Comunicação do gestor com a equipe: confira a sua importância!

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Em todas as esferas, uma comunicação clara, direta e objetiva é imprescindível não apenas para passar uma mensagem mas para estabelecer uma boa relação com o ouvinte.

Especialmente em ambientes corporativos em que a hierarquia existe, a manutenção de um clima organizacional saudável e amistoso em que todos mantenham uma boa relação profissional é essencial.

O gestor além de liderar e mensurar sucesso e resultados, acaba sendo responsável também pela motivação de colaboradores e a forma da comunicação com a equipe influencia diretamente na obtenção de bons resultados, garantindo mais produtividade para a empresa. Confira!

Como fazer a comunicação com a equipe?

Lidar com pessoas não é simples. Dentro do ambiente profissional, as dificuldades aumentam por conta da relação subordinada entre funcionários e gestores. 

Para manter um bom vínculo com a equipe é necessário que líderes se esforcem para conseguir se comunicar bem com os servidores. Confira alguns pontos cruciais para manter um diálogo aberto.

Saber escutar

Muitas pessoas em posição superior acreditam que comunicação dentro de uma empresa é dar ordens a serem obedecidas sem nenhum questionamento, afinal, o funcionário está ali para prestar um serviço e “é assim que as coisas são”. Manter uma mentalidade rígida só prejudica a comunicação e a relação entre gestores e colaboradores.

Mais do que falar, é preciso saber escutar. Vale lembrar que escutar não deve ser confundido com ouvir. Ouvimos barulhos e sons, mas quando escutamos, fazemos esforço para entender a mensagem que está sendo passada do outro lado.

Como líder, é preciso estar aberto para ouvir questionamentos, dúvidas, possíveis inseguranças, incluindo o aspecto emocional dos funcionários. O poder da escuta pode criar um ambiente acolhedor, de pertencimento que aumenta a motivação, a autoestima e a tomada de decisões, trazendo aspectos positivos para a empresa.

Garantir um discurso inspirador 

Líderes devem sempre se lembrar de que não estão lidando com robôs, e sim seres humanos. Apesar de óbvio, muitas empresas se mantêm na cultura corporativa rígida que esquecem desse grande detalhe. 

A melhor forma de inspirar colaboradores e associados é fazendo discursos inspiradores e a melhor forma de fazer estes discursos é gerando conexão com o ouvinte. Para isso, é preciso entender qual é a cultura da empresa, e o que motiva as pessoas que trabalham nela.

Quando achamos o ponto em comum entre os dois âmbitos, estabelecemos uma ligação de valores que cria um senso de grupo e unidade.

Ser autêntico

Ser autêntico vai além de apenas expressar o que vier à cabeça. Identificar fatores ocultos em nossas emoções e reações fazem parte da autenticidade com nós mesmos. 

Vamos usar a raiva como exemplo: qual necessidade não atendida que desencadeou o sentimento de raiva? O ato de não ser escutado, notado e valorizado tem muito a ver com a raiz dos problemas de comunicação com a equipe.

Por muitas vezes, é difícil expressarmos de forma autêntica tudo o que está relacionado aos nossos atos e como recebemos certas mensagens, mas é um exercício a ser feito em pequenos passos, para gerar conforto e autoconfiança na prática de uma comunicação autêntica.

Apesar de parecer um aspecto muito sutil no ambiente corporativo, a melhora da comunicação com a equipe traz muitos benefícios para a empresa. 

Um clima organizacional mais positivo e acolhedor ajuda na relação interpessoal da equipe e na melhora da tomada de decisões. Redução da taxa de rotatividade e fortalecimento da cultura da empresa são benefícios que influenciam diretamente na produtividade de um negócio.

Como mencionado no início do texto, uma boa comunicação com a equipe precisa ser clara, direta e objetiva, mas não podemos esquecer dos componentes que deixam ela mais humanizada. Saber escutar, inspirar e ser autêntico são pontos-chave para o aperfeiçoamento da relação entre colaboradores e líderes. 

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