejo tem gerado uma infinidade de produtos para atender à demanda de sua clientela. Desse modo, quem vive de vendas tem aprimorado essas estratégias, que são essenciais para girar o estoque, estar presente nos PDVs e auxiliar na saída dos produtos nas gôndolas.
Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é sell out e quais são as suas principais estratégias para o PDV. Boa leitura!
O que é sell out?
O significado da palavra americana sell out é vender para fora — ou seja, é pensar na venda tendo o consumidor final como foco, e não somente como parte do processo do varejo ou do distribuidor.
Consequentemente, a gestão direcionada em sell out começa pela busca de integração de informações e estoque alimentados com base nas vendas realizadas. Dessa forma, o varejista mantém a quantidade adequada de mercadorias para que a reposição ocorra conforme a demanda de consumo pelo cliente final. Além disso, nesse novo modelo, a ordem de compra parte do varejo de acordo com a necessidade, para não gerar excedentes.
O sell out também impacta nas formas de pagamentos entre indústria e varejo, que poderão ser feitos por itens vendidos ao cliente final — e não mais por blocos de produtos comprados —, agilizando a dinâmica do processo.
Isso favorece a competitividade, visto que gera um compromisso dos envolvidos contra as oscilações de falta e excesso de estoque dentro da cadeia de suprimentos. Esse sistema ainda pode ser potencializado pelos indicadores que são obtidos pelas soluções tecnológicas especialistas em supply chain.
Quais são as estratégias de sell out para utilizar no PDV e melhorar as vendas?
Para melhorar os resultados do seu negócio, é preciso usar o sell out nas estratégias de vendas. Saiba mais, a seguir.
Foque na experiência do shopper
Antes de tudo, é preciso conhecer e entender o comportamento do consumidor para que, depois, você possa surpreender o shopper com informações e produtos diferenciados, com uma comunicação direcionada e com uma boa exposição.
Dessa forma, é possível dar início a um relacionamento de fidelidade dele com a marca ou a loja, pois será ele quem ditará a recorrência de compra.
Trabalhe o conceito de loja perfeita
O conceito de loja perfeita faz com que toda a execução no PDV seja para tornar a experiência de compra do seu produto a melhor possível, assim serão observado fatores como: presença de mix ideal, espaço adequado de exposição dos produtos nos pontos naturais, presença de materiais de merchandising , exposição de produtos em pontos extras, promoção de itens, preços praticados dentro da politica ideal para o canal, entre outros fatores. Estes fatores geram maior volume de vendas, engajamento e fidelização.
Desenvolva ações programadas dentro do PDV
Geralmente, as lojas fazem promoções de seus produtos para limparem os estoques e reduzirem os prejuízos. Porém, ao usar a cultura de sell out, a perspectiva de vendas é alterada e os volumes deixam de ser empurrados para os estoques e passam a ser puxados pelas vendas finais realizadas.
Para impulsionar os produtos e gerar um alinhamento de estrategia que atenda a necessidade dos canais de vendas, onde é necessário aumentar trafego, gerar penetração de novas categorias e aumento de ticket médio, faça ações programadas que incluam ações de merchandising, lançamentos de produtos, ações promocionais, e ações que evidenciem produtos de maior margem e períodos sazonais.
Utilize a tecnologia para gerenciar as ações
Para realizar uma boa gestão de trade marketing, é imprescindível o uso de um software específico que centralize as informações, capture e transmita os dados em tempo real, monitore as ações em campo, otimize as rotas, facilite a comunicação entre a equipe e ofereça resultados consistentes.
Como vimos, adotar estratégias de vendas, como foco em sell out, irá melhorar os resultados da empresa, e é uma importante cultura a ser trabalhada com toda a equipe, incluindo comercial, trade e afins. Assim, as receitas passam a ser mais previsíveis! Conte com um softwares de trade marketing para aproveitar essas ações ao máximo.
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