Conheça as estratégias Omnichannel e veja como elas ajudam no Trade Marketing!
As novas tecnologias têm propiciado às empresas a criação de estratégias de aproximação com os shoppers e melhoria de resultados, cada vez mais assertivas.
Nesse contexto, o Omnichannel surge como alternativa para o aprimoramento da comunicação entre empresa e público, trabalhando na convergência dos canais utilizados para contato — sejam eles online ou offline.
Este artigo abordará sobre esse assunto, mostrando a você as estratégias Omnichannel e como elas podem ajudar no Trade Marketing. Confira!
O que é Omnichannel?
Omnichannel, como já foi mencionado, é uma tendência muito influente no varejo e em outros segmentos de mercado, que podemos traduzir literalmente como “todos os canais”.
Nesse contexto, o seu conceito está ligado à convergência de inúmeros meios de contato e divulgação de uma determinada organização com o seu público.
A proposta é que os canais online e offline estejam integrados, de modo a não haver essa distinção para os clientes. Ou seja, essa estratégia é responsável por integrar lojas físicas, virtuais e seus consumidores, ampliando as possibilidades de interação.
Para que fique um pouco mais claro, utilizaremos o seguinte exemplo: quando uma empresa combina o layout dos aplicativos da empresa e do site com a identidade visual das lojas físicas, oferecerá ao cliente uma ruptura de barreira entre todos os canais disponíveis, sobretudo entre o mundo digital e físico.
O que é Trade Marketing?
O Trade Marketing, por sua vez, está inserido entre as estratégias de marketing de um negócio e diz respeito ao contato promovido pelo fabricante entre o consumidor e a marca, por meio dos canais de distribuição. O profissional dessa área é responsável por executar uma abordagem consultiva com os principais clientes.
Para que essa abordagem seja eficiente, é preciso estruturar um plano de negócios cujas metas anuais estejam presentes. Isso é diferente do que ocorre com as negociações clássicas, baseadas na barganha — quanto maior o volume da mercadoria, mais expressivo o desconto.
Nessa conjuntura, a tecnologia entra como facilitadora do processo, oferecendo inúmeras ferramentas de gestão de operações nos pontos de venda, controle de estoques e treinamento.
Como o Omnichannel se liga ao Trade Marketing?
Acabamos de ver o quanto a tecnologia pode ser significativa ao Trade Marketing, e as ações dessa área devem ser baseadas nos recursos tecnológicos a nossa disposição — entre eles, o Omnichannel. Desse modo, podemos enriquecer o banco de dados com informações dos shoppers e garantir uma melhor interação.
Em seguida, será preciso desenvolver uma estratégia de Trade Marketing conjugada à tecnologia que possibilite a execução das campanhas baseadas em pesquisas. Além disso, é necessário verificar o desenvolvimento de cada ação, com vistas a potencializar os esforços e testar o planejamento.
Veja, abaixo, algumas formas de interligar o Omnichannel e o Trade Marketing:
- chatbots;
- soluções em realidade aumentada;
- redes sociais;
- e-commerce.
Essas opções citadas são apenas algumas das inúmeras ramificações dos canais de comunicação que podem ser exploradas no varejo, capazes, inclusive, de promover a marca e expandir o seu poder de alcance.
Como trazer mais assertividade às campanhas com Omnichannel?
Agora que sabemos o conceito de Omnichannel e como ele se relaciona ao Trade Marketing, mostraremos como criar campanhas mais assertivas utilizando essa estratégia, aproveitando ao máximo as suas potencialidades. Confira, a seguir!
Selecione os canais que mais combinam com a sua estratégia de negócio
Hoje, podemos contar com vários canais de comunicação com o público, sejam eles online ou offline. Desse modo, para escolher o canal ideal, é preciso verificar qual atende às especificidades das suas estratégias de venda.
Para tanto, é preciso ter conhecimento de público-alvo, verificando quais canais são mais utilizados por eles e, a partir daí, estabelecer os métodos de convencimento.
Integre os canais
A integração decisiva de canais diferentes é fundamental para uma estratégia Omnichannel eficaz. Isso permite que os consumidores naveguem na mídia de maneira orgânica, impactando na experiência do usuário.
Nesse sentido, os clientes nem perceberão que estão em outro canal porque o serviço será contextualizado e personalizado em todos os lugares.
Portanto, invista tempo e recursos nessa integração para proporcionar uma ótima experiência aos consumidores. O planejamento e a implementação adequados dessa ação são fundamentais para a eficácia da sua estratégia.
Monitore os canais individualmente
Como vimos anteriormente, integrar os canais de atendimento e fazê-los funcionar juntos é a base de uma estratégia Omnichannel.
Por essa razão, torna-se importante acompanhar o desempenho de cada canal individualmente e promover as alterações necessárias para a sua melhoria.
Mantenha as informações alinhadas
Os canais online e offline devem dispor de informações perfeitamente alinhadas, de modo que os shoppers não encontrem lacunas no processo de atendimento.
Além disso, esse alinhamento também deve ser observado em todas as áreas da empresa que lidam direta ou indiretamente com os clientes, como marketing, vendas e suporte técnico.
Oferecer treinamentos periódicos pode fazer muita diferença nesse processo.
Ofereça a possibilidade de realizar a compra online e retirá-la na loja
A disponibilidade de opções de compra online e retirada na loja continua sendo uma estratégia Omnichannel, pois os consumidores têm dois canais distintos: um site ou aplicativo e uma loja física.
Essa estratégia é simples, mas é um exemplo válido de como a diversificação de canais pode proporcionar uma melhor experiência ao seu consumidor no momento de compra.
Geralmente, a retirada na loja oferece frete grátis e entrega mais rápida de produtos, às vezes no mesmo dia. Como resultado, os clientes compram produtos de forma simples e flexível, resultando em uma experiência satisfatória.
Valorize o pós-vendas
O atendimento pós-venda é fundamental para que os clientes mantenham uma boa experiência de atendimento e levem consigo uma imagem positiva da sua marca, o que pode melhorar a taxa de retenção.
Nesse contexto, o Omnichannel pode melhorar significativamente a eficiência e a qualidade do pós-venda, pois a disponibilidade de vários canais ajuda a monitorar e apoiar os consumidores, aproximando-os da marca e oferecendo o suporte necessário.
Como resultado, torna-se mais fácil fornecer aos clientes um serviço personalizado, projetado para atender às preocupações ou dúvidas que possam ter sobre o produto.
As estratégias Omnichannel são cruciais, sobretudo no momento de grande efusão tecnológica que estamos vivenciando. Para o Trade Marketing, elas surgem como uma excelente alternativa de integração de canais de comunicação e melhoria na relação com o shopper.
Para que os resultados saiam como esperado, é preciso contar com parceiros que ajudam as empresas a alcançarem os resultados esperados dentro do ponto de vendas, observando os pilares operacionais, táticos, estratégicos e de inteligência.
Agora que você já conhece as estratégias Omnichannel, não perca tempo e entre em contato conosco!
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